Nada pior que querer usar aquela roupa guardada e encontrar uma peça com cheiro ruim, não é mesmo? Isso acontece sempre, em especial em casas muito úmidas, onde o closet não é adequado ou você não está usando os métodos corretos.
Um cheiro mofado em roupas pode diminuir rapidamente o seu guarda-roupa usável e te dar mais trabalho na hora da lavagem. Mas se você ainda não conseguiu resolver o problema na sua casa, algumas dicas podem ajudar.
Lave Sua Roupa Úmida o Mais Rápido Possível
Mesmo que dê aquela preguiça depois que uma roupa molhada for para o cesto, o melhor é lavar logo. Guardar roupa úmida pode incentivar o crescimento de fungos e manchas em suas roupas. No caso de roupas de praia, uma dica: estenda logo. Mesmo que você não lave hoje, deixe secando para lavar outro dia. Apenas não guarde tais peças úmidas O mofo vai surgir e o fedor será difícil de remover.
Ainda falando sobre o cesto de lavar, são boas dicas não guardar peças sujas com comida e manchas de gordura. Você pode remover apenas a sujeira e depois colocar no cesto. Tais sujeiras são um terreno perfeito para mofos se proliferarem, já que são úmidos. Você pode, novamente, lavar só a sujeira, estender e depois colocar para a lavagem normal em seu cesto de roupa suja.
Roupas Sazonais Devem Ser Fechadas
Não é uma peça a ser usada nesta estação? Então feche com um saco hermeticamente fechado e guarde. Isso evita que a peça troque umidade com o ambiente e tenha mofo, causando um mal cheiro e até manchas difíceis de remover e que estragam o tecido.
São boas dicas sacos de verdura para geladeira com lacre e sacos próprios para roupas de guarda roupa, comprados em supermercado. Mas vede bem e retire todo o ar antes de fechar, pois é a troca de umidade com o ambiente que causa o mofo.
Encoste o Seu Guarda Roupa Na Parede Mais Quente Do Quarto
Um grande problema de mofos nas roupas é causado pela umidade no ambiente. Se você tem uma parede úmida demais ou já fria pelo clima local, o melhor é evitar este espaço. Escolha a parede mais quente do cômodo e, se seu quarto é mesmo úmido, desconsidere um guarda roupa embutido ou o projeta bem.
Saquinhos De Cal São Um Bom Truque Contra Mofo
Uma receita caseira passada de boca em boca é ótima para evitar mal cheiro e até mesmo o mofo nas roupas: saquinhos de sal. Você pode usar um copo de vidro pequeno também com uma pequena quantidade de cal a ser usada em parede no cantinho do guarda roupa. Quando o cal estiver mais escuro, é bom sinal: ele retirou a umidade do ambiente, e por isso já pode ser trocado. Faça uma troca a cada 3 meses e pronto, suas roupas estão protegidas.
São boas dicas também barra anti mofo, pasta e outros acessórios vendidos em supermercado com o mesmo uso. É ótimo para mora em cidades úmidas e tem invernos severos. Mas atenção: lembre sempre de trocar no tempo correto, ou ao invés de ajudar, o item será um ótimo acessório para proliferar mofo.
Use Pasta Silica Gel
Já notou uns saquinhos que vem dentro de peças de couro como bolsas e carteiras novas? São sílica gel, responsáveis por remover a umidade. Com roupas tais saquinhos são bem eficientes. O custo benefício, contudo, não é dos melhores: cada saquinho custa em média R$ 10 para poucas unidades e duram apenas 1 mês. Mas pela sua eficiência, é ótimo para conservar roupas e peças em couro.
Abra As Portas Do Seu Guarda Roupa
O melhor seria conservar todas as peças de roupa sequinhas e com calor, por isso estender tudo seria o ideal. Mas como é inviável em diversos casos, o melhor a fazer é aproveitar dias de sol e abrir as portas para que suas roupas levem um pouco de calor. Isso ajuda a evitar mofo, que por sua vez não deixa cheiro.
Acrescente Vinagre Na Sua Lavagem
Um tanque cheio de água de lavar roupa precisa apenas de uma xícara e nem muito cheia de vinagre para neutralizar o aroma desagradável de peças com mofo. Se o fungo já tiver proliferado, lave normalmente e com bastante força para removê-lo e parta para o vinagre apenas para tirar o cheiro.
Use Bicarbonato De Sódio
Outro dos truques da vovó é usar bicarbonato de sódio para remover o mal cheiro de mofo de peças guardadas por muito tempo. A solução é de um potinho de 150 gramas de bicarbonato para cada tanque de máquina de lavar de água. Como o bicarbonato é pouco e não tem cheiro, não se preocupe que ele não vai grudar nas peças ou remover o aroma agradável do amaciante. Pode ser usado em conjunto.
Lave Peça Por Peça Com Mofo e Com Força
Se já há mofo, o melhor a fazer é remover, pois não vai adiantar: lavando mal lavado, o cheiro vai ficar porque o fungo ainda está por lá. Para facilitar a sua vida, deixe a peça de molho em água com bicarbonato de sódio e em seguida lave com sabão com duplo enxague para remover todo o mofo. Dedique-se um pouco a lavar com as mãos a peça para remover impurezas e restinhos do fungo que possam ficar e deixe a peça de roupa secando com sol direto. O problema deve ser resolvido de pronto.
Leve Suas Peças Mais Pesadas Para o Sol De Vez Em Quando
Depois de cada inverno coloque suas peças no sol. Isso faz o sol esquentar e evitar fungos. Arejando a roupa o mal cheiro também deve ir embora. Se não for, é porque há mofo na peça, necessitando de uma lavagem antes de guardar novamente.
http://www.youtube.com/watch?v=p4z9j7B8r9c