Sabe aquelas casas super modernas que sempre víamos nos filmes e sonhávamos em ter? Há cada dia que passa elas se tornam uma realidade mais próximas com os avanços tecnológicos que vêm acontecendo ultimamente. São aparelhos e utilitários que tornam o nosso dia a dia mais eficiente, mesmo porque com a sociedade mais imediatista onde vivemos hoje em dia, ter as coisas com mais agilidade ajuda e muito nos resultados positivos no final do nosso dia.
O sistema de aquecimento de um ambiente já é algo utilizado há um bom tempo, principalmente em locais onde a temperatura é muito baixa durante o ano ou parte dele. A novidade que vamos conhecer aqui é o mesmo sistema de aquecimento, porém feito de uma forma totalmente diferenciada, pelo piso. Esse sistema vai manter a sua casa aquecida pelo tempo que você desejar com o ar aquecido partindo de um sistema implantado no piso da sua casa. Não conhece ainda esse sistema? Então vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e ensinar como ele funciona.
O Que é o Sistema De Aquecimento De Ambiente Pelo Piso
Como o nome já indica e como já citamos mais acima, é um sistema projetado no piso da sua residência e que aquece todo a casa ou parte dela. Esse novo sistema não aquece em momento algum o piso do ambiente como geralmente primeiramente achamos, ao contrário, o piso mantém-se na temperatura local e consequentemente você não corre nenhum tipo de risco de acidentes.
O piso é revestido com mármore, granito, porcelanato ou cerâmica e o sistema de aquecimento é todo montado em cima de cabos calefatores elétricos que ficam totalmente embutidos no piso. Esse sistema acaba por ser mais seguro do que o tradicional por ficar totalmente revestido e embutido, longe do acesso dos moradores do ambiente e é controlado totalmente através de um sistema igual ao de ar condicionado.
Como Funciona o Sistema De Aquecimento De Ambiente Pelo Piso
O sistema não é complicado nem sobre o funcionamento, nem sobre a implantação. Vamos conhecer alguns detalhes sobre como ele funcionará em sua casa depois de implantado em sua casa.
O sistema de aquecimento que será implantado abaixo do piso da sua residência, é responsável pela climatização do ambiente deixando-o sempre mais agradável e melhorando a qualidade do ar que circula pelo ambiente. O sistema em funcionamento vai fazer com a umidade penetre menos no ambiente e haja uma melhor circulação do ar do ambiente, por esse motivo haverá a sensação de um ambiente aquecido.
Regulando a Temperatura Do Ambiente
Assim como acontece com o ar condicionado, esse aquecedor possui um termostato individual para cada ambiente e o controle da temperatura é feito diretamente por ele. Você alterar a temperatura entre os valores de 25 e 32 graus do seu ambiente. O bom desse sistema é que apesar dele estar instalado em toda a casa, você pode alterar a temperatura de um cômodo totalmente independente de outro, o que vai ajudar bastante no controle da temperatura total, já que sempre tem aquele lugar mais quente e aquele menos quente da nossa casa, não é verdade?
Dimensionamento
Não tem como determinar um dimensionamento fixo para esse sistema porque cada um vai ser feito de acordo com um estudo técnico prévio no ambiente onde um técnico especializado determinará, através de cálculos de carga térmica de inverno, qual o melhor nível que o seu sistema terá, podendo ele variar muito entre temperatura mínima e temperatura máxima.
Valor e Popularidade No Brasil
O sistema ainda é pouco conhecido aqui no Brasil mesmo porque até o sistema tradicional também não é amplamente utilizado. A maioria das pessoas tomaram conhecimento sobre o sistema através de indicação, pois existe pouca divulgação das próprias empresas que distribuem o produto. O valor cobrado ainda é relativamente alto, sendo uma média de 82 dólares por metro quadrado. Esse valor é devido a importação do material do sistema que é feita dos Estados Unidos ou da Europa.
Vantagens e Desvantagens
A principal vantagem de ter um sistema desses em casa é a certeza que mesmo naqueles dias mais frios você terá um ambiente quentinho e muito confortável. Em determinadas localidades, o frio chega a ser completamente incômodo e mesmo com roupas que aquecem o corpo, ainda assim ficamos com frio. Com um sistema desse em casa, o seu lar vai permanecer úmido porém o ar que circula no ambiente não é tão denso e com isso a sua circulação aumenta, mantendo o local mais aquecido.
Em contrapartida a maior desvantagem está relacionada ao custo e ao alcance que esse sistema tem em nosso país. Como citamos mais acima, o valor para ter um sistema desse em casa é muito alto e isso faz com que ele fique restrito apenas à classe média e alta, o que é totalmente diferente de outros países como os Estados Unidos, onde famílias mais humildes podem ter um sistema desse instalado em casa.
Uma pequena, mas considerável desvantagem também é o fato de somente imóveis residenciais poderem receber esse serviço, enquanto na Europa e no já citado Estados Unidos, escolas, hospitais e grandes estabelecimentos já têm o sistema de aquecimento de ar pelo piso instalado.
Como vantagem também vamos ter o fato do sistema funcionar de forma independente em cada ambiente da casa. Isso significa que você pode ter uma sala mais quente do que o banheiro que pode por consequência ser mais quente que o quarto e assim com a casa toda. Todos os cômodos recebem um termostato individual e mesmo que o sistema esteja ligado no máximo, um determinado ambiente pode não receber aquecimento algum ficando com a temperatura ambiente.
Para que tenha uma eficiência maior, é indicado que as portas e janelas permaneçam fechadas e que seja feito um sistema de vedação para que o aquecimento funcione melhor. Em relação a isso o sistema de aquecimento funciona da mesma forma que o sistema de resfriamento do ar que é feito pelo ar condicionado.
O sistema de aquecimento não vai exigir manutenção da parte do cliente. De acordo com as empresas que fornecem esse produto, ele tem vida útil de 5 a 10 anos que vai variar de acordo com a forma de uso e a sua frequência. A partir desse tempo, ele perde 5% da sua capacidade de aquecimento, ou seja, mesmo depois disso você pode continuar utilizando o mesmo serviço mesmo que gastando um pouco mais de tempo e energia para manter o sistema totalmente aquecido.