Algumas técnicas culinárias com certeza impressionam até mesmo aqueles que não são muito fãs de gastronomia. Uma delas é a que vemos nos restaurantes ou na televisão quando profissionais estão cozinhando calmamente um determinado alimento, de repente, a panela pega fogo! Mas tudo controlado e sem riscos: é a arte de flambar alimentos.
O Que é a Flambagem De Alimentos
Não é simplesmente que o cozinheiro quer mostrar que ele é bom(mesmo que tenha que ser para flambar um alimento), mas é preciso bastante prática para fazer isso de forma correta sem se machucar, pois o fogo é alto e um cozinheiro não experimente pode se queimar ou deixar as chamas atingirem seus cabelos e roupas de forma simples. A queimação alta deve ser esperada e deve acontecer no momento certo.
Flambar alimentos ou a técnica de flambagem consiste em deixar o alimento pegar fogo mesmo. Isso acontece por dois motivos: visual e pelo sabor mesmo. Com certeza impressiona se você ver um prato pegando fogo na sua frente, não é mesmo? Por isso alguns cozinheiros fazem a flambagem ao lado da mesa, para que o cliente de um bom restaurante sinta a chama e saiba que seu prato não está sendo preparado por qualquer um. É, a culinária tem dessas coisas as vezes. Ou você jamais provou um prato por sua beleza, hein?
Mas o sabor também muda com a flambagem, segundo os especialistas. A técnica deixa o sabor do prato muito mais apurado, interessante, diferente. E ao contrário do que as pessoas pensam, não ganha um sabor de queimado não! É tudo controlado e pode até apurar tanto sabor como aroma dos alimentos.
Como Surgem As Chamas Da Flambagem
A técnica é bem simples de entender, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Uma substâncias que seja altamente comburente (ou seja, pega fogo em altas temperaturas) deve lançar chamas quando aquecida. É por isso que a flambagem só acontece depois que você joga uma substância que tenha álcool. No geral se usa bebidas, mas o mesmo efeito de chamas na panela poderia ser conseguido se você usasse o álcool puro, por exemplo.
Flambar um determinado alimento é feito quando um gastrônomo já experiente coloca alguma bebida alcoólica na panela ou frigideira. Ele deve permitir que ao menos uma parte do fogo se espalhe na chama e sua comida deve pegar fogo. Pode ser feito com uísque, conhaque e rum ou qualquer outra bebida que tenha um teor elevado de álcool. Na reação com a temperatura alta, o álcool irá se dissipar em chamas e ficam apenas os demais ingredientes, por isso o sabor do alimento se altera e fica mais apurado.
No geral as chamas da flambagem são amarelas, mas elas podem mudar de tom de acordo com o tipo de bebida usada. A vodca pode gerar chamas em tom azulado e algumas bebidas destiladas deixam um tom vermelho. A ilusão do tom das chamas também é suscitada pelo tom das panelas, que se forem transparentes mostram o real tom amarelo, mas se forem vermelhas, por exemplo, deixam a impressão que a chama é azul.
O interessante da flambagem é que, por ser uma bebida alcoólica que está causando a combustão, não temos aroma de fogo. O cheiro mau de fumaça geralmente vem da combustão de certos alimentos diretamente com o fogo e não da chama em si, por isso não sentimos qualquer odor com uma panela em chamas com a flambagem. Vemos apenas chamas lindas e brilhantes, convidando a comer mais pela beleza do prato.
Como Fazer a Flambagem Em Alimentos
É preciso tomar alguns cuidados na hora de fazer as chamas no prato. Mesmo ficando bonito e bacana de apreciar, o risco acontece. Um deles é das chamas tocarem na roupa do cozinheiro. É por isso que no geral, tais profissionais quando trabalham com a flambagem mantém uma certa distância, usam colheres de cabos longos e preferem não usar mangas tão longas que possam tocar na chama por acidente.
A flambagem pode ser feita tanto na própria mesa dos clientes de um restaurante como a cozinha, durante o preparo do prato. Mas ela é um dos últimos passos, por isso é preciso
Para colocar a bebida no prato é preciso que o alimento esteja ao menos pré pronto. Isso quer dizer que a flambagem é como se fosse uma das ultimas etapas, sendo apenas a cereja do bolo de sua refeição. Ela acontece apenas nos últimos movimentos do cozimento ou fritura, por isso sem ela o alimento já poderia ser servido.
As formas de colocar a tal bebida para dar a queimada brilhante variam de cozinheiro para cozinheiro. Alguns usam uma concha com o cabo bastante longo para evitar acidentes, colocam bebida alcoólica na concha bem cheia e colocam diretamente no fogo para depois jogar na comida. Outros esperam a comida está bem assada e a panela bem quente e apenas jogam direto da garrafa. A forma varia, mas o resultado é o mesmo.
Uma dica para quem está começando e fazer a combustão em uma concha de alimentos. Para isso você deve encher a concha, colocar em cima do prato e depois jogar um fósforo aceso bem longo. Mas obviamente deve-se esperar a combustão, por isso é importante não ter medo ou soltar a panela quando o fogo ficar alto. Calma é bem importante, ou você vai perder seu prato. Para os principiantes ainda tem mais uma dica: tente colocar a sua panela ou frigideira levemente inclinada em cima de um fogo que esteja bastante alto para que a bebida comece a esquentar.
O Que Fica Bacana De Preparar Com Flambagem
Muitos pratos ficam bacanas com a bebida depois de queimada. Um deles é as framboesas em calda quente, que costumam ser flambadas para serem jogadas em cima de algumas sobremesas. Carnes também ficam extremamente saborosas com esta receita, bem como outras comidas chiques.