Quem tem carpetes e tapetes em casa bem sabe da dificuldade que é para se fazer uma limpeza adequada. E esse mesmo problema pode acontecer durante a conservação dos mesmos, para que fiquem sempre higienizados, especialmente aqueles que ficam nos quartos, pois quando não estão limpos acumulam ácaros e bactérias que podem colocar em risco a saúde de toda a família.
Por isso, para saber ao certo como proceder com seus carpetes, basta seguir algumas dicas de especialistas para que ocorra uma melhor conservação dos tapetes e carpetes. Pois, quando sabemos conservá-los, eles ficam sempre bonitos e duram muito mais.
Manter Os Carpetes Limpos
A manutenção dos carpetes e outras peças é essencial para manter a beleza, higiene e a durabilidade dos mesmos. Para essas horas, o aspirador de pó é o principal aliado, no entanto, deve ser usado com pouca frequência, para não retirar a maciez do carpete, e em baixa potência nos tapetes para não danificar os pelos do mesmo.
Além disso, é possível limpá-los bem através do uso de sabão líquido neutro e vinagre branco para segurar a cor e desinfetar. Também é aconselhável usar um pouco de amaciante de roupa para não ressecar os fios, e secar parte a parte o carpete imediatamente após a limpeza, de preferência usando um secador de cabelos, já que se deixar secar naturalmente pode criar mais umidade e causar emoboloramento, todos os cuidados devem ser seguidos para não danificar as fibras.
Outra peça que dá trabalho para limpar é o tapete, então, antes de começar a lavagem dos mesmos, é preciso verificar na etiqueta qual a forma correta de fazê-lo, pois alguns materiais só podem ser lavados a seco, especialmente aqueles feitos de sisal, juta e chenile. Além disso, para uma conservação bem feita o tapete deve ser girado a 180º de seis em seis meses, pois a incidência de luz constante em apenas uma parte acaba deixando a cor disforme.
Dicas Para a Limpeza Dos Carpetes
- Primeiramente é necessário deixar um tapete ou um capacho na entrada da casa, assim todos que forem entrar já começam a limpar os pés antes de pisarem no carpete. Já que para os moradores de casa e familiares vale pedir para deixarem os calçados para fora e caminharem no carpete descalço.
- Compre um potente aspirador de pó e coloque-o para funcionar até três vezes por semana, para tirar o pó do carpete.
- Escove a peça ao menos uma vez por semana, e existe no mercado vassouras próprias para a limpeza de carpete.
- No caso de haverem manchas, limpe o local o mais rápido possível, se for preciso consulte uma lavanderia que seja especializada em limpeza de carpetes.
- Se alguma coisa grudar no carpete raspe o local cuidadosamente com uma colher que o problema já estará resolvido.
- Caso tenha sido derramado algum líquido, o correto é pressionar com um pano seco ou uma toalha de papel, mas não se deve esfregar para não danificar o material. (alguns preferem usar um pano limpo, embebido em vinagre, para retirar as manchas mais difíceis)
- Não faça uso de produtos de limpeza próprios para carpete, pois eles podem liberar resíduos fazerem surgir terríveis manchas.
- Todo carpete, seja do tamanho que for, deve ter sempre uma manutenção aproximada de um ano, para que seja executada uma limpeza de carpete profunda e de nível profissional. Desta forma é possível garantir uma longa vida ao carpete.
Modo De limpeza
- Para manter o ambiente que possua o carpete bem limpo, deve-se passar o aspirador de pó, como já dissemos, porém, tem que ser duas vezes sobre o mesmo ponto. Primeiro ele deve ser passado no sentido contrário da inclinação dos pelos e depois a favor da inclinação.
- Todos os meses, após a retirada de toda a poeira com o aspirador, use um pano umedecido em benzina para limpar melhor. Deixe o local bem arejado para que toda a substância seque mais rapidamente.
- Caso alguém da casa seja alérgico, especialmente as crianças, prefira comprar os carpetes que possuam fibras sintéticas. Mas, da mesma maneira a limpeza deve ser constante, para que seja evitado o acúmulo de poeira.
Remoção De Manchas Nos Carpetes
- Açúcar: se derrubou açúcar, jogue no lugar um pouco de água morna e enxugue logo depois com um pano limpo ou um pedaço de toalha de papel para a absorção;
- Lama: não precisa se descabelar se isso acontecer, basta aplicar sabonete neutro primeiro, e, como segundo passo aplique água morna, deixando por último para enxaguar o local com pano branco úmido e limpo;
- Leite: essa é uma das manchas mais comuns, então, passe água bem morna, e depois aplique um pouco de sabonete neutro e por último enxugue tudo com um pano branco limpo e seco;
- Óleos e gorduras: para essas manchas mais difíceis aplique benzina com um pano e, por último passe água morna retirando o excesso;
- Para piche, tinta e esmalte: retire todo o excesso com uma espátula e aplique a benzina para retirar a mancha;
- Chicletes: passe uma combinação de amoníaco diluído e retire tudo sem dificuldade;
- Graxa de sapato: para acabar com essa mancha também aplique amoníaco diluído e, logo em seguida, uma mistura com água morna, vinagre branco e ainda sabão neutro. Seque tudo depois com um pano branco e limpo;
- Vômito, sangue e urina: para acabar com essas manchas use uma mistura de água morna, com vinagre e sabão neutro, que pode ser detergente e enxugue logo depois com um pano limpo e seco.
- Receita básica de limpeza: para limpar a maioria da manchas use um litro de água morna, e coloque uma colher de sopa de vinagre branco, juntamente com sabão neutro. A partir daí basta passar com um pano sobre o local e depois secar com um pano seco.
Os produtos usados na limpeza do carpete são bastante simples e fáceis de serem encontrados em qualquer supermercado, por isso, não há desculpas para ter carpetes e tapetes sujos.
Seguindo todas essas dicas e recorrendo a elas sempre que for necessário, você terá um carpete bonito, limpo e poderá usá-lo por muito mais tempo, mantendo sua família feliz e saudável.