De tempos em tempos precisamos fazer aquelas pequenas reformas em casa e isso inclui colocar uma pintura nova em nossas paredes. O mais indicado, principalmente se você não tem prática com pintura ou construção civil, é contratar o serviço de uma empresa do ramo ou de um profissional liberal de sua confiança. Existem, porém, os casos daquelas pessoas que se aventuram em pintar a sua casa tanto pela economia como também pela prática.
Como sabemos, existem alguns cuidados que devem ser tomados para que a pintura saia perfeita e você não sofra nenhum acidente por menor que ele seja. Então para ajudá-lo elaboramos um tutorial bem prático e cheio de dicas para você preparar qualquer cômodo para ser pintado.
http://www.youtube.com/watch?v=FeRz_rurVCQPasso 1: Liberando Espaço
O que mais você precisará na hora de pintar o seu cômodo, é espaço para que isso aconteça. Não adianta deixar todos os móveis no mesmo lugar de sempre e ir movendo-os de acordo com a parede que você vai pintar porque tanto vai atrapalhar você, como também você pode terminar sujando seus móveis, o que não será algo nada agradável.
Aqueles que não podem ser tirados como armários embutidos ou grandes demais, você pode revestir com plásticos próprios que são vendidos em qualquer casa de construção, podendo ou não serem autocolantes, lonas de revestimento, ou pode ainda usar o jornal que é muito popular entre todos e geralmente temos em casa. Não esquecendo também de ressaltar que esse revestimento deve ser muito bem preso para não correr o risco de manchar seu móvel com tinta.
Se o cômodo não tem nenhum móvel embutido, o melhor será sempre retirar todos os itens do ambiente para que você fique com ele totalmente livre e com certeza a sua pintura vai fluir muito melhor. Esse detalhe é ainda mais importante se ela constar com algum desenho, pastilha ou qualquer outro detalhe do tipo. Observar o ambiente de forma geral, limpo, vai dar uma noção ainda melhor da nova pintura.
Passo 2: Proteja o Chão
Assim como você vai fazer com os móveis, proteger o chão do seu cômodo vai evitar manchas de tinta e que muitas vezes não conseguimos tirar. Nesse caso você pode proteger o chão do cômodo com lonas,comprando-as em qualquer loja de material de construção ou usando jornais. Você deve sempre se lembrar de colocar um peso sobre a lona ou o jornal para que você possa circular sobre eles sem problema e também para que eles não voem e sujem o ambiente de tinta.
Passo 3: Lixando a parede – Primeira Lixa
Toda parede precisa ser lixada antes de receber a tinta, isso faz com que você deixe a superfície totalmente lisa e aqueles buraquinhos que aparecem com o tempo, sejam também removidos. Você vai lixar a parede antes e depois de passar a massa corrida, caso ache necessário, se a sua parece estiver em boas condições, pode fazer apenas depois.
Lixando antes da massa, você vai utilizar a lixa grossa nº 40 de ferro. Lixe toda a superfície e não apenas em partes. Como a lixação espalha um pouco de pó, se você lixar em partes pode danificar a pintura de outras paredes.
Depois de lixar todo o ambiente, comece aplicando a massa corrida pelo ambiente. O segredo de uma massa corrida bem aplicada, não é colocar sobre toda a parede, dessa forma você vai gastar muito mais material. O ideal é você aplicar a massa em um alcance de 1 metro e meio mais ou menos de altura e uns 3 metros de comprimento, sem se preocupar tanto se vai ficar perfeito ou não.
Após aplicar a massa nessa região indicada, você volta ao lugar onde começou e passa a reparar o local retirando todo o excesso e “puxando” para a região onde não tem massa. Nesse segundo passo você vai se preocupar com passar a massa corretamente, deixando a sua parede bem lisa para receber a tinta. Caso o excesso tirado não seja suficiente para cobrir toda a parede, aplique mais um pouco e faça o mesmo procedimento até cobrir todo o seu cômodo.
É indicado fazer a aplicação de uma segunda mão de massa, pois dará um acabamento bem melhor e ajudará na hora de passar a segunda lixa.
Passo 4: Lixando a Parede – Segunda Lixa
A segunda lixa já é bem mais fácil já que a parede já está com a massa e mais lisa. Dessa vez você usará uma lixa diferente sendo a de nº100 a mais ideal. Nessa segunda lixada você vai aplicar um pouco de massa em locais que precisam de uma cobertura maior e lixar levemente até tirar todo o excesso.
Se quiser deixar a cobertura ainda melhor, depois de fazer essa segunda mão de massa e a segunda lixa, espere 24 horas e passe novamente uma lixa, dessa vez a de número 220 ou 150. Lembrando que essa sugestão não é obrigatório já que muitas paredes ficam boas para pintura logo após a segunda lixada.
As lixas podem ser compradas em qualquer loja de construção e custam bem pouco.
Obs: algumas pessoas que possuem um pouco mais de prática com lixas ou quiserem lixas mais eficientes, podem comprar uma lixadeira elétrica. O procedimento de lixar é o mesmo do manual e a diferença é somente que você não vai fazer o movimento com seus braços e sim somente com o aparelho. Esse item é bem melhor para aqueles ambientes maiores que serão pintados. Existem ainda as lixadeiras que absorvem o pó e evita sujeira.
Passo 5: Aplicando a Tinta
Aplique toda a tinta pelo ambiente usando um rolo que consiga alcançar toda a altura da sua parede, isso faz com que a pintura fique muito mais uniforme. Caso a cor do teto seja diferente da cor da parede, não se preocupe em chegar com o rolo bem próximo, deixe cerca de 30 centímetros e faça esse acabamento utilizando um pincel.
Quando for aplicar a tinta, atente-se para manter os movimentos sempre na mesma posição para que não fique mais ou menos escuro em determinadas áreas. Passe uma segunda mão de tinta somente se achar necessário.