Não é difícil imaginar e nem de acreditar que a decoração nas casas brasileiras, assim como em outros setores do Brasil possuem uma influência portuguesa. Depois de tantos anos sendo colônia de Portugal, herdamos muita coisa interessante, que com o passar do tempo ganhou também a identidade do brasileiro.
Você conseguiria imaginar que o calçadão de Ipanema e as toalhas de renda são heranças dos portugueses? Pois é, são e toda essa influência foi contada em um livro, da designer de interiores Maria Lúcia Machado. O título da obra é “Interiores no Brasil: A Influência Portuguesa no Espaço Doméstico”.
Mas, se você não leu o livro, não tem problema, vamos contar aqui um pouco da decoração portuguesa, dessa influência sobre o gosto brasileiro, ou melhor, essa mistura de tendências.
A decoração portuguesa, como não poderia ser diferente, tem raízes no passado brasileiro. Os primeiros traços podem ser observados na época colonial e em sequência, na neocolonial e na modernista. É claro, que existe uma diferença de quando éramos colônia e de quando nos tornamos independentes, neste ponto, acrescentamos a nossa identidade sem perder aquilo de bonito que nos deixaram os portugueses.
Falando mais na prática sobre a decoração portuguesa, começamos destacando os azulejos. Trazidos de Portugal para o Brasil e adotados no nosso cotidiano. Podemos citar ainda: as rendas de bilros, a chita, os tapetes arraiolos, as cerâmicas saramenha (caracterizadas pelo tom amarelo envelhecido) e as pedras portuguesas. Essas últimas ainda decoram as ruas do Centro da cidade do Rio de Janeiro. E tudo isso, continuou fazendo parte da nossa decoração, claro, com um tom repaginado, moderno e com um toque brasileiro. Porque quando falamos de decoração portuguesa estamos nos referindo também a praças, calçadas e ruas. Talvez, uma das coisas que ainda exista em maior quantidade, sem nenhuma alteração, são os pisos e revestimentos de casas mais antigas.
Alguns arquitetos gostam de brincar com esse passado e presente e as pedras portuguesas, por exemplo, deixam o piso e ganham destaque na parede, são usadas como revestimento. Não é difícil encontrar atualmente, um arquiteto que proponha azulejos antigos para dar um toque clássico na casa, criando uma decoração com estilo português. Aliás, os azulejos que chegaram entre 1620 e 1640 no Brasil, que eram na sua maioria usadas em construções religiosas, se encontrados, são verdadeiras relíquias. O que não quer dizer que o clima de Portugal não possa ser criado com revestimentos que façam referência a aquela época.
Na verdade, os azulejos entraram na decoração doméstica somente no século 18.
Deixando o azulejo de lado e falando um pouco de cor, colorido, a chita também é uma forte influência dos portugueses, apesar de ser originária da Índia, no nosso país chegou de Portugal. E era usada pelos nossos colonizadores na decoração. Recentemente, o arquiteto Marcelo Rosenbaum propôs uma linha de aparelho de jantar e chá com inspiração na estampa. É um bom modo de incluir a decoração portuguesa dentro de um estilo mais moderno.
Ainda falando de cores, o azul e o branco, assim como o verde e o vermelho representam bem essa ideia da decoração portuguesa.
Falando de texturas e tecidos, se você está pensando em montar uma decoração portuguesa, não poderão faltar às peças em renda. Isso mesmo, elas chegaram ao Brasil em 1808 trazidas pelos nossos colonizadores, no início eram restritas ao uso somente da realeza. Agora, você pode abusar desse item na sua decoração, com colchas, toalhas e acabamentos de cortinas e até de outros objetos. Aliás, essa dica vale também para quem quer fazer uma decoração com um toque de Brasil. O chique quando o artesanato brasileiro fica ainda mais chique. É uma aposta de decoradores ousadas e antenados nas tendências mundiais. Sem falar, que é sempre bom valorizar a cultura do nosso país. Então, pensou em uma decoração portuguesa, compre peças em renda e valorize ainda mais o seu ambiente.
A decoração portuguesa privilegia espaços amplos e arejados, essa foi uma das tantas influências de Portugal sob o Brasil. Assim, como a ideia de aproximar o banheiro do quarto de dormir, se trata de uma característica que herdamos desse povo. Então, se a sua casa vai seguir esse estilo, nada de móveis grandes demais e pouco espaço de circulação. Faça o seu projeto priorizando a área de “respiro”, é necessário ter a sensação de amplitude, mesmo quando se trata de um espaço reduzido.
Falando da decoração portuguesa com um toque de modernidade, e isso serve para quem possui um grande espaço, o banheiro merece uma atenção especial. Os decoradores que fazem a proposta desse estilo de decoração, quando podem, criam no banheiro um verdadeiro SPA. Esse é um conceito novo de decoração portuguesa, sempre, se você observar, ligado no conceito antigo, de amplitude. Neste caso, os espelhos continuam sendo um grande trunfo para criar a sensação de um espaço maior, quando necessário.
Apesar desse conceito de espaço amplo e arejado ser muito forte na decoração portuguesa, quem possui menos metros quadrados do que gostaria, também pode adotar o estilo. Com um pouco de organização e com as medidas exatas é possível obter todos os móveis necessários e criar ambientes “amplos”, pelo menos que transmitam essa sensação.
A decoração portuguesa está longe de ter um conceito minimalista, pelo contrário, para realiza-la, peças antigas são essenciais para criar o clima português. As cores estão presentes, mas em tonalidades mais fechadas e as peças de decoração são fundamentais. São os pequenos detalhes que farão com que a mensagem que você quer passar seja transmitida.
Normalmente, quando, digamos, o tema escolhido é o da decoração portuguesa, é necessário adotá-lo em toda a casa ou se a ideia é decorar somente um ambiente, o melhor é escolher a varanda ou a cozinha, os demais, deixariam o projeto pela metade.
Uma última dica, para dar somente um toque de decoração portuguesa na sua casa, adote simplesmente as pedras portuguesas. As características rústicas e irregulares delas dão um efeito estético incomparável para qualquer ambiente. Normalmente, elas são encontradas nas cores branca e preta, mas existem também, nos tons: bege, marrom, vermelho e amarelo.