?> Como Lavar Roupas de Algodão | Imóveis Cultura Mix

Como Lavar Roupas de Algodão

As roupas de algodão estão presentes no armário de qualquer moradia, das mais simples às mais sofisticadas. Camisas, meias para praticar esportes ou, nas regiões de baixa temperatura, para dormir, calças jeans e diversas outras peças de vestuário são constituídas em determinada porcentagem por algodão. Essa variedade de tecido possui um toque macio e, também, é bastante resistente, fato que nos possibilita fazer uso de técnicas de lavagem mais bruscas sem danificar as propriedades das fibras do tecido. A melhor forma de higienizar roupas de algodão é por meio de um processo simples, o qual você confere logo abaixo:

• Para remover manchas, certifique se antes de que a roupa de algodão está realmente manchada e não apenas suja. Caso realmente exista a mancha, indica se que você tenha em mãos um produto removedor especifico para o tipo de peca de roupa que está manchada, como por exemplo peças delicadas como pijamas e roupas íntimas. Você tem a opção de remover a mancha de maneira localizada, ou seja, somente sobre a área manchada, sem aplicar produto em mais nenhuma outra parte da roupa.
Normalmente, os produtos de remoção de machas já vêm com um aplicador próprio para despejar a química no local pretendido. Os produtos específicos para a remoção de manchas não prejudicam o tecido, desde que utilizados conforme o indicado no passo a passo da embalagem. Mesmo que você tenha experiência com lavagem de roupas, leia sempre as instruções das embalagens, principalmente de marcas novas.

• Para higienizar as peças de algodão sem manchas, o recomendado é utilizar apenas água e detergente para roupas. Para que as roupas coloridas não desbotem tão facilmente, a dica é procurar por detergentes que contenham lixívia. Mas antes disso, certifique se, pela etiqueta da peça de algodão que será lavada, se o com contato do tecido com lixívia é permitido ou não. Para as peças de algodão branco ou cru, existe a possibilidade de utilizar o cloro. Outra dica, essa para conservar o toque macio das roupas de algodão, é aplicar amaciante na hora de lavar. Caso você queira fazer limpezas mais profundas nas peças, seja de modo constante ou esporádico, é indicado utilizar detergente concentrado.

• Lavar as roupas utilizando uma máquina de lavar roupas é a maneira mais fácil e eficaz de limpar tecidos que contenham algodão. Para lavar as roupas de cores claras, incluindo o branco, a dica é colocar a máquina de lavar no modo de água quente, pois assim os produtos colocados agem mais profundamente por entre as fibras do tecido. Já no caso das peças de cores mais escuras, a dica é fazer o oposto, ou seja, lavar no modo de água fria, pois a água quente estimula a liberação do pigmento que dá a cor aos tecidos. Portanto, evite sempre lavar com água fria as roupas coloridas. No caso das peças delicadas, como as roupas íntimas por exemplo, selecione o modo “roupas delicadas” na máquina. Ou então, a lavagem dessas peças delicadas pode ser feita à mão. Vale lembrar que o modo de água quente gasta mais energia elétrica do que o modo água fria, portanto a dica é acumular o máximo comportado pela máquina de roupas claras para então colocá-las para lavar.

• O modo de secagem das roupas de algodão é como o de qualquer peça de roupa: penduradas em local ventilado. O que vai variar é a questão da exposição ao sol, e para saber qual é o tempo de exposição permitido, verifique a etiqueta da peça. Uma dica importante para não deformar o tecido, enquanto as roupas secam, é dobrar uma margem de três centímetros da roupa, em cada lado, pelo fio do varal. Pois isso evita que as peças fiquem pontudas e esticadas demais quando terminam de secar. Caso a máquina de lavar roupas que você possui também seque as mesmas, procure secá-las com a menor temperatura possível, assim você evita que as roupas desbotem a cor e que encolham.

• Como você deve ter percebido nas dicas anteriores, a forma mais fácil de lavar as roupas de algodão é separando-as por cores, como por exemplo, faça uma primeira lavagem apenas com as roupas brancas ou de cores claras e, de preferência, que tenham tecidos similares. Se puder separe as roupas de cores quentes, como o vermelho, o rosa e o amarelo, em outra lavagem e as roupas de cores frias, como o verde, o azul e o roxo numa terceira lavagem. Por fim, separa as roupas pretas e cinzas em uma última lavagem, essa sendo obrigatoriamente em água fria para não desbotar a cor dos tecidos, como dito anteriormente. Vale lembrar, que o amaciante conserva melhor a fibra das roupas de algodão.

• Quando for colocar as roupas de molho, dilua sempre o sabão em pó antes de por as roupas no balde. Pois o contato direto do tecido com o sabão em pó pode manchar as roupas.

• Um problema comum nas roupas de algodão, em especial nas roupas escuras, são os pêlos e as bolinhas que se formam ou aparecem com o tempo. Esse pêlos e bolinhas se formam superfície do tecido composto por algodão devido ao rompimento das fibras, fato que além de desgastar o tecido, também estimula a desbotar a cor. Para prevenir esse desgaste no tecido basta lavar as peças com detergente específico para a lavagem de tecidos de algodão, desse modo as fibras não se rompem numa simples lavagem. Se a roupa já estiver com pêlos e bolinhas, a dica é passar uma escova para removê-los e, jamais, uma lâmina de barbear ou material similar, pois esses danificam ainda mais as fibras do tecido.

• Para finalizar as dicas, lembre se sempre de ler a etiqueta de cada peça de roupa, em especial as roupas novas, antes de lavá-las e secá-las. Na dúvida lave em água fria e seque à sombra. Também, utilize somente a quantidade recomendada de sabão em pó, pois esse produto, quando utilizado acima do indicado, estimula o envelhecimento das roupas de qualquer tecido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *