Os pisos de cerâmica são os mais comuns em todas as casas e ainda os mais práticos de limpar, sem mencionar que podem ser encontrados em diversas tonalidades, desenhos e tamanhos, com beleza indiscutível. Geralmente eles são usados em todas as residências, desde a área até os quartos, especialmente por serem mais baratos que os pisos laminados ou de mesmo de madeira.
Vantagens Dos Pisos Cerâmicos
Uma das principais vantagens do piso cerâmico está na grande variedade de cores, tamanhos e padrões, além da grande durabilidade e principalmente facilidade de higienização, não requerendo muita prática e nem habilidade para fazer um serviço muito bom.
Há dois tipos de piso, os foscos e os brilhantes, que são melhores por serem a prova de mancha, já os foscos requerem um cuidado maior na limpeza, já que mancham com maior facilidade.
Apesar de serem lindos, fáceis de cuidar e terem um preço acessível, também precisam dos cuidados certos para se manterem sempre muito bem apresentáveis. Então, logo abaixo daremos dicas imperdíveis de como limpar os pisos de cerâmica, azulejos e ainda outros tipos de material.
Limpeza e Cuidados Com Os Pisos e Azulejos
- – muito cuidado ao arrastar móveis e cadeiras, pois este procedimento pode lascar seu piso, tornando-o todo feito e marcado. Ainda deve tomar cuidado com objetos pontiagudos derrubados no piso, especialmente as facas, que podem também riscá-lo, seja ele de cerâmica ou qualquer outro, como madeira.
- – Durante a limpeza, não utilize limpadores abrasivos, eles podem riscas a superfície de seu piso.
- – Nunca limpe o piso de cerâmica fosca com ácidos, abrasivo ou sabão forte, isso pode danificar toda a superfície de seu piso.
Limpeza De Piso Cerâmico
- – Para limpar os pisos cerâmicos com praticidade e eficiência, basta passar um esfregão ou pano úmido com um limpador multiuso, da marca que você achar melhor. Lembrando que a maioria dos limpadores multiuso dispensa o enxague do local.
- – Caso vá utilizar desinfetantes na limpeza, opte por diluí-los em água, não jogue diretamente no piso.
- – Se o piso estiver muito engordurado, especialmente na cozinha ou área de churrasqueira, utilize sempre detergente neutro líquido, diluído em água, esfregando com uma vassoura ou escovinha, depois passe um pano úmido somente com água para tirar o excesso de sabão, e, caso seja uma superfície de fácil escoamento de água, pode jogar para lavar melhor.
- – Sempre depois de limpar o piso, seque-o com a ajuda de um pano macio para evitar que ocorra algum acidente.
- – Já para fazer as paredes e bancadas que sejam de cerâmica brilhar com mais intensidade depois de limpas, basta passar um pouco de cera automotiva nelas e lustrar depois de passado alguns minutos.
- – Nunca passe cera em pisos cerâmicos, é um risco muito grande, pois a maioria deles fica extremamente escorregadio.
- – Ao menos uma vez por ano remova toda a cera acumulado em seu piso de cerâmica fosco, para que a cera não fique velha e torne a superfície feia. Depois de remover tudo, encere-o novamente, de preferência com cera incolor.
- – Em todas as vezes que for fazer a limpeza do piso, passe logo em seguida um pano umedecido com água e álcool, que deixarão um brilho maior no mesmo e farão com que ele seque rapidamente.
Dicas Interessantes
- – Para limpar azulejos, os procedimentos utilizados são os mesmos que os do piso cerâmico, ou seja, com limpador multiuso e detergente neutro.
- – Se seu piso de cerâmica estiver cheio de manchas de ferrugem ou pintura, remova todas elas usando uma mistura de água sanitária e saponáceo.
- – Caso o piso esteja manchado de sangue, utilize detergente líquido neutro com água quente para remover e depois passe uma pouco de água oxigenada para retirar o que sobrou da mancha.
- – É necessária uma manutenção periódica nos azulejos, evitando que haja uma grande proliferação de limo, bactérias, manchas ou sujeiras.
- – Para limpeza do dia a dia, é recomendável utilizar um pano limpo ou esponja com sabão neutro, multiuso, evitando a utilização de produtos ácidos ou abrasivos ou ainda, escovas de aço, aparelhos como vaporeto, ou outros, já que podem danificar e remover o esmalte das peças, sem mencionar que muitos deles retiram o rejunte dos azulejos.
- – Para uma limpeza mais eficiente, utilize sempre produtos específicos para cada tipo de superfície a ser limpa, pois há produtos desenvolvidos especificamente para cada uma delas.
- – Em geral o uso de detergente neutro e ceras próprias para pisos ou azulejos ajudam muito no trabalho.
- – Preste atenção nos rótulos dos produtos para utilizá-los de forma correta. Por exemplo, o cloro é um produto mais indicado para retirar a gordura das superfícies, já os produtos que contém em sua base álcool e amônia são excelentes para a limpeza mais pesada.
- – A água morna juntamente com o vinagre ou com suco de limão funciona muito bem no clareamento de rejuntes que possuem amarelamento.
- – Se o rejunte de seu azulejo estiver demasiadamente encardido, utilize uma solução de ácido muriático e água para fazer a limpeza e diminuir as manchas.
- – Somente a título de lembrança, os mármores e pedras não suportam a aplicação dos produtos acima mencionados. Por isso, a manutenção da limpeza dessas superfícies deve ser efetuada regularmente com produtos simples, como sabão neutro.
A Conservação Dos Pisos
Pisos Cerâmicos – A limpeza dessas superfícies deve ser feita com sabão neutro e água.
Pisos Porcelanatos – A limpeza também deve ser feita com sabão e água, mas como o material é poroso e fácil de manchar, é recomendável limpar toda e qualquer sujeira tão logo ela surja no piso.
Pastilhas – Assim como os demais pisos, a limpeza pode ser feita com sabão e água. Desaconselha-se o uso de buchas e escovas, pois podem causar riscos. Já para tirar a sujeira do rejunte, use uma mistura de ácido muriático e água em partes iguais.
Assoalho de madeira – A melhor maneira de limpar as tábuas do assoalho de madeira é varrê-las com uma vassoura macia, ou ainda usar um bom aspirador de pó, já que a madeira absorve muito a água e por isso incha. Então, a utilização de água dessas superfícies é proibida.