Se você chegasse a um ambiente há uns 20 anos, com certeza iria encontrar paredes em tons mais nudes e quase que imperceptíveis. Era quase que uma lei que as paredes fossem pintadas em cores como o branco, o creme e o gelo, para assim combinarem com todo estilo de móvel e decoração. Com essas paredes você precisava investir mais em quadros e espelhos para dar mais vida ao ambiente e não deixá-lo tão “cansado” visualmente.
Hoje, chegar em um ambiente e encontrar paredes com as mais variadas cores é mais que comum e muitas pessoas já acham incomum as antigas cores usadas em anos passados. Apostar em cores mais vivas e mais alegres para paredes não é mais uma ousadia e sim uma certeza de que você terá um ambiente visualmente mais alegre e que exige menos decoração, já que a cor já leva essa sensação de ambiente decorado.
Assim como eram as paredes, eram os móveis. Todos sempre em tons amadeirados, depois passaram para pastas mais brancas ou pretas e hoje, vamos encontrar móveis, eletrônicos e eletrodomésticos compondo uma casa muito mais colorida e cheia de vida.
Se você gosta de cor, com certeza vai gostar das nossas dicas mais abaixo. Selecionamos alguns momentos e alguns casos onde você pode usar as listras na sua decoração. Estas que estão cada vez mais em uso e cada vez mais, impondo decorações estilizadas e diferentes. Quer apostar em uma inovação para o seu ambiente? Vamos usar e ousar com listras!
Listras nas Paredes
Vamos começar com as paredes porque de fato é o assunto mais comentado no momento quando se fala em estilo para pintura de ambiente. Você pode usar as listras para alongar o ambiente ou até mesmo, para definir um ponto de interesse do seu cômodo. Você pode usar listras na sua parede tanto na vertical, quanto na horizontal que elas farão um efeito muito bonito e diferente.
Mas não é porque você gosta de listras que vai sair pintando as suas paredes sem nenhum fundamento básico. Você precisa ter alguns cuidados antes de começar o seu projeto. Se você precisa colocar luz no seu ambiente, escolha uma cor viva para sua listra e alterne com o branco. Uma boa pedida são as listras amarelas. Caso queira ainda pode jogar uma terceira cor, mas em tom mais neutro como o prata.
http://www.youtube.com/watch?v=drnR4OlbPvk
Listras em tons mais nudes como o rosa, o verde, o azul, o marrom entre outros tons que podem ser usado como uma “transparência” para o branco, deixam o local com a sensação de calmaria. São super indicados para paredes de quartos de criança.
O marrom combinado com o rosa já leva um tom mais chique ao ambiente, mas deve ser pintado apenas em paredes onde o local é mais iluminado e a tonalidade dessas cores, devem ser preferencialmente mais fortes e não mais claras.
Assim como acontece com os tecidos, as listas na vertical alongam o ambiente e focam o visual mais para um determinado ponto que pode ser ou não proposital. Seguindo a mesma regra, as linhas horizontais causam um efeito de comprimento maior do ambiente. Você pode usar listas retas, onduladas ou na diagonal, sendo essas últimas para dar mais movimento ao cômodo.
Cabeceira da Cama
Você pode ousar com listras nas cabeceiras das camas. Hoje você já pode comprar as camas separadas das cabeceiras, então isso deu às pessoas, muito mais mobilidade para fazer a decoração de acordo com o seu gosto. Hoje as listras já são bem utilizadas nessas partes da cama, mas você precisa tomar cuidado. Caso queira apostar nas listras para as cabeceiras de suas camas, evite fazer o mesmo com as paredes a não ser que siga a mesma linha de pintura.
Evite somente desencontros de padrões e de cores para não causar uma poluição visual muito grande.
Espessura
A espessura das suas listras vai depender muito do efeito que você quer dar ao ambiente. Você pode usar as listras mais finas mescladas com listras mais longas ou apenas uma das duas. Com uma boa combinação você leva um charme todo especial ao seu ambiente.
Lembrando que é a espessura das suas listras que vai levar mais ou menos descontração ao ambiente. Como citamos mais acima, listras em tons nudes com o branco levam um certo romantismo ao local, enquanto cores mais vivas levam mais alegria. Você sabendo usar a espessura correta com as cores corretas, dará uma verdadeira tacada de mestre.
Dicas Importantes
- É importante, como citamos mais acima, que você combine as listas com o ambiente. Evite mesclar muitas cores que desencontram com a decoração e principalmente, evite colocar as listas em paredes que você usa muitos quadros ou espelhos. Lembre-se que as listras devem ser já um detalhe, não exigindo muita decoração para a parede.
- Evite usar listras coloridas por traz do espelho, pois podem causar um certo cansaço visual. Evite também colocar na parede que fica atrás da cabeceira da cama ou móveis com estampa florais para não levar a uma poluição visual devido a mesclagem inadequada de estampas.
- Você pode usar listras sem medo no banheiro para alongar mais o ambiente. Use apenas em uma parede e dê preferência às linhas horizontais. O marrom com o branco é uma boa pedida para esses casos
- Você ainda pode usar listras nos seus mobiliários e isso pode ser feito em qualquer ambiente da sua casa, mas evite usar muitas técnicas diferentes no mesmo ambiente. Ou você usa listras nos móveis ou detalhes em paredes.
Como Fazer Paredes Listradas
Fazer uma arte dessas nas suas paredes ou até mesmo nos seus móveis não é tão complicado quanto você pode pensar. As listras podem ser aplicadas sobre qualquer superfície desde que você tenha os materiais e a paciência para isso.
Caso você não se sinta tão confortável para fazer a técnica, você pode pedir auxílio a um pintor de sua confiança, mostrar o tutorial abaixo e pedir que o mesmo repita a técnica.
Veja como pintar sua parede com listras clicando aqui.