Tambores de óleo usados podem virar uma simpática mesa lateral, restos de lã, linha e também fita podem dar forma a uma cadeira, sobras de madeira teca utilizadas na indústria de móveis servem para se criar novos revestimentos de parede, até mesmo restos de ossos e chifres de gado podem ser aproveitados como revestimentos de cômodas e mesas na indústria de móveis, e isto acontece desta forma, o lixo de uns poderá muito bem se tornar a riqueza de outros, se tornando em peças que possuem um design arrojado, bonito e moderno.
Exemplos de Móveis Interessantes
O arquiteto Marcelo Rosenbaum que cria obras vendidas no Rio pela Velha Bahia, criou um móvel bastante interessante, o chamado pufe “Rosenbeum”, criado em um formato bastante interessante e diferente que lembram balões de São João, possuem uma estrutura de alumíno revestidos com uma espécie de corda que é feita com garrafas PET recicladas e coloridas. Os mesmos efeitos de cores podem ser vistos nas cadeiras arco íris da designer Natalia Cantarelli, que estão á venda pela Guimar no Rio. Os encostos para o assento e o assento são tramados com restos de lã, linha e também fita, o que faz que cada peça criada que você tiver seja única.
A madeira teca por exemplo é um componente bastante interessante e polivalente. Para que se tenha uma idéia na Indonésia são tirados pedaços de antigas embarcações e se transformam em novos móveis, que são trazidos ao Rio pela loja Stilo Asia. Aqui no Brasil os moveis produzidos a partir do material viram revestimento nas paredes de Mediterrani. Estão em formas de pastilhas e podem ser tanto utilizados em tons naturais como também impermeabilizadas e pintadas de tinta ouro, o revestimento deverá ainda servir para ambientes internos e externos.
Os objetos em madeira ajudam na acústica do espaço e é bastante utilizados em home theathers.
Existe uma série de outros tipos de revestimentos, neste caso são bem diferentes e podem ser aplicados em mesas ou cômodas, são restos de chifres e ossos dos calcanhares de bois abatidos por frigoríficos, os defensores de animais poderão não gostar porém tudo isto sempre foi jogado no lixo e nunca foi utilizado, agora é reaproveitado pela indústria moveleira.
Os revestimentos são manualmente trabalhados por uma série de artesãos, e depois podem se encaixar nos móveis formando um mosaico, os ossos de calcanhares por exemplo, possuem acabamentos off White como por exemplo o das mesas de centro, as peças feitas com chifres possuem mais alternativas de cores, como por exemplo tons de mel, preto e marrom.
Técnicas Aplicadas a Restos de lixo Podem Fazer toda a Diferença
Profissionais do ramo moveleiro de vários lugares do mundo já utilizam inclusive a reciclagem de materiais eletrônicos aplicados a técnicas de iluminação juntas a criações em resina, formando bancos e mesas de centro com um design bastante interessante e um visual muito delicado, sem parecer que simplesmente é um monte de lixo, você poderá ter móveis diferentes na sua casa, gastando inclusive bem pouco.
Andando pela sua própria casa é possível se encontrar uma série de materiais que podem ser reaproveitados, como caixas de madeira que podem virar peças decorativas onde se pode pendurar fotos, bilhetes e outros vários mimos. Arames velhos foram transformados em enfeites para parede do corredor, e em vez de se utilizar cerâmicas, algumas latas de manteiga vazia poderão alegrar o visual da sua cozinha.
A arte de recriar é uma grande diversão para várias pessoas, muitas delas que modificam tudo o que encontram pela frente, por exemplo, um cepo de cortar carne, que um açougueiro seu amigo jogar fora, poderá ser utilizado, este pedaço de madeira maciça poderá virar uma mesa incrível, destas caríssimas que você encontra apenas em lojas de decoração mais descoladas.
Além disso é possível se construir paredes de garrafas pet, que dão uma sensação visual bastante interessante, trazendo luminosidade para a sala de estar e a cozinha. Até mesmo o próprio jardim fornece elementos que podem se transformar em arte. Uma luminária por exemplo, poderá ser feita de raiz ou galhos que ornamentam as passarelas de um pátio.
Latas de leite em pó ou mesmo achocolatados podem virar luminárias bastante charmosas.
Veja como Fazer
Primeiramente encha as latas de água colocando no freezer até que congelem, evitando as amassar para fazer os furos. Em seguida procure furar com prego e martelo, formando desenhos. Depois disto basta apenas pendurar por aí com arames, escolha uma vela mais gorda e que não tombe facilmente e coloque dentro da lata, fica um visual muito bonito para se utilizar nos pátios.
Pote de sorvete, não serve para nada? Veja o que fazer
Se você acha que os potes de sorvete não servem para nada, primeiramente basta ter uma embalagem legal, uma flor bonita que um arranjo bem interessante está pronto. É possível se criar jacintos nestes potes, que ficam com um visual bastante interessante, plantado em terra com musgos de acabamento.
Se por acaso você achar um manequim na rua, procure o levar para casa e o utilize como porta flores.
Um liquidificador antigo poderá virar um ornamento fashion com plumas coloridas
Potes de sorvete podem se transformar em vasos, é interessante também utilizar garrafas e latinhas.
É possível ainda se criar nichos descolados dispondo de garrafas velhas da mesma cor e vários tamanhos, as de saquê e cerveja são mais interessantes para utilizar, coloque em cada uma uma rosa ou antúrio, ficam muito legal.
Outras dicas Interessantes
Procure escolher uma raiz ou galho que tenha um formato bonito, e procure envolver de ambos os lados com uma folha de papel de seda, em um balde procure misturar duas partes de cola branca para uma parte de água.
Utilizando de um pincel, procure passar a mistura sobre todo o papel por fora, uma todas as extremidades fechando as luminárias, espere secar bem e passe mais uma mão, deixando secar novamente, e passe uma terceira. Procure fazer a instalação elétrica, que é fácil de encontrar pronta em casas de materiais elétricos.
vocês recebem restos de madeira de que forma ? pois tenho para doar e vocês são de SP ?