?> Ciladas ao Comprar um Imóvel | Imóveis Cultura Mix

Ciladas ao Comprar um Imóvel

Por ser um alto investimento, comprar um imóvel exige mais que cuidados simples. É preciso de uma boa avaliação, entender do assunto e ter muita calma para não fazer um investimento errado e ficar até mesmo devendo, caso de um financiamento. Para quem quer evitar riscos, confira algumas dicas a seguir.

Antes de fechar a compra, todo cuidado é pouco. Muitas pessoas caem em ciladas ao comprar o imóvel dos sonhos por pequenos deslizes, que podem ser até mesmo falta de atenção aos detalhes. Para que este não seja o seu caso, temos algumas dicas a seguir a serem levadas em conta ao comprar uma casa, apartamento, flat ou escritório.

O Endereço em Relação ao Endereço Comercial é de Extrema Importância

Casa linda, em boas condições e muito barata? O péssimo endereço pode ser um dos motivos. A localização com relação aos centros comerciais é o primeiro ponto a ser levado em consideração. Você não tem carro? Então quanto terá que andar para suprir a sua dispensa de alimentos e de produtos de limpeza? Alguns bairros de subúrbio com mercado local pode ser uma boa pedida, mas observe o quanto é preciso se locomover para fazer compras ou ter acesso a serviços essenciais.

Ainda em relação ao endereço, observe a relação do transporte público em relação a ele, caso precise do serviço. É ruim para pegar ônibus? É muito distante de tudo o que você precisa? Pequenos detalhes podem ser levados em consideração apenas depois, aumentando seu período de chegada ao trabalho em mais de uma hora, tornando o investimento um péssimo empreendimento para a sua rotina diária, caso não haja condições de comprar e manter um carro.

Considere os Serviços Públicos Básicos da Região

Observe ainda a estrutura urbana oferecida pela prefeitura local e se há chances de melhoramento em um curto espaço de tempo. Você pode amar o endereço e a casa, mas se as ruas não possuem fácil acesso, há esgoto a seu aberto e outros serviços básicos em falta, considere procurar um endereço melhor para morar ou investir.

Mas atenção: bairros ainda em urbanização são uma boa fonte de investimento. Cidades em constante melhoria e com serviços públicos em obras como calçamento e semelhantes podem ser uma boa opção de compra pensando no futuro. Vale a pena investir em algo que, depois de melhorias no bairro, a casa de R$ 50 mil comece a valer R$ 200, mesmo a longo prazo.

Confira se há Falta de Segurança no Endereço

Criminalidade é um fator importante para quem compra um imóvel, em especial se a pessoa trabalha muito. Se você passa muito tempo fora de cara, observe em jornais e revistas a quantidade de arrombamentos ou assaltos a mão armada na região e veja se é mesmo um local seguro para comprar. Não adianta investir baixo se não há perspectiva de melhora tanto na estrutura urbana como na segurança.

Gastos Demais com Reforma? Avalie se Vale a Pena Mesmo!

Imóveis com baixo preço mas boa localização e espaço costumam custar menos e se tornar um bom investimento, mas é preciso somar ao valor os gastos com reformas para tornar o lugar habitável ou alugável. Se este é seu caso, pense duas vezes antes de fazer um alto investimento.

Na duvida, uma boa pedida é trazer um empreiteiro para avaliar o espaço e o valor da obra, bem como todas as melhorias necessárias. Dependendo do valor, some ao custo do imóvel e você terá o valor real da compra. Nem sempre vale a pena se a localidade não estiver em valorização ou se os valores de alugueis locais forem muito baixos. Você pode passar mais de 20 anos para recuperar o investido, chegando a nem desfrutar do seu investimento em vida.

Imóveis com Contas a Pagar Podem ser um Grande Problema

Um dos indícios fortes de que o imóvel não é uma boa oportunidade de compra é quando o valor é baixo demais. Isso pode ser sinal de débitos altos, tornando a sua compra inviável ou bem mais cara do que o bom negócio que aparentava ser. Para saber se este é seu caso, avalie as contas de água, luz, IPTU e condomínio se for o caso. Caso não esteja em dia, você pode pedir mais descontos, ou vai ficar sem os serviços básicos.

Imóveis na Planta: o Barato Pode Sair Caro

A grande tentação do mercado imobiliário são os imóveis na planta. O valor baixo pela confiabilidade na empresa acaba por ser uma grande tentação de investimento. Mas para este tipo de compra, os cuidados devem ser redobrados. Lembre-se: você não está vendo   o produto que está pagando por ele, e isso pode ser uma porta aberta para diversos tipos de falcatruas de espertos no mercado de investimentos.

O primeiro ponto a se avaliar é analisar o currículo da construtora. Há processos em outras cidades ou Estados de não entrega do imóvel ou atrasos considerados excessivos? Isso pode ser avaliado de diversas formas. Uma delas é buscando na web alguns relatos e comentários, que costumam ser bem sinceros sobre o problema. Procure pelo nome e números de cadastro nos órgãos competentes e veja se a empresa sofreu algum protesto pela não entrega do imóvel ou se entregou em condições diferentes do combinado em contrato.

Também avalie os dados da negociação em contrato. Não adianta você combinar via palavra falada com o corretor, pois não vale nada diante de um contrato assinado informando que você concordou com todas as condições impostas. Por isso avalie com cuidado a sua transação comercial considerada perfeita e jamais tenha pressa para assinar um contrato de compra de imóvel  que não é algo nem pequeno e nem simples.

Peça para levar para casa e não ache um exagero pedir para um advogado avaliar se é tudo válido e as regras estão de acordo com o contrato padrão de compra de imóvel. Cuidados essenciais são importantes para garantir que não haverá problemas e você vai receber um imóvel como planejou.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *