O sal é assíduo na rotina alimentar da população mundial e é encontrado em qualquer organismo, o sal é fundamental para a estabilidade dos líquidos corporais e para a passagem dos impulsos nervosos. Antigamente o sal era um ingrediente muito precioso, pois ele era a moeda de troca antes de ser usado com tempero, ele era usado como conservante natural. Mas, hoje somos alertados sobre o transtorno que resulta do uso excessivo do sal, como as doenças renais, os edemas, insuficiência cardíaca e a hipertensão arterial.
O Sal no Nosso Organismo e Nos Alimentos
O organismo tem um sistema que elimina pelos rins o sal excedente, mas toda vez que ingerimos sal demais, ele pode se tornar prejudicial a saúde, segundo a organização mundial de saúde um adulto necessita de 6 gramas por dia, um idoso necessita de 5 grama, saiba que o sal está em todos os alimentos, desde os alimentos naturais até os produtos industrializados, como as bolachas, os queijos, os cereais, os enlatados, e muitos outros, nos rótulos dos alimentos encontramos a quantidade se sódio que contém o alimento mas não fala do sal que ele contém.
Os pediatras recomendam que até os dois anos a criança se alimente de produtos naturais, principalmente do leite materno, pois estes alimentos já possuem sódio suficiente para suprir suas necessidades, e também vai evitar que a criança aprenda a gostar de comida salgada, para as grávidas o controle do consumo do sal é muito importante, pois a pressão arterial alta constitui um grande risco para a mãe e para o bebe.
Evitando o Consumo Exacerbado de Sal
Precisamos de uma reeducação alimentar, e tomar cuidado com o sal. Então quando for ao supermercado procure ler os rótulos e compre os alimentos com menos sódio, compre vegetais e legumes frescos, as frutas frescas têm menos sódio, evite comidas instantâneas, congeladas e os enlatados.
Quando você for cozinhar reduza o sal e os temperos prontos, destaque o sabor de suas receitas com ervas e especiarias, use suco de limão, vinagre ou vinho, ao fazer arroz ou macarrão não coloque sal.
Ao servir seu alimento não coloque o saleiro na mesa, você pode servir pedaços de limão, evite os condimentos comerciais, a mostarda, maionese, catchup, e os molhos prontos. Indo ao restaurante dê preferência as carnes grelhadas ou assadas, evite os churrascos, carnes a milanesa ou com molhos, evite aqueles pratos com molhos feito com queijos amarelos, na salada use molho simples feito com limão, vinagre, azeite e não use sal para temperar sua refeição, utilize somente as ervas.
Substituindo o Sal Pelas Ervas e Outros Temperos
Saiba que com as ervas você vai descobrir sabores inéditos, conheça algumas combinações que você pode saborear.
Com arroz use cominho, cebola, cebolinha, alho, pimenta, já na sopa você pode usar cebola, alho, colorau, salsinha, manjericão, pimenta, orégano. No feijão você pode temperar com folhas de louro, manjericão, alho, salsinha, cebola, cebolinha.
Para as carnes bovinas usamos suco de limão, a salsinha, o alho, a cebola, o vinho, o manjericão, a noz moscada, o louro, pimentas, cebolinhas, o orégano. Para as aves podemos usar pimentas, cebolas, alho, folha de louro, gengibre, a salsinha, cebolinha, o vinagre, suco de limão. Para temperar peixes use suco de limão, alecrim, vinagre, açafrão, pimenta, sálvia, cebolinha, gergelim, salsinha, manjericão, louro, cravo da índia, alho, noz moscada.
Para saladas com hortaliças cozidas podemos usar o louro, o cravo da índia, o gengibre, alho, a cebola, a noz moscada, o orégano, a salsinha, o colorau, a cebolinha, pimenta, saladas cruas usamos manjericão, suco de limão, vinagre, alho, cebola, salsinha, cebolinha, pimentas, pimentão, colorau, alecrim, podemos abusar das ervas em todos os pratos para substituir o sal.
