A decoração de uma residência nem sempre é feita da maneira que se quer, pois algumas vezes falta dinheiro e, em outras, falta mesmo é informação e novas ideias. Quando abrimos as revistas de decoração, vimos ambientes ricamente decorados, nos quais os detalhes é que fazem a máxima diferença, então tentamos reproduzir o mesmo em nossa casa.
Para inovar na decoração da casa, especialmente se levarmos em conta a decoração de casas europeias, podemos observar que ocorre com frequência a mistura de objetos antigos e atuais, porém, tudo na maior harmonia. Não sendo necessário se desfazer de tudo que você tinha e trocar por móveis novos, o ideal é que se faça composições com as duas coisas, ou seja, o novo e o velho.
Adquiriu novas peças de decoração para a casa, misturando antigos móveis de estilo clássico que já tinha, àqueles que foram comprados é a grande tendência e a mais sensata também, principalmente se pensarmos em termos de preservação ao meio ambiente e geração de menos lixo. A mistura deve ficar harmônica e depois de pronta é interessante chamar alguém para ver e ajudar a dar algumas ideias e notar se é preciso mudar alguma coisa no espaço.
Por exemplo, entre a sala de estar e jantar, pode ficar um móvel herdado da avó e uma poltrona moderna, tudo completado com um belo tapete, que até pode ser um grande, para trazer aconchego ao ambiente.
Circulação e Harmonia
Quando entramos em algum ambiente, logo vemos se a pessoa tem ou não talento para organizar os espaços, em casos positivos, os mesmos são bem constituídos e a circulação é perfeita. Nada se apresenta fora do lugar ou até mesmo fora de escala.
Nesses lugares o sofá tem o tamanho certo, assim como todas as demais peças na área social. Já na sala de jantar, as cadeiras de estilo sempre conversam bem com a nova mesa de madeira para quatro ou seis lugares. Enfim, tudo está perfeito. Mas como fazer isso em nossa própria casa?
Além dos móveis a serem usados na decoração, outro item é importante, como a escolha certa das cores e tecidos, que também merece destaque. Tudo deve ficar bem orgânico e neutro, garantindo uma perfeita paz visual nos espaços.
Ainda pensando em estilo, ainda é possível ousar mais em diversas cores, especialmente as das obras de arte, por exemplo, como nos quadros, estátuas, enfim, em todos os objetos. É recomendável que se explore mais as peças decorativas, fugindo sempre do convencional e buscando o diferente e inusitado.
Essa atitude certamente deixará a decoração com ar menos careta e com muito mais personalidade. Além disso, se há muito dinheiro em caixa para gastar com obras de arte, a poção é usar fotos e gravuras de artistas contemporâneos, que podem ser comprado através da internet e em grandes mercados, que dão o mesmo efeito.
Tapetes – Os Coringas da Decoração
A dica da vez é: num ambiente entre duas salas, pode-se colocar uma poltrona, um aparador estreito com portas, e também não poderá faltar um tapete maior, que inclusive também pode servir para melhorar a sala de estar quando trocado. É interessante saber que são os tapetes que definem os limites de uma sala. Então, quanto maior ele for maior a sala parecerá.
Uma opção elegante é colocar um tapete de sizal em outros ambientes, principalmente aqueles de passagem, que deixam tudo muito bonito, e diferente.
Complementos Interessantes
Numa sala de estar, o que não pode faltar é um canto de descanso, com um tapete aconchegante, almofadas e até um baú da vovó, que pode ser usado até como um canto de leitura, e colocado sobre ele um manta acolchoada, para que as pessoas possam se sentar e ficarem bastante acomodadas. Até um pufe pode ser usado, mas em cores e tecidos que combinem com os demais itens da decoração, até um xadrez pode ficar legal.
Incluir novos pontos de iluminação indireta na decoração das salas e no ambiente de passagem, como o abajur em cima de uma mesinha lateral, também é bem vindo. A mesinha pode até ser aquela que você já tinha e resolveu fazer uma patina para deixá-la mais harmoniosa.
Outra dica é colocar uma luminária de piso entre o espelho e uma mesinha de vidro e também um abajur pequeno sobre o aparador da vovó. Isso tudo ajuda a melhorar a iluminação e ao mesmo tempo pode deixar tudo mais aconchegante e iluminado na dose certa.
A Decoração Europeia
Se você folhear uma revista de design, logo poderá observar que a diferença entre o design de interiores que nós brasileiros gostamos é bem diferente daquele que nós vemos em revistas européias. O que causa toda a diferença é um detalhe: os europeus reaproveitam muito mais seus objetos e móveis.
Reaproveitar os objetos não significa ter uma decoração feia, capenga, pois quando se faz um mix de peças novas com usadas e peças mais antigas com as atuais, a decoração ganha muito mais estilo e personalidade. É muito interessante re-decorar os ambientes, reusar as peças, reaproveitar e também reunir. Isso é muito estiloso e ainda ecoconsciente.
Dicas Especiais de decoração: misture peças novas com as usadas; peças com texturas diferentes, cores, idades, formas e diversos tipos de materiais diferentes. Pode parecer estranho, mas dá certo porque isso acrescenta muito mais movimento ao visual do ambiente.
Misturas Interessantes
- Mesa rústica sem pintura com cadeiras em de linhas retas pintadas na cor branca
- Mesa e espelhos antigos feitos em madeira no estilo rústico com cadeiras diversas
- Cozinha branca em estilo clean combinando com mesa em cor diferente e ainda com cadeiras vintage bem coloridas.
- Baú no estilo mala, antigo, usado na função de aparador, com mesa branca de pés cromados, tudo combinando com cadeiras pretas de madeira.
- Mesa de centro já usada, com móveis estofados novos em estilo bem clean.
- Mesa de jantar com banco de madeira, com cadeiras estofadas e poltrona de vime
– Mesa de madeira bem rústica sem pintura, com cadeiras brancas de linhas retas e todas recobertas com couro. - Cama de ferro antiga, com móveis de madeira pintados de branco e com texturas diversas.