?> Dicas Para Uma Iluminação Natural em Casa | Imóveis Cultura Mix

Dicas Para Uma Iluminação Natural em Casa

Aproveitar a luz natural nos ambientes da casa, além de ser uma ótima maneira de economizar com a conta da energia elétrica é um jeito bem legal de incrementar, em muitos casos, o seu projeto de decoração. As dicas para iluminação natural são muitas, das mais simples, as mais complexas, e com certeza, uma delas combina com o que você espera da sua decoração.

As aberturas na laje, por exemplo, são uma opção para deixar passar a luz natural, porém, é uma daquelas soluções que exige muito cuidado. Para começar, ela só vale a pena se for com a medida de no mínimo de largura de 80cm x 80cm  e o número das “fendas” tem que ser de 3 a 4. Menos que isso, não vale a pena fazer. Porém, lembre-se que a abertura na laje não pode ser feita sem uma boa avaliação antes, porque ela pode sim, comprometer a estrutura da construção.

Na verdade, o ideal é quando essas aberturas já foram pensadas na construção da casa, como por exemplo, que essa laje seja “nervurada” ou ainda, com detalhes vazados. A coisa pode ser tão delicada, que o profissional mais indicado para dar essa avaliação ou fazer esse projeto é um engenheiro civil. Nunca vale a pena comprometer a estrutura de uma casa, lembre-se disso.

Ideias que Podem Iluminar Naturalmente a Sua Casa

O uso do pergolado tem se tornado cada vez mais comum para quem busca iluminação natural na própria casa. O pergolado, que pode ser tanto de concreto como de madeira, é colocado com espaços entre cada um deles. Alguns são cheios e outros são vazios e nesses espaços passa a ventilação e a iluminação natural. É mais fácil tirar a ideia do papel quando a casa é no térreo.

Uma outra maneira de melhor a iluminação natural da casa é usando pisos de vidro laminado, que também podem ser substituídos por blocos de vidro, porém, com essa opção a ventilação fica esquecida.

O único modo de deixar entrar luz no ambiente usando como recurso os pisos, é optar pelos modelos de grade tipo industrial. Neste sim, para luz e passa ar, porém, nada de usar saltos dentro de casa, com certeza ele ficará agarrado em um vão do seu pavimento.

Na parte interna da casa também dá para usar soluções, como por exemplo, optar por portas de vidro, que deixam a luz de fora passar ou ter paredes móveis no estilo veneziana.

Anote Outras Opções Para ter Iluminação Natural em Casa e Veja Qual a Melhor Para o seu Projeto

1- Claraboia: se você não ouviu falar em claraboia, explicamos o que é, se trata de uma solução simples para quem está em busca de iluminar naturalmente um ambiente. Imagine uma janela no teto, então, é isso mesmo.  É feito um “rasgo” com características e quase do tamanho de uma janela e pronto. Essa técnica é mais usada no banheiro, quando não é possível colocar janelas e no corredor de entrada.

O “buraco” é fechado com vidro, que pode ser inteiro com moldura de madeira ou pode ser mesmo como uma janela, com pedaços de madeira formando quadrados. Apesar da claraboia ser mais usada nos ambientes descritos, ela também pode ser aplicada nos demais e faça um efeito bem interessante na decoração. Como por exemplo, fazer uma claraboia bem em cima da cama, para dormir vendo as estrelas. Sem falar que desta maneira se cria o foco da luz natural bem no centro do quarto.

2- Use telhas transparentes ou translúcidas: essa é uma daquelas alternativas bem econômicas, claro para quem tem casa com telhas e não laje. Neste caso, é simples trocar em alguns pontos da casa, naqueles que você quer aproveitar a luz natural, algumas telhas comuns por aquelas transparentes ou translúcidas. Elas deixam passar a iluminação sem nenhum problema e dão um efeito visual bem interessante para o seu projeto de decoração, é só usar a criatividade e saber onde posicioná-las. Não precisa colocar várias telhas transparentes, basta localizar duas ou três em cada em ambiente e o resultado já será o suficiente, em termos de iluminação e de decoração.

3- Use muitas janelas: para quem ainda está na fase de projeto, nada mais simples e melhor do que encher a casa de janelas para se ter iluminação natural. Além disso, você terá a garantia de ter uma boa ventilação todas as vezes que abrir as janelas. Você pode criar ambientes quase inteiros com janelas enormes e depois ter uma boa persiana para não deixar a luz entrar, quando não quiser. Também pode fazer pequenas janelas estreitas, em pontos estratégicos. Além de iluminar a casa, economizar energia, com certeza, você deixará o seu projeto de decoração bonito e sofisticado. As janelas e os pontos de luz natural que elas dão para os ambientes, ajudam muito na composição da decoração. Experimente!

Dicas

Dicas

4- Os vidros transparentes: uma outra solução é colocar em alguns pontos, vidros transparentes, eles podem ficar em espécie de recortes na parede ou como se estivessem no lugar da janela. A diferença é que quando você escolhe os vidros no lugar da janela deve lembrar que eles são fixo e por isso, precisa encontrar um outro ponto de circulação de ar.

Dicas Para Aproveitar a Luz Natural sem Ter que Fazer uma Obra

Mas, se você já está com a sua casa construída e não tem a menor intenção de iniciar um obra, algumas soluções simples podem ajudar para aproveitar o máximo a luz natural, como por exemplo, escolhendo a cortina certa.

  • Não coloque cortinas escuras nos ambientes, por mais que você as abra, elas não “bloqueiam” a luz que vem lá de fora.
  • Use cores claras nas paredes em ambientes muito escuros, elas aumentam a sensação da claridade natural quanto as janelas estiveram abertas.
  • Use um espelho para direcionar para dentro do cômodo a luz de fora. Quando colocado estrategicamente ele pode “captar” a iluminação natural e ajudar a distribuir dentro de casa.
Iluminação

Iluminação

  • Evite usar objetos ou móveis na decoração de um ambiente muito escuro que sejam escuras também, porque dessa forma, mesmo com a janela aberta, a casa nunca ficará clara.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *