?> Como Montar Uma Adega Em Casa | Imóveis Cultura Mix

Como Montar Uma Adega Em Casa

Montar uma adega em casa pode bem mais simples do que você imagina. Para começar não é requisito básico ter um ambiente exclusivamente para isso, como uma edícula ou porão. Dá para criar a sua adega num pequeno espaço da casa que tenha um metro quadrado.

Na verdade, o tamanho dedicado para se fazer a adega em casa deverá ser pensado de acordo com a quantidade de garrafas de vinho que se pretende armazenar. Sem falar, que o local poderá ser perfeitamente integrado a outros ambientes.

Podemos dizer que as adegas podem ser divididas em dois grupos: a adega sem refrigeração e a adega climatizada. Vale ressaltar, que a temperatura da adega é fator essencial para que os vinhos armazenados não percam as suas propriedades. Um vinho armazenado fora da temperatura ideal para ele, pode acabar estragando e sofrendo com alteração no sabor. Quando uma adega é feita em um porão, por exemplo, como se trata de um ambiente que é naturalmente mais frio, normalmente, se exige um tipo de sistema de refrigeração. Tal, usado para esse tipo de objetivo.

Como Montar Uma Adega Em Casa

Como Montar Uma Adega Em Casa

Porém, tudo muda se você só tem um canto da sala e gostaria de usá-lo para criar uma adega. Ela pode sim ser feita na sua sala de estar, porém, neste caso, a temperatura sofrerá mais oscilações e por isso, o sistema de climatização é recomendado. O que pode ser feito neste caso é construir um armário com sistema de refrigeração, sob medida, ou apostar em uma adega refrigerada, que pode ser facilmente comprada. Essa segunda é uma espécie de geladeira, mas que atende bebidas que precisam de outro tipo de refrigeração.

Se você escolhe a opção de mandar fazer uma adega sob medida ou a segunda opção, que ela seja comprada pronta, não importa, em ambos os casos, a temperatura ideal deve ficar entre 15 e 18 graus para os vinhos tintos. No caso dos vinhos brancos, eles devem ser conservados com as temperaturas que variam entre 10 a 12 graus e para espumantes, oito graus.

Onde Fazer a Adega Em Casa

Está aumentando o número de pessoas que gosta de ter uma adega em casa e como grande parte delas não tem espaço, o jeito está sendo integrá-la na sala de estar. Além disso, existe a opção de colocá-la também perto da churrasqueira na varanda ou na sala de jantar.

Onde Fazer a Adega Em Casa

Onde Fazer a Adega Em Casa

Depois de escolhido o lugar para montar uma adega em casa se costuma usar armários com porta de vidro. Segundo os arquitetos, a melhor opção é a porta de abrir e fechar, uma vez que a porta de correr não veda como deveria e isso pode comprometer a temperatura necessário no interior.

A adega não pode ficar em lugares com muito sol ou fonte de calor para não comprometer a refrigeração da mesma. Quando a ideia é colocá-la perto da lareira ou da churrasqueira, deve se respeitar a distância de 50 centímetros, melhor ainda, um metro, de um ou de outro, evitando que o calor fique próximo.

Uma outra dica é usar uma despensa para fazer a adega.

A Adega Pode Ser Feita Com Os Seguintes Espaços e Dicas De Como Montá-la:

  • Espaços individuais para cada garrafa de vinho.
  • Um pequeno espaço de estar com uma pequena parte de balcão para trabalho.
  • Esse mesmo balcão pode ser usado para degustar os vinhos ou prepará-los.
  • No caso das garrafas elas podem ser separadas em favos criando núcleos de 6 ou 12 garrafas para cada um deles. O ideal é que esses favos sejam feitos em madeira.
  • Os favos feitos de madeira atualmente, estão sendo substituídos pelos feitos em aço inox. Eles podem ser fabricados como se fossem prateleiras, isto é, com as barras na horizontal.
  • Uma outra maneira de colocar as garrafas dentro da sua adega é fazendo isso através de tubos individuais de aço inox. Esse tipo de objeto faz com que cada garrafa fique na posição de 13 graus e isso favorece o contato do líquido com a rolha e garante melhor conservação.
  • Outra sugestão é da adega da B’Block, empresa da Bélgica que produz os favor em um ângulo correto e os vinhos ficam em evidência e com os rótulos bem à mostra. Além disso, o modo como esse produto foi pensado favorece a circulação do ar. Outra vantagem desse favos é poder mexer somente na garrafa que você pretende pegar sem ter que tirar as outras para ver qual é, o que acontece no favo de madeira.
  • Falando de refrigeração, leve em consideração a quantidade de garrafas de vinho você quer armazenar, antes de escolher. Algumas pessoas preferem o sistema eletrônico de localização. É bem moderno porque você pode cadastrar cada rótulo em um sistema e depois na hora de pegar esse vinho, uma luz LED mostrará exatamente onde está essa garrafa. É lógico que é um sistema que deve ser usado somente se você tem uma grande quantidade de garrafas armazenadas.

Quanto Pode Custar Ter Uma Adega Em Casa

Vamos começar falando de uma adega sob medida, que pode ser colocada no cantinho da sua sala de jantar ou de estar, neste caso, o valor fica entre 15 mil e 30 mil. É um valor que se refere ao modelo armário e claro, que a variação pode ser muito grande entre o maior e menor preço por vários fatores.

Se além da adega você sonha com um espaço lounge, com bancada e outros móveis de acessório, como armários, o valor supera os 30 mil reais. Porém, só considere essa hipótese caso você tenha disponível, como mínimo, dois metros quadrados. Neste caso, o preço ficará em torno de 40 mil reais. Lembre-se que tudo influenciará no preço final, incluindo o tipo de suporte que você pretende usar para armazenar as garrafas de vinho. Claro que o mesmo serve para a quantidade de garrafas, quanto mais, maior será o gasto. Podemo calcular que uma adega para 130 rótulos pode ficar em torno de 18 mil somente o suporte para colocar as garrafas.

Para quem tem pouco dinheiro para gastar e quer montar uma adega em casa, o mais indicado é comprar um modelo pronto, para 6 garrafas, por exemplo, custa em média, 320 reais. De 40 a 50 rótulos, o preço médio fica entre 3 mil reais e 9 mil reais. Ficando entre 150 a 200 garrafas, o valor fica entre 9 mil e 15 mil reais.

Considere nos seus gastos também a manutenção, que pode ser entre 200 a 300 reais cada vez que o sistema de refrigeração precisar ser limpo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *