Se existem fases complicadas na vida, provavelmente uma das mais difíceis, quiçá a mais difícil, são elas a pré- adolescência e a temida adolescência, tanto para a pessoa que está vivendo quanto para as que estão a sua volta. É nesse período em que o corpo e o caráter terminam de se formar, uma fase de mudança onde a criança passa a interagir com um mundo totalmente desconhecido, e tem que se adaptar a vida adulta em um curto período de tempo.
Na maioria das vezes é na pré-adolescência (idade média de 10 a 12 anos) que a criança realiza muitas coisas pela primeira vez, como: dar o primeiro beijo, escolher um ídolo para venerar, fazer parte de uma tribo de estilo, forma seu grupo de amigos e tem os primeiros contatos com assuntos antes proibidos pelos pais, como sexo e drogas. Então tendem a reagir a essas novidades de uma forma inesperada, extravasando ou isolando-se, e em alguns casos os dois. Onde predomina a bipolaridade.
http://www.youtube.com/watch?v=x0h7bt1gSXg
Mas muitas vezes os pais esquecem que já passaram por essa fase, e custam a compreender que ela não é eterna, e que ela é fundamental para seus filhos, pois é exatamente nessa fase importante, que eles estão formando opinião sobre os mais diversos assuntos, então tendem a questionar tudo e buscar suas próprias respostas mais do que quando eram crianças, pois não se contentam apenas com uma resposta, precisam ser contra, e demonstrar de outra forma (muitas vezes através das roupas) as suas ideias.
No quarto, a desorganização nada mais é do que um reflexo dessa fase. Eles abdicam a fase das princesas e outras temáticas infantis, e substituem por musica, tecnologia, esporte, cinema ou moda sem que as mães nem percebam. Então, é nessa hora que se deve guardar as bonecas e brinquedos que antes eram tão solicitadas, e trocar por coleções, posteres, instrumentos musicais, livros, etc…
Que tal aprender a decorar um quarto de um adolescente? O primeiro passo a ser seguido é respeitar os gostos do jovem. É ele quem tem que decidir o que fica e o que sai da fase infantil, e o que vai entrar a partir desse momento. Vamos ver a seguir algumas dicas.
Decoração de Quarto de um Pré- Adolescente
Para adaptarmos um quarto antes decorado para crianças em um para pré-adolescentes (bem como adolescente), é interessante considerarmos algo muito importante que facilitará que o ambiente fique confortável para o dono, que é a sua própria personalidade, (ainda que esta ainda esteja em formação sempre há características intensas que refletem no modo dele ser e agir). Por isso é importante que ele participe na montagem dessa decoração, faça suas próprias escolhas, dê opinião.
Acredite: O quarto será bem mais agradável pra ele se ele realmente gostar.
Mas se baseando em estatísticas, geralmente as meninas nessa fase tendem a serem mais românticas, então a cor rosa é muito bem vinda, e o branco ou tonalidades vibrantes para as mais modernas. Já os meninos nessa idade estão ligados em tecnologia, internet, música entre outros assuntos que a cor azul representará muito bem, mas há também a possibilidade de neutralizar e em contrapartida valorizar as cores dos objetos, para contrastar com a parede.
Dicas de Decoração
Para esse público recomenda-se aos pais que desejam decorar o quarto de seus filhos que providenciem o básico, e quanto ao resto permitiam que eles mesmo vão preenchendo o quarto aos poucos com itens de sua escolha, e sem censurar. Afinal eles precisam ter opinião e serem respeitados por ela. Quanto ao geral existem recomendações de decoração que agradam a maioria dos pré-adolescentes e são elas:
Evitar Quartos Temáticos: Esse tipo de padrão remete muito a infância, e tenha certeza de que o que eles menos gostam nessa fase são coisas que remetem a doçura das crianças (principalmente as meninas), elas detestam serem lembradas que há pouco tempo corriam pela casa com suas bonecas.
Exceto quando eles têm personalidade forte e insistem em permanecer com essa decoração baseada em um tema, sem ter nenhum problema. Claro que ainda assim é preciso adaptar, pois um quarto de Barbie para uma menina de 5 anos não deve ser o mesmo para uma menina de 10. Em um deve predominar as bonecas já no outro a pré-adolescente deve escolher o que achar melhor.
Preferir Cores Sólidas: Enquanto as cores em tons pastel e estampados combinam com a infância as sólidas combinam com a pré-adolescência e adolescência. Se de repente ela gostar, pintar as paredes da mesma cor, mas em cores diferentes seria muito interessante: Exemplo: Uma parede é rosa escuro, a outro rosa claro, outra rosa mais claro ainda e dessa forma fazendo um degradé de cores.
Espaço: O espaço que antes era destinado a brinquedos, e brincadeiras agora deve ser adaptado para receber amigos. Pois é comum que eles queiram trazer coleguinhas para jogarem vídeo game, estudarem ou apenas conversar. Então móveis para receber visitas como pufs, cadeiras, poltronas ou até uma bicama são muito bem vindos.
Prateleiras Vazias: Nas paredes e estantes serão muito úteis ao proprietário do quarto, lá ele poderá colocar suas coleções de DVD, carrinhos e outros coisas inusitadas.
Espelhos: Para um quarto de meninas principalmente esse item é indispensável. Mas para ambos os sexos, o espelho é muito útil. Afinal eles (o adolescente e sua imagem) estão se conhecendo agora.
Móveis com Design exótico: É certo de que eles procuram se igualar a um grupo de pessoas que querem ser diferentes, mas nesse jogada acabam ficando muito parecidos. Explicando de uma forma mais lógica: eles embora não consigam sempre quere ser exóticos. Então Cama, guarda-roupa, cômoda, sapateiro, escrivaninha entre outros móveis com design fora do comum para eles será sempre um diferencial.
Móveis Básicos: Em contrapartida ao item anterior, há adolescentes com personalidade mais forte e preferem os móveis discretos. Então se pode esperar a customização do quarto, desde as placas e recortes de revista na porta até os desenhos grafitados nas paredes.
Porta-retratos, pôsteres, coleções e os demais itens minimalistas que compõem o quarto, dependem muito da identidade do proprietário refletida, pois são itens que identificam os gostos pessoais.
Agora que já sabe como ajudar a decorar o quarto de um adolescente, mãos à obra, porque o trabalho é pesado, mas muito recompensador.
muito legal estes quarto vou deichar o meu assim cha sou uma pre adolecente tenho 11 anos lindos todos eles