Pensando em realizar o sonho da casa própria e não sabe quais são as etapas para conseguir um financiamento? Não tem problema, aqui você irá encontrar todas as dicas para tornar o seu sonho realidade. Tire toda as suas dúvidas sobre o financiamento de imóveis. Depois será só escolher a casa dos seus sonhos e seguir as etapas burocráticas para fechar o contrato.
A primeira pergunta que nos fazemos quando pensamos em adquirir um financiamento para comprar um imóvel é o tempo que vai demorar entre o pedido até a aprovação. A primeira coisa que você precisa saber é que esse tempo conta do dia em que você fez a primeira simulação como banco escolhido até que o dinheiro seja liberado para quem está vendendo o imóvel. E o mais importante, esse período varia e muito de uma instituição bancária para outra. Porém, a resposta mais precisa sobre essa dúvida é que fica em média entre 30 a 45 dias até concluir a operação com o banco.
A boa notícia é que alguns bancos já conseguem fazer todo trâmite burocrático, em somente 15 dias, mas saiba que são casos mais raros. E a má notícia, é que algumas instituições bancárias podem levar até 3 meses para aprovar o financiamento. Sabendo dessa diferença de tempo que pode acontecer entre um banco e outro, vale a pena consultar alguns amigos e pedir referência de um banco. Lembrando que nem sempre o atraso é culpa do banco, pode ser um problema com a documentação do imóvel, com a construtora que está vendendo, com quem quer vender, enfim, existe uma série de entraves que podem aumentar o seu tempo de espera.
Saiba qual é o Primeiro Passo a ser Dado para ter o Financiamento de um Imóvel
Segundo os economistas que são especialistas em mercado imobiliário, o melhor que uma pessoa tem a fazer quando está em busca de um financiamento de imóvel é fazer a simulação de valores em pelo menos 3 ou 4 instituições bancárias diferentes. A grande maioria delas já oferece o serviço no próprio site, o que te faz economizar tempo, não tendo que ir pessoalmente na agência. Uma vez com o valor em mãos, é hora de saber o quanto esse banco irá financiar e o quanto você deverá ter disponível para dar entrada.
É sempre bom consultar o banco onde você é cliente e nele, você saberá o quanto será necessário dar de entrada, porém, não se limite, faça em outras 2 ou 3 instituições. Obviamente, escolha aquela que te oferecer maiores vantagens. Lembre-se que é um financiamento a longo prazo, por isso, tenha muito cuidado na hora da escolha, faça quantas contas forem necessárias e hipóteses sobre o futuro, antes de fechar o negócio.
Como é feita a Aprovação do Crédito
Uma vez que você escolheu o banco que pedirá o financiamento, com a pesquisa em mãos, vá até a agência. Algumas instituições conseguem aprovar bem facilmente, outras são mais burocráticas.
Na agência, o funcionário do banco fará uma nova simulação do possível financiamento. Levando em conta quanto poderá ser financiado.
Se você aceitar a proposta e quiser que seja aprovada, deverá apresentar os documentos exigidos, que são: comprovante de renda (contracheques), comprovantes de investimentos (se tiver), documentos pessoais (CPF e RG), histórico do cartão de crédito, comprovação de renda dos outros membros da família (se for o caso), comprovante de residência e qualquer outro documento que o banco exigir. Esses são os principais, mas, dependendo da instituição bancária podem ser pedidos outros.
A sua situação em serviços de proteção ao crédito também serão verificadas, isto é, SPC, Serasa e Sistema de Informações do Banco Central. O financiamento não é liberado para as pessoas que tenham qualquer pendência em alguns desses órgãos.
Se estiver tudo certo, o financiamento será aprovado e o banco vai te dar um prazo (varia de uma instituição para outra) para apresentar a sua documentação, do vendedor e do imóvel.
Note que algumas instituições financeiras não exigem que você saiba qual é o imóvel até a aprovação do financiamento, enquanto outras, será necessário saber desde da simulação na agência. No caso de não ter esse compromisso, você com o financiamento aprovado, tem mais chances de negociar o preço do imóvel.
Contratando o Crédito para Financiar o seu Imóvel
Essa etapa começa quando você entrega toda a documentação que o banco pediu depois de liberar o crédito. Veja os 5 passos da etapa final do financiamento de um imóvel!
- Quando você entrega todos os documentos para o banco, seus, do vendedor e do imóvel, o setor jurídico da instituição começa a fazer à análise do mesmo. Jurídico, porque é feita uma pesquisa jurídica. Veja alguns exemplos de documentos que são exigidos e devem ser apresentados nessa fase: o imóvel deve ser avaliado por um engenheiro que seja credenciado na instituição que você pediu o financiamento, e esse documento que determinará o valor de compra e venda do bem negociado e assim o dinheiro que o banco irá emprestar. Esse documento deverá ser pago pelo cliente que está pedindo o financiamento.
- Uma vez que todos os documentos foram analisados pelo setor jurídico e não foram encontradas restrições de nenhuma ordem, dá-se início a redação dos contratos.
- O terceiro passo é quando o comprador é convocado pelo banco para assinar os contratos.
- Uma vez que os contratos foram assinados na agência bancária, o cliente deverá levá-los para fazer o Registro de Imóveis junto à prefeitura.
- Feito o RGI, o comprador levará para o banco esses contratos registrados e o pagamento para o vendedor será liberado pela instituição bancária.
- A primeira parcela da prestação do financiamento será cobrada do comprador 30 dias após a data da assinatura do contrato.
Os contratos devem ser lidos e relidos, caso fiquem dúvidas, faça consulta a um advogado, antes de assiná-los. Eles podem prever em cláusulas não muito claras, desvantagens para o comprador, como reajustes e facilidades para o banco de ter o imóvel de volta. É claro, que a inadimplência com o banco fará com que você perca o imóvel.