Você é do tipo que prefere uma casa com quase nenhuma cor na decoração ou aposta no colorido para alegrar os ambientes? Saiba que as cores podem sim dar aquele diferencial que você precisa para sua decoração, mas, por outro lado, é preciso ter muito cuidado ao usá-las, para não exagerar e errar na mão.
Veja os Cuidados que você Precisa ter ao Optar pelas Cores na Decoração
1- Misturando mais de uma Cor vibrante no mesmo Espaço – Você pode sim fazer essa mistura de cores, aliás, isso tem um nome técnico “bloco de cores” e está muito na moda. Porém, a escolha deve partir de uma seleção de tons que sejam harmoniosos entre si, não dá para ir escolhendo qualquer tonalidade. Elas precisam funcionar juntas.
2- Uma aposta que dá muito certo para quem está querendo usar cores na decoração é a mistura de amarelo com roxo. O primeiro serve para “esquentar” o ambiente e o segundo garante o equilíbrio e a sobriedade necessária.
3- Não tenha medo de colorir a sua cozinha. As cores nesse ambiente são sempre bem-vindas, você pode, por exemplo, usar o vermelho, que estimula a fome. Uma outra alternativa, para quem gosta do estilo retrô é apostar em cores como amarelo ou laranja. Faça um mix de cores fortes principais com detalhes em outros tons vivos.
4- Se você está querendo ousar ainda mais um pouco em relação as cores na sua decoração, poderá experimentar o mix de estampas. Sim, você pode colocar sobre um sofá listrado almofadas estampadas em xadrez. Neste caso, tem uma regrinha básica que deve ser seguida sempre para não perder a harmonia da decoração: as cores das estampas, independente do tipo que sejam, devem ser obrigatoriamente as mesmas ou no máximo, repetir a maioria dos tons.
Experimente: cinza com amarelo, rosa com lilás e branco, azul-claro com rosa, etc.
5- Não importa o tipo de estampa, elas podem sim ser misturadas e isso também serve para o floral com o xadrez ou o listrado com o floral. Não esqueça só de fazer composições em harmonia. Compare o efeito quantas vezes forem necessários, antes de tomar a decisão. Se ficar na dúvida, não compre.
6- Se quiser ousar um pouco mais, pinte o teto com uma cor vibrante, que não seja escura, porque “achata” o espaço. E em uma das paredes, dê continuidade com a cor do teto com um outro colorido, porém, num tom menos forte.
7- Você também pode repetir a mistura de estampas ao usar papéis de parede. Experimente: listrado e floral ou listrado e xadrez. Sem esquecer que o principal é que as cores estejam em harmonia, se componham.
8- Faça um equilíbrio entre cor de parede e sofá, se o móvel vai ficar encostado em uma parede amarela, não compre-o vermelho, opte por um tom neutro, como azul, por exemplo. No caso do amarelo, o marrom ou verde escuro são excelentes opções.
9- As estampas geométricas também podem ser usadas sem medo, vale mesmo é as tonalidades presentes nelas e o quanto elas se repetirão em outros detalhes da decoração.
10- Cuidado com as cortinas estampadas, na dúvida, prefira as listradas, que ficam bem qualquer outro estampa com tanto que as cores se completem ou sejam praticamente as mesmas.
11- Evite a mistura vermelho e amarelo, são dois tons quentes e no primeiro momento podem parecer perfeitos juntos, mas não demora muito você irá cansar de vê-los.
12- Não pense que fazer o caminho de cores, mas usando apenas uma em várias tonalidades é o mais fácil. Essa seria uma direção, se você eleger dois tons principais e os demais colocar somente em detalhes da decoração.
13- O patchwork também é uma boa opção para quem gosta de uma decoração colorida e moderninha.
14- Sobre os quadros é muito comum que as pessoas os comprem depois de feita a decoração, quando na verdade é melhor comprá-los antes. Eles podem ser o ponto de partida para a escolha de cores e objetos, pense nisso!
15- Se a metragem do ambiente que você vai decorar é pequena é melhor deixar de lado os tons vibrantes, eles têm o poder de “diminuir” ainda mais cada ambiente. Use tons neutros e para não abrir mão do colorido, capriche nos detalhes, como objetos, almofadas, etc.
16- Aposte sempre em papéis de parede listrados quando você quer dar mais fluidez para um ambiente. Para lugares estreitos elas são perfeitas.
17- O tapete colorido só fica bem em um projeto de decoração quando a ideia é fazer um espaço muito descolado.
18- Considere a cor azul, independentemente do tom, como um coringa na sua mão para decorar uma casa usando colorido. Ele pode ser a cor perfeita para equilibrar ambientes com rosa ou lilás, por exemplo.
19- Cores como o cinza e o branco deixam os ambientes frios e impessoais, mas podem ser a aposta perfeita para equilibrar com outros tons. Experimente o cinza com: vermelho, rosa ou turquesa.
20 – Uma combinação colorida e que é cem por cento acertada é: vermelho com turquesa.
21- Se o seu piso é de madeira, uma das melhores cores para combinar com ele é o laranja, aposte em um sofá nesta tonalidade e acrescente almofadas verdes sobre ele. Fica um ambiente quente e elegante.
22- Se quiser ousar mais um pouco não tem medo de usar prata e dourado no acabamento da sua decoração.
23- Lembre-se de repetir as cores da parede nos objetos de decoração. Não tem problema que eles sejam estampados, mas é importante rever as cores das paredes e dos principais móveis no desenho.
24- Para não errar na hora de usar cores na decoração a principal dica é “não tenha medo”. Porém, não pense que é fácil fazer bem rapidinho a escolha certa. É preciso ter tempo para pensar e ponderar o que fica bem com o que. Não tenha pressa e experimente, compare, não compre nada antes de colocar uma coisa perto da outra. No caso de tecidos, por exemplo, peça sempre uma amostra e leve em outra loja para comparar.
25- A melhor maneira de acertar 100% na decoração com cores é planejando e organizando muito bem tudo aquilo que deve ser comprado.