Os Problemas que o Consumo Errado do Sal Pode Trazer
O sal é a principal fonte de sódio que consumimos e se absorvido em excesso pode causar aumento da pressão arterial o que pode levar a ter problemas sérios como a hipertensão, problemas renais, infartos, derrames e muitos outros. Por isso se faz necessário o combate a este vilão, mas sabendo que o sal é benéfico para nosso organismo, o que faz mal é o excesso, para diminuir o sal dos nossos alimentos devemos usar os temperos naturais que dará um novo sabor as nossas receitas e também vai nos manter longe do sal.
O alho e a cebola são guarnições básica de quase todos os alimentos e fazem bem para nossa saúde, a cebola impede a ação de algumas bactérias e dos fungos que prejudicam o organismo e também diminui o risco de trombose e da aterosclerose, o alho ajuda a diminuir a pressão sanguínea e abaixa os níveis do colesterol, os dois juntos ajudam na prevenção de alguns câncer, como o câncer de fígado, da próstata, do estômago, do pulmão.
A Sálvia
É uma erva que é muito saudável e que pode ser usada na substituição do sal no preparo de aves e carnes, ela é um estimulante para digestão, e também é indicada nos casos de falta de apetite, tosses, bronquite, aftas e outras doenças.
O Manjericão
Além de temperar ajuda na digestão, atua no sistema vascular, também combate a gripe e os resfriados, o alecrim combate o vírus da gripe, previne doenças nos rins e dos olhos como à retina e a catarata. A salsa combate as doenças dos rins e do coração.
A Pimenta
É afrodisíaca, previne alguns tipos de câncer, também reduz o colesterol ruim do sangue e acelera o metabolismo. A hortelã e a menta podem ser incluídas na nossa refeição do dia-a-dia, podemos servir no macarrão, nas carnes, lasanhas, essas folhas ajudam na digestão, ajuda nas crises de bronquites, dores, cólicas estomacais e nas gripes e tosses.
O Orégano
Nós o conhecemos das pizzas é uma opção para molhos, as folhas de louro dão alivio a prisão de ventre e as gases.
Você pode preparar seu tempero natural, como o gersal que é um condimento comum na alimentação vegetariana e macrobiótica, é obtido a partir da semente de gergelim tostada com sal marinho, essa mistura contém proteínas, vitamina E, complexo B, fibras, fósforo, cálcio,ferro, magnésio, cobre, lecitina, coloque para tostar 50 grama de gergelim branco com 10 gramas de gergelim preto em fogo baixo, quando eles começar a ficar moreninho coloque 1 colher rasa de sal, coloque a mistura no liquidificador e bata ele fica como uma farofa, prove para ver se o sal foi suficiente.
Nutricionistas e outros especialistas afirmam que em dois meses podemos modificar nosso paladar, e não sentir falta de sal nas refeições.
Abaixo Outras Receitas Para Diminuir o Sal nas Refeições.
Receita 1:
Ingredientes
- 1 xícara de chá de sal grosso;
- 1 xícara de chá de orégano;
- 1 xícara de chá de alecrim;
- 1 xícara de chá de estragão.
Modo de Preparo:
Primeiro passo, lave bem as ervas e seque-as com um pano limpo. A seguir coloque-as juntamente com o sal no liquidificador ou em um processador de alimentos e triture tudo. Guarde a mistura em um recipiente fechado, em local fresco e seco, ela durará bastante tempo.
Receita 2:
Ingredientes
- 10 gramas de alecrim;
- 25 gramas de manjericão;
- 15 gramas de orégano;
- 10 gramas de salsinha e
- 100 gramas de sal marinho.
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e depois guarde em pote de vidro bem fechado. Você deve usar no lugar do sal comum.
Receita de Tempero Caseiro:
Ingredientes
- 1 maço de sálvia;
- 1 alho poro
- Aipo
- 4 cabeças de alho
- 1 cebola
- 1 pimentão vermelho
- Manjericão / Alfavaca
- Hortelã
- Pimenta
- Alecrim
- Manjerona
- Óleo, azeite de oliva ou água para misturar
- 1 xícara de sal.
Modo de Preparo:
Bata o alho com um pouco de óleo, azeite ou água no liquidificador ou processador. Depois vá acrescentando os demais ingredientes, um a um até que a mistura fique completamente homogênea. A seguir acrescente uma xícara de chá de sal para que o tempero seja mais bem conservado. Guarde em um pote que tenha tampa. Utilize sempre em pequena quantidade na hora de preparar suas refeições.