?> Forro Isolante Térmico | Imóveis Cultura Mix

Forro Isolante Térmico: Dicas e Informações

Quando falamos de forro, estamos nos referindo ao material que colocado entre as telhas e o ambiente interno, cuja função é ajudar no controle de temperaturas, no isolamento de poeiras e umidade, além do ambiente sonoro, etc. Existem muitas variedades de materiais para este fim, tais como forro de fibra de lã de vidro, fibra de lã de Rocha, silicato de cálcio, fibra cerâmica, poliestireno expandido (isopor), espuma elastomérica, poliuretano pré-moldado, componentes químicos para poliuretano (A e B), polietileno esponjoso, etc. O isolamento térmico pode ser frio ou quente.

Forro Isolante Térmico: Dicas e Informações

Forro Isolante Térmico: Dicas e Informações

  • Para Conseguir Um Maior Isolamento Possível, Que Tipo De Material Isolador é Que Se Deve Utilizar?

A quantidade de isolamento que se incorpora está diretamente relacionada com a resistência térmica do produto incluído, desta forma, o que ofereça maior resistência será o mais isolante. A resistência térmica de um produto depende da espessura e da natureza do isolante, pelo que interessa utilizar os produtos com menor condutividade térmica e com a maior espessura possível.

http://www.youtube.com/watch?v=ZPL4_WFB-V8

Podemos Descrever Abaixo Os Isolantes e Sua Faixa De Uso Para Calor/Frio:

Lã de Rocha de – 200 à 750ºC, Lã de Vidro de – 200 à 550ºC, Fibra Cerâmica até 1.400ºC e alguns produtos especificados até 1.600ºC, Silicato de Cálcio até 815ºC, Poliestireno Expandido (Isopor) de – 50 à 80ºC, Poliuretano de 80 à 100ºC (períodos curtos)

Para conseguir um bom isolante térmico, você tem que analisar algumas variáveis do isolante, tais como: qual a temperatura que ele isola? Qual a espessura recomendada? Qual a disponibilidade do isolante no mercado? Qual o custo do isolante – fazer comparações entre os modelos e marcas existentes no mercado

Tendo a temperatura de operação, sabendo qual a temperatura da face fria que se quer (normalmente 60ºC) e analisando-se as variáveis acima, seleciona-se um bom isolante.

Podemos Descrever Abaixo Os Isolantes e Sua Faixa De Uso Para Calor/Frio:

Podemos Descrever Abaixo Os Isolantes e Sua Faixa De Uso Para Calor/Frio:

Outras Funções Do Forro Isolante Térmico:

O forro isolante térmico, além de sua função isolante de temperatura, tem também a função de proteção:

– Protege o madeiramento que sustenta o telhado, da umidade transmitida pelas telhas, evitando sua deterioração;

– Protege a laje ou forro contra infiltrações, evitando queda de rebocos, trincas na pintura e formação de mofos;

– Não propaga o fogo em caso de incêndio ou curto circuito.

  • Conforto Térmico
– Funciona como uma garrafa térmica: é a mais perfeita barreira à passagem do calor e do frio, mantendo o ambiente sempre agradável.

– Reduz até 95% a entrada do calor pelo telhado e nos períodos frios, retém o calor gerado no interior.

– Dependendo do sistema construtivo, obtêm-se um diferencial térmico de até 14º.

Ideia Sustentável para um isolante térmico: Uso da embalagem como isolante térmico ajuda a reduzir a temperatura nos ambientes em até 8º C.

Caixinhas de leite que sempre vão parar no lixo podem ser reaproveitadas e transformadas em isolante térmico alternativo para residências e galpões, reduzindo a temperatura no interior dos imóveis em até 8º C. A utilização das embalagens Tetra Pak pode ser feita de forma artesanal, pelo próprio morador, diminuindo os custos. Outra opção são as telhas feitas de caixas de Tetra Pak recicladas, vendidas com preços até 25% menores do que os materiais concorrentes.

A ideia de reaproveitar as embalagens de forma artesanal virou tema de estudo na Unicamp e resultou no Projeto Forro Vida Longa – uma alusão ao leite Longa Vida. O professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp e coordenador do projeto, Celso Arruda, explica que a proposta partiu do engenheiro Luís Otto Schmutzler, que juntamente com professores da faculdade desenvolveu todo o processo de aproveitamento das caixinhas de Tetra Pak para uso em habitações populares. Arruda afirma que a transformação das embalagens em isolante é simples e pode ser feita por qualquer pessoa.

  • Como fazer: O primeiro passo é abrir totalmente as caixinhas, descolando as emendas e fazendo um corte vertical para que a embalagem fique completamente plana. Em seguida, é feita a limpeza com água, sabão em pó e um pouco de desinfetante. Depois de secas, as embalagens devem ser coladas lado a lado, com cola branca ou de sapateiro, formando uma manta sobre a laje superior da casa, abaixo do telhado.Para o perfeito funcionamento do isolamento térmico, é muito importante que a manta não encoste nas telhas, deixando um espaço mínimo de dois centímetros para a circulação do ar. O professor da Unicamp diz que a manta de Tetra Pak bem aplicada tem o mesmo desempenho dos placas de alumínio (foils) vendidos no mercado, ajudando inclusive na proteção contra goteiras provocadas por falhas no telhado.A explicação está na composição das caixinhas, formadas por 5% de alumínio, 20% de plástico e 75% de papelão. O alumínio reflete mais de 95% do calor, ajudando a diminuir a temperatura interna dos ambientes em até 8º C.Baixo custo
    Para Arruda, as mantas de Tetra Pak são uma boa solução para favelas, habitações populares e galpões, já que a instalação tem custo muito baixo, não exige mão-de-obra qualificada e também não há compromisso com a estética. A ideia, no entanto, tem conquistado um público maior. Recentemente, a solução foi adotada pela arquiteta Consuelo Carleto na construção da nova unidade da fábrica de calçados Pé de Ferro, em Franca (SP). No projeto, as caixinhas foram coladas no seu formato original, sem serem desmontadas antes, para redobrar a proteção térmica nos 200 m2 que cobrem a área administrativa da empresa. “As pessoas trabalham melhor com a temperatura agradável e os gastos com ar-condicionado diminuem bastante.”Sem Ir Para o Lixo
    Ainda há o lado ecológico, já que as embalagens que vão para o lixo levam dezenas de anos para se decompor nos aterros. Para incentivar a reciclagem das caixinhas, a Tetra Pak desenvolveu uma tecnologia para que fabricantes pudessem transformar o alumínio e plástico presente nas embalagens em telhas e chapas planas. A Ibaplac, localizada em Ibaté (SP), produz mensalmente 7 mil peças, entre telhas e placas, utilizando cerca de 100 toneladas de matéria-prima. “São telhas mais leves do que as de fibrocimento, mais duráveis e mais baratas”, afirma o diretor industrial da empresa. Eduardo Gomes.

    Outras oito fábricas espalhadas pelo País fabricam esse tipo de produto. Segundo o diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak, Fernando Von Zuben, mais de 60 mil telhas são fabricadas mensalmente. “Além de garantirem conforto térmico, as telhas custam até 25% menos do que as de amianto ou fibrocimento.” A partir das embalagens, também são fabricados móveis, vassouras e uma série de produtos para casa.

    De acordo com Zuben, 30 mil toneladas de Tetra Pak são reciclados por ano, mas o volume corresponde somente a 20% do total produzido pela empresa. “Todas as embalagens separadas na coleta seletiva são recicladas e ainda existe uma capacidade ociosa de 40% para aumentar a reciclagem”, avisa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *