Às vezes, para atualizar a decoração de sua casa ou simplesmente ter um novo visual, você só precisa pintar uma determinada área ou parte da sua casa. Mas para fazer isso alguns cuidados são necessários Cada pintura diferente precisa ser abordada de forma ligeiramente diferente e requer diferentes ferramentas para se obter os melhores resultados possíveis. O teto é um dos lugares mais fáceis de pintar, especialmente se a superfície é plana, sem moldagem ou pintura lascar para cobrir.
A Cor Ideal: Cuidados com o Branco
Na maioria das vezes tetos são pintados de branco. E esta é certamente uma boa escolha, mas pense com cuidado sobre o tipo de branco que você vai usar. Há muitos tons de branco disponíveis, indo de um branco em tons quentes para os brancos com mais de um tom frio. o branco gelo, por exemplo, é mais fechado e bem diferente do mais aberto ou o tom obtido com o cal virgem.
Certifique-se escolher no seu teto uma cor que complementa a cor de suas paredes e sua decoração no espaço. A melhor forma de fazer isso é levar para casa um mostruário de tinta ou amostras de cores em potinho para te ajudar a escolher com perfeição a sua cor teto.
Tetos Baixos Precisam de uma Cor mais Leve
Se os seus tetos é baixo, o melhor é pintá-los de um cor mais sóbria ou dois ou mais tons leves do que suas paredes para adicionar altura. Use uma ou duas tonalidades mais escuras se você tem tetos altos. Branco é sempre a melhor pedida para tetos pois cria a ilusão de ótica perfeita.
No entanto, branco não precisa ser sua única opção. Dado o ambiente adequado e arquitetura, a pintura de seu teto com uma cor contrastante pode adicionar um pouco de emoção ao seu quarto, por exemplo.
Cubra as Paredes ao Redor e seus Móveis
A pior coisa que você pode fazer é esperar que a pintura do teto vai ser um trabalho limpo! É um trabalho muito sujo. Haverá respingos. A pintura do teto é uma tarefa fácil, mas é preciso ter a certeza de que você não vai precisar pintar ao redor.
Cubra suas paredes ao redor com um pano ou algo de peso e espessura semelhante. Também é importante remover todas as cortinas e quadros das paredes (ou cobri-los) e remover o máximo de móveis que puder para que você tenha acesso claro ao teto de todos os pontos da sala. O mobiliário mais pesado pode ser movido para o centro da sala e coberto com um pano.
Pintar Paredes e Teto Pode ser uma Opção
Pintar as paredes e o teto ao mesmo tempo é um pouco mais fácil. Mas se eles terão cores diferentes, será preciso proteger um do outro como se você estivesse pintando apenas o teto. No caso de pintar paredes e teto juntos, comece com o teto e trabalhe ao redor.
Cuidado aos Detalhes do Cômodo
Uma dica bacana seria passar uma fita em torno de luzes e outros acessórios no teto se não é possível removê-los. Para começar, pinte ao redor de áreas estranhas, tais como carpintaria, luzes e ventiladores de teto. Use um pincel pequeno para esta tarefa. Alguns especialistas irão recomendar pintar por último, mas você corre o ricos de manchar por cansaço.
Paredes de Duas Cores? Cuidado com o uso da Fita
O problema com o uso de apenas fita adesiva para proteger sua parede é que a fita pode ceder ao pintar. Se você estiver removendo o excesso de tinta corretamente do seu pincel isso não deve ser um problema, mas erros acontecem. Se a sua ornamentação é para ser feita em uma cor diferente do que o teto, você deve deixar isso para mais tarde.
Retire o Excesso de Tinta Antes de Usar o Rolo na Parede
Se você gosta de usar rolo, use um balde vazio ou vasilhame para colocar a tinta próprio para rolos. Este é um produto de plastico com uma borda texturizada. Role o rolo sobre a sua bandeja de plástico para remover o excesso de tinta, deixando tudo de volta para a direita em seu recipiente.
Uma Escada pode ser Necessária
Se o seu teto é baixo, não vai precisar de uma escada. Mas a pintura desta forma pode realmente usar o seu braço e cansar bastante. O melhor é usar uma escada simples para não precisar cansar tanto os braços esticando-os.
Comece pelo Lado que Você Escreve
Se você é destro, comece pelo lado direito e trabalhar o seu caminho através do teto. Vá para trás em padrão, trabalhando lentamente a tinta uniformemente. Se você trabalha em direção à janela em frente à entrada, a luz da janela irá esconder suas linhas de rolo e dar-lhe um acabamento muito mais suave.
Duas Camadas Podem ser Necessárias
Se a sua sala é grande, você não vai precisar esperar a tinta secar para iniciar a sua segunda camada.
Use um Primer para Proteger a Parede
A maioria dos proprietários não pinta o teto com freqüência. Na verdade, muitas pessoas podem mudar a cor da tinta em suas salas de 3 a 4 vezes antes de realmente repintar o teto. Sujeira, detritos, água ou umidade podem alterar a textura e a cor do teto ao longo do tempo. Por esta razão, é importante aplicar uma camada de primer no teto antes de realmente pintar a cor final. O primer irá prevenir quaisquer falhas no acabamento.
Limpe o Teto Antes
Um teto sujo pode arruinar um trabalho de pintura antes mesmo de começar. Dependendo do tipo de textura ou acabamento que o teto tem e do tipo de projeto arquitetônico, sujeira e detritos podem se acumular em algumas áreas e causar dores de cabeça. Tinta e primer não serão aplicados de forma suave com sujeira. Por isso, deixe o seu teto o mais limpo possível, limpando com um pano úmido antes de pintar. Deixe a umidade para secar antes de aplicar a tinta ou o primer se for usar.