Com o passar do tempo acabamos vendo que a paixão grandiosa de nossos filhos pelos personagens infantis, como a Barbie, Ben 10 sumiu de repente e, por isso, a decoração do quarto que era voltada para o público infantil precisar ser totalmente transformada. Essa transição da fase infantil para a adulta é a chamada fase de adolescente, uma faixa etária em que garotas e garotos preferem maior intimidade, por isso, passam grande parte do tempo trancados no quarto. Então é muito importante que a decoração do mesmo corresponda à sua idade.
A Decoração do Quarto Adolescente
Sempre que o assunto em pauta é a decoração é bastante comum que tenhamos diversas dúvidas, especialmente quando se trata de quartos para os adolescentes. Uma informação fundamental para quando se pretende decorar o quarto do filho ou da filha é saber com antecipação qual o estilo que eles seguem, com isso, as dificuldades serão menores na hora de escolher o tipo mais adequado de decoração.
É necessário ainda pensar no tamanho do ambiente que se tem disponível para que possa escolher a mobília que mais irá se adaptar ao quarto. Caso seja quarto desses apartamentos modernos, possivelmente o tamanho seja bem reduzido e, com isso, o trabalho será redobrado.
O público adolescente, independente de onde mora, sempre visa aquilo que é diferente e moderno. E, em se tratando de decoração de quarto, a ideia não é diferente O quarto costuma ser o lugar preferido dos adolescentes, sendo considerado como uma espécie de refúgio, no qual podem fazer tudo o que gostam, sem incômodos ou interferências.
Além disso, o quarto tem o poder de apontar o gosto e a personalidade de cada pessoa. Com isso, em se tratando de meninas, fazer a decoração de um quarto na fase da adolescência é um trabalho que demanda conhecimento e cuidado.
Por isso que é importante, antes de partir para a decoração, ver bem quais são os gostos e hobbies da menina, o que costuma fazer quando está em companhia dos amigos, as celebridades que mais admira, seu modo de se portar e se vestir, desta forma, qualquer detalhe pode fazer grande diferença, para que ela se sinta melhor num canto que seja exclusivamente montado para ela.
Porém, se a ideia é a de fazer uma surpresa é necessário se conhecer profundamente o gosto da garota, para evitar surpresas desagradáveis ao final do trabalho, como, por exemplo, que ela ache o quarto horrível e se ponha a chorar.
Depois que encontrar qual o caminho certo a seguir, procure na internet e em revistas alguns modelos de quartos que sigam estilos diferenciados para conseguir uma inspiração maior para seu projeto. Passe a pensar primeiro na cor que será empregada nas paredes, e ainda nos objetos decorativos e móveis.
Lembre-se de optar por tonalidades divertidas e alegres, e deixe de lado os tons pastéis, especialmente o bege e a neutralidade do branco. No caso feminino, as cores mais queridas são os tons de roxo, lilás e rosas, porém, há aquelas que preferem a força do magenta, do turquesa, do vermelho e a energia do amarelo.
Escolha os móveis que sejam mais descolados e modernos, e de preferência que não ocupem tamanho demais no ambiente, evitando assim problemas com a circulação das pessoas pelo lugar. Para os armários, prefira aqueles com corte reto de madeira.
Pense que menos é mais, por isso, não coloque móveis demais no quarto, um armário modulado junto com uma escrivaninha, uma cama box e muitas almofadas e tapetes são a opção preferida delas, assim têm espaço de sobra para dançar pelo quarto, sem medo de se machucar.
As caixas tipos Box ou prateleiras são opções excelentes quando o assunto é a organização do ambiente, servindo para guardar objetos grandes e pequenos e, assim, deixar tudo mais em ordem.
Para proporcionar uma graça maior ao quarto, a dica é optar pelos adesivos de parede. Eles deixar o quarto mais diferente e divertido e possuem cores, tamanhos e temas diferenciados. Já sobre a cama, escolha edredons e ou colchas bem alegres e coloridos que caiam bem com a decoração do restante do ambiente.
As mesmas dicas dadas para os quartos de meninas valem para o quarto dos meninos, aproveite e dê um jeito de inovar a caverninha da moçada.
http://www.youtube.com/watch?v=wesNxlyrNKE
Dicas Importantes
Antes de partir diretamente para a pintura do quarto ou até mesmo de colocar o papel de parede, dando inicio à transformação do quarto do adolescente, é preciso não ser tão sedento nas mudanças, pois como ele está com os hormônios à flor da pele, o que acha bonito e curte hoje, amanhã não se interessa mais.
Então é fundamental que se deixe claro que a mudança do quarto deve durar anos, por isso, não adianta querer ele todo preto ou todo rosa e depois se cansar da cor, pois será com ela que terá de conviver pelo tempo que virá. É bom que se encontre um meio-termo em tudo, tanto na decoração, quanto na cor que será usada no ambiente.
Na hora de montar o quarto é possível se preparar um que, depois de um tempo, eles possam montar e desmontar quando forem para a faculdade, por exemplo. Com móveis funcionais que sejam adaptados bem em qualquer canto.
Quando forem escolher as cores predominantes do quarto, vejam juntos a paleta de cores, até encontrarem aquelas que caibam no gosto dos dois. O melhor é seguir o bom-senso, e não fazer um quarto inteiramente temático, voltado para o mundo do rock e, passados seis meses, o adolescente resolve curtir sertanejo e quer mudar o quarto todo.
Na decoração, o melhor é usar objetivos alusivos aos temas que mais gostam, assim, se a temática for alterada é só mudar os acessórios, mas a base inicial será a mesma. Lembre-se que os adolescentes vão crescer e jamais serão aquelas criancinhas, por isso, nada de camas pequenas, que façam o estilo “baby”, o melhor é logo partir para uma boa cama, para que assim, possa ser usada até a fase adulta, só substituindo o colchão.