?> Trabalhar Como Corretor de Imóveis | Imóveis Cultura Mix

Como Trabalhar Como Corretor de Imóveis

O Brasil está passando por um grande momento no setor da construção civil e do setor imobiliário. As grandes capitais estão vendo aparecer novos prédios a cada dia e muita gente, graças a acelerada na economia, está podendo realizar o sonho da casa própria. São mais prédios para serem vendidos e a boa notícia, mais pessoas interessadas e comprando novos imóveis. E nesse meio entre construtora e comprador, tem um profissional que pode ter uma grande oportunidade de ganhar dinheiro, o corretor de imóveis.

O Que é um Corretor de Imóveis

O corretor de imóveis, também chamado em alguns lugares de corretor imobiliário, é a pessoa que fará a ponte entre a construtora e o interessado em comprar determinado imóvel, seja ele, urbano, rural, comercial, na planta (ainda construindo) ou usado. Cabe a esse profissional, selecionar imóveis que atendam as exigências do seu cliente, no caso o comprador, levá-lo para visitar e depois se disponibilizar na negociação entre proprietário e interessado na compra.

O bom corretor de imóvel é aquele que conhece bem a exigência do cliente, sabe todas as informações do que está oferecendo e principalmente, é sincero com ambas as partes.

Como ser um Corretor de Imóveis

Não pense que é só ir se apresentando para um dono de imóvel e se propondo para vendê-lo, o corretor de imóveis precisa ter um credenciamento junto a CRECI, que é o Conselho Ergional de Corretores de Imóveis. Essa é a forma legal de exercer a profissão.

Outro modo de fazer o corretor de imóveis de forma legal é concluindo o curso de Ciências Imobiliárias, que dura 4 anos, mas poucas universidades oferecem a formação, pela baixa procura. A maioria dos interessados em exercer a função de corretor de imóveis, preferem seguir as orientações do CRECI.

Ainda existe uma terceira opção, um curso de dois anos chamado de Gestão Imobiliária, cuja a pessoa se especializa em Técnico em Transações Imobilárias. E por último, o interessado em intermediar a venda de imóveis pode tentar o Exame de Proficiência, que uma vez superado, permite a exercer a profissão e ainda, abrir a própria agência imobiliária.

Quais as Principais Características que Precisa ter um Corretor de Imóveis para ter Sucesso

  • Para começar, um corretor de imóveis precisa gostar do que faz e não usar o trabalho como um meio de ganhar muito dinheiro em pouco tempo e passageiro. Assim, como em outras profissões, é necessário dedicar-se.
  • Segundo lugar, o corretor de móveis é antes de qualquer coisa um bom vendedor, e por isso, precisa ter jogo de cintura, carisma e saber ser simpático, gentil e educado, mas também saber dizer não, quando for necessário.
  • O corretor de imóveis precisa ter paciência e ser muito observador. Quando leva uma pessoa para ver o primeiro imóvel deve observar quais foram as reações do cliente, é um modo de saber melhor o que mostrar e o que não mostrar na segunda vez.
  • O bom corretor de imóveis precisa ser sincero com o cliente, assim como com o proprietário. Tentar enganar um ou outro para fazer à venda, além de não ser correto, irá causar problemas futuros. Lembre-se que o boca a boca é a melhor publicidade.

Veja Como Trabalha o Corretor de Imóveis, as suas Principais Atividades:

  • O corretor de imóveis pode trabalhar fazendo as seguintes atividades: organizando a locação, a permuta, a compra, a venda e também a reunião de todos os documentos que serão necessários para fechar o negócio e a incorporação do imóvel.
  • O corretor de imóveis deverá selecionar de acordo com o que foi pedido pelo cliente, imóveis que possam interessar a ele, e levá-lo para conhecê-los.
  • Ele pode ajudar ainda mais o cliente quando consegue explicar e mostrar o que existe na vizinhança do imóvel que está sendo vendido.
  • O corretor de imóvel fará toda a intermediação entre vendedor e comprador, e tem por obrigação, analisar se toda a documentação está correta de ambos os lados. Em casos de imóveis novos, se os documentos estão dentro das normas e de imóveis velhos, se tudo o que deveria ter sido pago por quem quer vender está em dia.
  • O corretor de imóveis pode trabalhar direto para as construtoras, onde é muito comum vender os apartamentos ainda na planta, também pode exercer a função nos cartórios de registros de imóveis (onde é necessário conhecer toda a lista de documentos para transação imobiliária e ele conhece), nas empresas imobiliárias, nos leilões para empresas judiciárias, nos consórcios imobiliários, no planejamento imobilário, em empresas de loteamento, entre outros.

Sobre o Salário de Um Corretor de Imóveis

É muito difícil prever quanto ganha um corretor de imóveis, porque existe uma série de fatores que faz com que o salário desses profissionais tenha uma grande diferença entre um e outro. O primeiro ponto importante é saber que o corretor de imóveis não tem um salário fixo, ele ganha comissão sobre o que vende ou aluga. O que significa que quanto mais caro for o imóvel que ele vende mais ele ganha e quanto mais barato, menos ele ganha.

O valor percentual pago para um corretor de imóvel varia muito, mas em média, o valor da comissão é calculado da seguinte forma: quando se trata de uma venda judicial o profissional ganhar 5% se for um imóvel urbano e se tratar de um imóvel rural o valor pode variar entre 6% e 8%. Já os imóveis industriais podem render a um profissional de 6% a 8%.

Com o crescimento do número de imóveis disponíveis para venda e a grande quantidade de pessoas que estão comprando, sem falar o alto valor que são cobrados por eles, o valor percentual de salário do corretor vem sendo muito negociado. Algumas construtoras, por exemplo, chegam a oferecer um valor inferior a 2% para os corretores que estão começando e não superam os 4% para os mais antigos. Em outros casos, é comum que sejam criadas equipes e que o corretor, aquele que vende, seja obrigado a dividir parte da sua comissão com o gerente do grupo, que ganha em cima das vendas totais de todos os profissionais que fazem parte da sua equipe.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *