Limpar banheiro com certeza não é das tarefas mais agradáveis do dia a dia. Primeiro porque ele suja com bastante facilidade: basta um banho para o cômodo ficar um caus. E segundo porque é preciso limpar de verdade para o espaço ficar limpo, ou doenças podem surgir. O ambiente pode ser um bom espaço para acúmulo de germes, e estes podem causar doenças diversas.
A boa notícia é que nem toda a limpeza precisa contar com extrema força física. Com bons acessórios e produtos realmente ágeis, você pode ter a casa limpa do jeito que deseja e gastar pouco e até quase nada. Mas logicamente que a frequência de limpeza é que garante tanto menos esforço como uma continuidade da não presença de germes e bactérias. Mas para uma boa ajudinha, confira algumas dicas de produtos a seguir.
Cloro
Vendido em supermercados e armazéns de construção, o cloro é um item de limpeza pesada. Deve ser usado com luvas e com todo cuidado, fechando a embalagem e não ficando dentro do banheiro depois do uso, pois seu cheiro forte faz mal aos pulmões.
O cloro é indicado para limpeza pesada, do tipo ‘banheiro público mesmo’. Ele é a substância que gera a água sanitária, por isso o hipoclorito de cloro tem uma força de combate à sujeira maior. O vaso sanitário é branco e anda com manchas ou com tom amarelado? Cloro nele! Jogue, deixe agir e volte depois de meia hora para lavar com água comum e sabão e pronto, as manchas vão embora.
O líquido tem um tom levemente amarelado e deve ser jogado no lugar, nunca aplicado com uma esponja. Você pode ainda dissolver em um balde de água e deixar no piso para ir tanto removendo bactérias como removendo manchas mais resistentes. Não deve ser misturado com outros produtos, ou a reação química pode causar problemas na limpeza e acidentes. Use-o puro.
Água Sanitária
Como é mais fraca que o cloro, você pode apenas aplicar nos locais e tocar que não vai acontecer nada além de manchar a sua roupa. Este produto vendido em qualquer supermercado é um dos mais poderosos para a limpeza, por isso altamente recomendado para o banheiro.
A água sanitária é um poderoso desinfetante e removedor de sujeira, por isso pode ser usado em qualquer cantinho que esteja com uma sujeira mais difícil de tirar. Você pode aplicar diretamente sem problemas. Para sujeira de boxes de banheiro, por exemplo, jogue esta água e deixe que ela haja por ao menos 10 minutos e volte com uma esponja e sabão: o local com certeza vai estar mais limpo.
Ela também serve para ajudar na remoção de pastas de dente grudadas no espelho, pia e balcão e ajuda a evitar que micro-organismo continuem vivo e acabem contaminando os itens de higiene pessoal. É uma boa pedida passar uma esponja embebida com água sanitária em potinhos de colocar escova de dente ou por dentro de seu armário de banheiro.
Soda Cáustica
O vaso do banheiro entupiu? Não é bacana deixar isso para depois. Além do mau cheiro, as vezes em decomposição possuem uma série de micro-organismo que podem migrar para o corpo dos usuários e causar uma série de doenças. Algumas bactérias são realmente resistentes mesmo com água constante.
Neste ponto de limpeza do seu banheiro, a soda cáustica vai ser extremamente útil. Ela será a grande responsável por tornar os dejetos líquidos sólidos. Se esta for a real causa do entupimento, sua bacia vai estar limpinha depois do uso.
Para usar, use luvas. Coloque duas colheres de sopa (que jamais devem ser usadas depois para alimentação), esquente água e quando ela ferver, jogue em cima. Não fique no banheiro enquanto a soda cáustica derrete os dejetos, pois o aroma não será dos mais agradáveis e microorganismo podem ir para o ar nesta fervura, e você vai os aspirar. Argue um tempo, jogue mais água quente e dê descarga. Seu encanamento deve estar livre.
Nunca toque diretamente no produto, ele pode causar sérios danos à pele.
Desinfetante de Uso Geral
Para proteger o piso do banheiro, uma boa dica é jogar desinfetante de uso geral no chão. Ele costuma agir protegendo o piso e onde mais o produto for aplicado dos microorganismo que podem sobreviver muito tempo e se alojar em tais locais. Costuma funcionar muito bem mas não sozinho, por isso deve ser como um complemento de sua limpeza.
Você pode lavar seu piso e área de banho com ele diluído em água ou aplicado diretamente no chão. As duas formas são consideradas bem eficientes para o banho.
Sapólio
Vendido em supermercados, o sapólio não passa de um pó a ser aplicado no banheiro com uma esponja. Ele serve para remover sujeira, deixar brilho e também proteger seu banheiro contra germes. É bastante indicado para limpar azulejos e louça de banheiro.
Com que Frequência Limpar o Banheiro?
Depende de diversos fatores, como quantas pessoas há em casa, se o uso é frequente. No geral recomenda-se uma limpeza diária. Mas se você não está em casa todos os dias e o local não é usado, por que limpar tanto? A cada dois ou três dias com um uso básico é mais que o suficiente.
Sabão não Mata Germes!
Se você confia apenas na sua boa e velha camada de sabão para esfregar boxes, pisos e pia, saiba que não está fazendo corretamente. O sabão apenas limpa a sujeira, mas não protege contra bactérias a menos que seja antibactericida. Por isso os itens acima são indispensáveis para uma limpeza eficiente.