?> Dicas de Como Manter a Casa Segura Para Crianças | Imóveis Cultura Mix

Dicas de Como Manter a Casa Segura Para Crianças

Quem tem criança pequena em casa, bem sabe que elas são extremamente curiosas, por isso, acabam sempre enfiando tudo na boca e ainda colocando o dedo em todos os buraquinhos que estão disponíveis. Isso acontece porque o aprendizado delas se dá dessa forma, interagindo fisicamente com todas as coisas que estão a sua volta.

.

Elas gostam particularmente de sentir, explorar e tocar o está ao seu redor. Entretanto, os pais devem estar atentos, já que deixar que elas façam essas descobertas sem um limite pode representar um sério risco.

Grande parte das crianças com idade de cinco anos para menos, não tem nenhuma noção de perigo, e não fazem a menor ideia do que estão fazendo, na verdade e, com isso, acabam sofrendo pequenos acidentes, que podem em casos mais sérios, levar até ao óbito.

Crianças, quando muito pequenas saem bebendo qualquer coisa, são distraídas por qualquer objeto que esteja em movimento, como também ficam encantadas com coisas que emitem luzes e ruídos. Além disso, são capazes de engatinhas por espaços minúsculos, e como ainda não têm um controle efetivo sobre os movimentos do corpo, acabam caindo e escorregando com grande facilidade.

Crianças Seguras em Casa

Crianças Seguras em Casa

Em razão de tudo que foi mencionado, as crianças ficam sujeitas a sofrer afogamento, queimaduras, envenenamento, asfixia e ainda muitas outras situações temerosas. Essa disposição natural para explorar o mundo que as envolve, unida à sua total incapacidade de entender o perigo e, com isso, discernir suas ações, pode acarretar problemas muito graves.    Então, seguem abaixo algumas dicas importantes para impedir que seus filhos, primos, ou sobrinhos sofram acidentes por descuido com a segurança dos mesmos.

Cuidados com a Segurança das Crianças em Casa

  • -Mova montanhas se precisar, mas procure fazer com que sua casa seja o lugar mais segure possível para que uma criança possa estar.
  • -Não deixe de instalar plugues de plástico protetores em todas as tomadas (eles podem ser adquiridos em lojas que vendem material para construção).
  • -Instale telas de proteção em todas as janelas e nunca deixe o sofá encostado em uma parede que tenha janela, senão a criança usará o móvel como trampolim e se jogará.
  • -Caso sua casa tenha escadas, coloque portinholas no começo e no fim da mesma, para que a criança não corra o risco de passar por ali sozinha e cair.Perigos

    Perigos

    Perigos

  • -Coloque barreiras de segurança em lugares que emitem calor, especialmente lareiras.
  • -Coloque travas fortes e seguras em portas de armário que fiquem em lugares baixos. Isso poderá impedir que as crianças se cortem ou sofram intoxicação com a ingestão de remédios  ou produtos de limpeza.
  • -Mantenha as facas e ainda os aparelhos elétricos longe do alcance das crianças e sempre desligados da corrente elétrica, senão, basta apenas um toque delas e o produto se ligará, causando possíveis acidentes.

Mantenha a Segurança

  • -Ao menos de seis em seis meses faça uma inspeção rigorosa no nível de segurança de sua casa, para observar se ela ainda continua protegida. Se possível, não deixe de fora lugares como área de serviço, jardim, e outros lugares que ainda não foram verificados.

Estabeleça os limites

  • -Procure sempre orientar as crianças, sobre os lugares que elas devem ou não entrar, fazendo aquilo que chamamos de reforço positivo. Agindo assim, elas terão uma noção de que determinadas áreas são proibidas.
  • -Quando for estabelecer as regras, opte pelo “faça” isso ou aquilo e não pelo “não faça”. Isso ajudará a criança entender melhor as coisas que podem e aquelas que não podem.
  • -Conforme for passando o tempo, ensine a criança a brincar, mas com muito cuidado, para que ela não se exponha precocemente a situações arriscadas, levando-a a explorar as áreas mais “difíceis” da casa, como jardim, cozinha, entre outros.
  • -É muito importante que haja a proteção, mas tudo com uma dose de explicação e orientação, sem que todos fiquem neuróticos caso a criança entre aqui ou ali. Agindo de maneira tranquila você fará com que a criança se torne também mais tranquila e segura de si, sabendo o que deve ou não fazer.

Itens de segurança de fácil instalação

  • -Compre em lojas especializadas as travas de seguranças. As mesmas podem ser instaladas em gavetas, armários, e outros lugares, para deixar as crianças longe de produtos impróprios, que podem lhe trazer algum risco.
  • -Se tiver lugares perigosos em casa, como escadas ou porões, instale portinholas. Elas impedem que os pequeninos transitem por esses lugares sem que haja um adulto por perto.
  • -Lembre-se também de colocar protetores e fechos em maçanetas, pois eles impedem que as crianças possam entrar sozinhas em quartos e em outros lugares onde possam encontrar coisas perigosas.
  • -Outro item de grande importância são os contentores e molas, que devem ser instalados nas travas de chão e portas, para protegerem as mãos e os dedos das crianças.
  • -Telas de proteção são itens indispensáveis, e garantem a segurança das crianças, por isso, devem ser colocadas em balcões, deques, janelas e plataformas.
  • -Tomadas com tampas e plugues de plástico podem garantir que a criança não tome choques ao enfiar o dedo ou qualquer outro objeto nas tomadas.
  • -Coloque todos os materiais que sejam tóxicos somente em prateleiras altas, que estejam totalmente fora do alcance das crianças. Jamais deixe esses itens em garrafas ou recipientes que já foram usados para guardar alimentos ou bebidas. Produtos que sejam tóxicos para o ser humano devem ter tampas com dispositivo de segurança, para que não sejam facilmente abertas.
  • -Lembre-se que há outros produtos, que podem ser encontrados em casa, que também causam a intoxicação, como as plantas domésticas, já que algumas delas são extremamente venenosas quando mastigadas ou ingeridas. Por isso, devem sempre ser mantidas longe das crianças, e o melhor é que não as tenha em casa. As principais delas são: visco, copo-de leite, filodendro, loureiro, comigo-ninguém-pode, Azaléia, ruibarbo, rododendro, e também os galhos de cereja.

.

Somente para alertar a pais ou responsáveis, que tenham crianças em casa, os acidentes domésticos estão no topo da lista dos causadores de mortes e lesões de crianças com até 5 anos de idade. Grande parte desses acidentes, pasmem, ocorre mesmo dentro de casa ou, no máximo, nos arredores da mesma. Por isso, todos podem ser evitados se foram tomadas as devidas providências de segurança.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *