?> O Que Faz o Arquiteto? | Imóveis Cultura Mix

O Que Faz o Arquiteto?

Para construções de pequeno, médio e grande porte, você pode pensar que o principal profissional envolvido é o engenheiro. Para erguer paredes sim, é esta a mão de obra necessária. Mas como você irá usar o espaço depois de paredes e tetos erguidos depende do bom trabalho de um arquiteto.

O que é um Arquiteto?

O arquiteto é o profissional responsável pelo visual e disposição de um ambiente. Ele na verdade não faz a construção em si, por isso ele não costuma estar envolvido do começo ao fim de uma obra, apenas no seu andamento. Contudo, ele indica como o projeto irá ser em se visual, quanto de espaço cada cômodo deve ter e como será a sua fachada. Cada pequeno detalhe de uma grande construção pelo lado de fora será trabalho de um arquiteto.

Arquiteto

Arquiteto

Muitas pessoas confundem o arquiteto com um decorador porque ele trata do visual dos espaços, de certa forma. Mas ele não pensa apenas nos móveis a serem colocados ou na cor a ser usada, mas também em como irá desenhar os itens, como eles podem ser usados em um local e todos os demais itens. Parece ser complexo, não é mesmo? E é.

Engenheiros e Arquitetos Caminham Juntos em uma Obra

O arquiteto é o grande responsável pela teoria de um projeto, mas a execução é toda do engenheiro. Este é o grande diferencial, pois ambos devem trabalhar juntos em uma obra. O arquiteto projeta em papel a fachada (paisagismo) e como os itens devem ser dispostos. Contudo, ele precisa que seu projeto seja executável, e por isso alguns profissionais são envolvidos. O engenheiro é o principal deles.

O arquiteto pode sim vir com ideias mirabolantes de prédios que giram, colunas diversas, mas elas precisam ser executáveis. Por isso os engenheiros e arquitetos trabalham juntos, como uma forma de se unir para tornar a obra pronta para moradia ou uso. Não adianta um lindo edifício de cinquenta e cinco andares se ele não vai poder ficar de pé com as metragens sugeridas pelo arquiteto.

Os Conhecimentos de um bom Arquiteto

Apesar de não ser um engenheiro, um projeto arquitetônico precisa ser completo, por isso este profissional tem um conhecimento amplo na sua formação de diversas áreas. Ele entende um pouco de química, física, engenharia, matemática e tem conhecimento do uso de diversos de materiais de construção para a sua obra se tornar executável.

Quando uma empreiteira convida um arquiteto para atuar, sabe que ele tem conhecimento para elaborar algo que possa ser construído. Há alguns profissionais que criam projetos apenas pensando em um dia os usar, guardando em uma gaveta. Mas a maior parte de tais profissionais trata de algo mais palpável, mais real, mais prático: tornar um desejo de um cliente possível.

O Arquiteto na Decoração de Ambientes

Muitas pessoas confundem um arquiteto com um decorador, o que não é verdade. São profissões completamente diferentes, mas um bom arquiteto tem conhecimentos bem mais avançados da disposição de móveis e a melhor forma de organizar um ambiente.

Arquiteto e Decoração

Arquiteto e Decoração

A confusão acontece porque o arquiteto atua na disposição dos ambientes para melhor aproveitamento do espaço. Isso envolve um pouco de conhecimento de cores, melhores móveis para usar e disposição de móveis. Com isso, as pessoas costumam convidar para decorar seus ambientes um arquiteto e não um decorador ou design de interiores, nome que se chama para esta profissão em específico.

As Vantagens de Contratar um Arquiteto

Na construção de uma casa ou reforma, atuar com um arquiteto sempre é uma vantagem. Ele entende bastante de melhor forma de adequar o ambiente ao uso, por isso irá dar medidas ideais para os espaços. Também coordena a obra e observa seu andamento, buscando novas medidas e ajustes casos barreiras aconteçam.

Quando se faz uma obra sozinho, você pode determinar o tamanho do seu quarto, mas pode não ser bacana. Infelizmente uma pessoa irá observar isso depois da construção, o arquiteto não. Ele irá conseguir fazer ajustes em cada espaço visando conforto, o uso e melhor disposição dos móveis. Os riscos são mínimos que seus móveis não se adequem a uma sala quando um arquiteto está envolvido.

Ele também separa e divide ambientes como ninguém. Você pode ter um conhecimento bacana sobre isso, mas não técnico para avaliar luminosidade, saída de ar e paisagismo a serem aplicados na residência depois de prontos. Esses pequenos detalhes fazem toda a diferença para tornar um ambiente confortável e seguro.

Com que Curso eu me Torno Arquiteto?

O curso que forma o arquiteto chama-se arquitetura, disponível em universidades e faculdades de todo o Brasil. O profissional precisa passar quatro anos estudando, somando oito semestres em uma instituição de ensino superior para só depois começar a atuar, devidamente certificado em sua área para assinar projetos, ou não poderá exercer a profissão. Não existe curso técnico nessa área (curta duração).

Como profissional, o estudante pode ainda seguir para a área acadêmica como mestrado e dourado e prestar consultorias importantes. Um dos desmembramentos desta profissão é atuar na restauração de projetos arquitetônicos, como catedrais e castelos medievais. É preciso bastante conhecimento e ao menos um diploma de mestrado, mas o salário é bem maior do que atuar em obras mais comerciais.

Qual o Salário de um Arquiteto?

Depende de diversos fatores, como sua área de atuação e como ele costuma cobrar por cad serviço ou como empresa. Um arquiteto pode chegar a ganhar mais de R$ 1 milhão por projeto, ou apenas R$ 3 mil, a média brasileira dos profissionais da área de médio portea. Tais profissionais em nosso mercado costumam ser muito bem valorizados por sua qualidade de obra, podendo ser um dos grandes nomes da arquitetura moderna se fizer algo bacana e inovador para os padrões atuais.

O arquiteto pode atuar tanto em áreas independentes como consultoria, como para grandes construtoras, sendo convocada e pago por projeto. A este tipo de atuação se chama freelancer, bem conhecida e uma das formas de ganhos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *