?> Diferentes Tipos de Queijo | Imóveis Cultura Mix

Diferentes Tipos de Queijo

O queijo é um alimento nutritivo feito principalmente a partir do leite de vacas, mas também podem ser fabricado do substrato de outros mamíferos, incluindo ovelhas, cabras, búfalos, renas, camelos e ianques. Cerca de 4000 anos atrás, as pessoas começaram a criar animais e processar o leite. Foi quando o queijo nasceu.

Hoje no mundo existem mais de 594 queijos. Muitos são conhecidos e comuns para a dieta dos brasileiros, como o queijo coalho e o queijo parmesão. Mas outros vão parecer estranhos, mas são bastante apreciados na culinária local. Confira alguns tipos diferentes de queijo e suas peculiaridades.

Queijo Cheddar

Durante a Idade Média, a Inglaterra era o único lugar onde eram feitos os queijos Cheddar. No entanto, muitos países em todo o mundo fabricam este queijo hoje. Qualquer empresa produtora de queijo ou qualquer um dos fabricantes artesanais em qualquer canto do mundo pode rotular o queijo produzido por eles como “Cheddar”.

O Cheddar é o queijo mais amplamente comprado e consumido no mundo é sempre feito a partir de leite de vaca. É um queijo duro e natural que tem uma textura ligeiramente quebradiça. Se devidamente curado e se for muito jovem, a textura é suave. Fica um sabor mais acentuado à medida que amadurece, ao longo de um período de tempo entre 9 a 24 meses.

Com a forma de um tambor de 15 centímetros de diâmetro, o queijo Cheddar tem uma casca natural, encadernado em pano, enquanto sua cor geralmente varia do branco ao amarelo-pálido. No entanto, alguns queijo cheddar podem ter uma cor amarelo-alaranjado adicionada manualmente.

Queijo Manchego

O Manchego é produzido na região de La Mancha de Espanha, que também é o lar de Don Quixote. É feito a partir de leite de ovelha não pasteurizado. É um dos queijos mais populares da Espanha feito de leite de ovelha.

O uso tradicional da erva é uma característica diferencial no queijo Manchego. A versão fazenda é produzida a partir de leite não pasteurizado, enquanto a versão industrial é feita a partir de leite pasteurizado.

A casca não é comestível. Um padrão típico de trigo orelha é pressionado sobre as rodas superior e inferior do queijo. Existem diferenças específicas no Manchego dependendo do seu período de envelhecimento. Ele pode ser semi curado (envelhecido em torno de 3 macio e úmido), curado (com idade de 6 meses, adquire um sabor de caramelo e nozes) e viejo (um ano de envelhecimento, e o interior do queijo adquira uma cor caramelo.

Queijo Camember

Marie Harel criou o queijo Camembert original a partir de leite cru, na Normandia, França, em 1971. Hoje, porém, uma porcentagem muito pequena dos produtores fazem o queijo de leite cru com o mesmo processo que Marie Harel teria usado. Aqueles que produzem queijo utilizando o método de Marie Harel podem legalmente chamar seu queijo de Camembert Normandie.

O queijo Camembert fresco é suave, duro e quebradiço na textura. Quando ainda é novo tem um sabor leitoso e doce. Quando o queijo amadurece ganha uma superfície lisa e uma casca florida branca. Ele tem um sabor rico, amanteigado. A casca branca florida é causada por um fungo branco chamado penicillium candidum. Este queijo é melhor apreciado em seu sabor com um vinho tinto leve.

Queijo Gouda

O gouda  é um queijo holandês nomeado após a cidade de Gouda na Holanda declarar que o fabricou pela primeira vez. É um dos mais populares do mundo, sendo responsável por 50 a 60%  do consumo de queijo do mundo. É um semi-duro famoso pelo seu sabor e com textura suave. Os mercados de Gouda originais são um dos últimos permanentes mercados comerciais queijo na Holanda.

O queijo Gouda é normalmente feito a partir de leite de vaca pasteurizado, embora algumas variedades artesanais usam leite de ovelha ou de cabra para a produção de queijos que vão ser envelhecidos por um longo tempo. O Boerenkaas é uma variedade típica do queijo Gouda não pasteurizado produzido pelos agricultores do leite de vaca pastando nas pastagens naturais, na Holanda.

Existem sete tipos diferentes de queijo Gouda, categorizados dependendo da idade. Graskaas é jovem e pronto para ser consumido dentro de algumas semanas de produção. O overjarig que tem um sabor cheio de sabor, duro, interior de ouro e salgado que lembra um caramelo tem mais de seis meses de envelhecido.

Queijo Parmesão

O queijo parmesão, como é chamado em Inglês, é considerado entre os principais queijos pelos apreciadores. O verdadeiro parmesão tem um disco, textura arenosa e é frutado e com nozes. Queijos que são genéricos ou imitam mas não são iguais podem ter um sabor amargo. É feito de leite de vaca e envelhecido por muito tempo para ter melhor sabor.

Queijo Abondance

Este é um queijo da da região de Haute Savoie da França, na região montanhosa de Rhône. Durante séculos este queijo dourado foi feito em chalés de montanha, perto da fronteira entre a França e a Suíça. Ele é feita exclusivamente a partir de leite não pasteurizado produzido pela raça  de gado Abondance.

O queijo abondance tem um cheiro forte e um sabor frutado intenso, amanteigado e sabor de avelã, com equilíbrio de acidez e doçura, seguido por um sabor persistente. Desenterra um aroma de noz da vegetação em apenas uma fatia o queijo. Firme, mas macia e levemente granulada, a textura do marfim amarelo patê é cremosa e aveludada. Sua casca é lisa com uma cor âmbar mostrando marcas de envelhecimento. Pode ser comido puro ou em saladas.

Queijo Muzzarela

O muçarela é um queijo coalho com origem na Itália. O queijo muçarela tradicional é feito de leite de búfalas arrebanhados em poucos países, como Itália e Bulgária. Mas infelizmente a maioria dos queijos muçarela disponíveis agora são feitos a partir de leite de vaca e seu sabor foi alterado.

Uma especialidade tradicional italiana, o queijo Muçarela não é envelhecido como a maioria dos queijos. É comido fresco e dentro de poucas horas após ser feito. O muzzarella fresco é um dos queijos fácil de fazer em casa usados ao fazer variedade de receitas, incluindo saladas, carnes, frutos do mar e legumes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *