Cozinha integrada corresponde aqueles modelos de cozinha de espaços pequenos, que unem sala e cozinha em um mesmo espaço. Ela pode ser chamada de cozinha americana, mas pode não ser necessariamente este modelo. Pode unir os dois espaços integralmente ou parcialmente, a escolha é do dono. O importante é que tenha o seu estilo e com pequenas dicas você pode deixar sua cozinha do seu jeito e sem gastar muito, caso seja esta a intenção.
A coisa mais importante a lembrar na decoração de uma sala de estar comum a uma cozinha é torná-la visualmente integrada e bacana. Isto irá criar a continuidade e permitir que o olhar flua ao redor da sala e não ter nenhum ponto de ruptura.
Este tipo de quarto é ótimo para fazer festas e se reunir com sua família, amigos e vizinhos para compartilhar os acontecimentos em suas vidas. Muitas vezes, esses espaços conjuntos tendem a ser melhor aproveitados no dia a dia que uma cozinha distante da sala, tornando a vida até mais prática.
Como Projetar a Cozinha Integrada
Siga as regras básicas do projeto de uma cozinha, mas não muito estritamente. Hoje a decoração de interiores anda mais livre quando se fala em disposição de móveis e cores e todas as regras para o design estão cada vez mais liberais, mas há alguns princípios que ainda fazem sentido em um nível prático.
Por exemplo: as melhores cozinhas empregam um triângulo mágico em termos de localização da pia, do fogão e da geladeira. Todos esses três elementos devem estar localizados de forma que a pessoa que for cozinhar deve realizar o menor número de passos entre cada espaço na preparação da refeição.
https://www.youtube.com/watch?v=49ypdJdytsA
Cuidado com a localização da geladeira. Você precisa de pelo menos 24 centímetros de distância para a passagem para quando a porta da geladeira for aberta. Se a porta bate em algo quando você abre ou as pessoas não passam, o melhor é tentar encontrar um local melhor. Caso não seja possível, use o estilo lado a lado: geladeira, fogão e acessórios sempre lado a lado.
Encontrar espaço, se possível, para uma mesa pequena na cozinha é sempre útil, até mesmo em um projeto com espaço pequeno. A regra geral é que você precisa de um mínimo de 30 centímetros de distância do corredor até a mesa para evitar congestionamento do espaço. Teste tamanhos: faça um risco do tamanho da mesa na cozinha no chão e veja se ela vai caber antes de fazer a compra de fato.
Antes de comprar os móveis, planeje bem. Anote as medidas exatas da sua cozinha e sala de estar que serão integradas e coloque em um papel para saber de suas possibilidades. Você pode colocar móveis como fitas no chão e ter uma ideia mais real do que cabe e o que não cabe na sua casa. É preciso na sua decoração ter espaço para circulação, ou vai parecer um local lotado e sem uso. Faça teste dos móveis que planeja e veja se funciona. Olhe fotos com ideias na Internet ou em revistas de decoração.
Cores e Tons dos Móveis
Você possui uma cozinha integrada, então vai ter que pensar nos dois ambientes em conjunto. Logo, use o mesmo tom dos móveis e acessórios para os dois. Se usar móveis pretos, tente manter o tom moderno na cozinha e usando as mesmas cores em armários e prateleiras. Isso cria uma uniformidade visual e facilita a observação, bem como a integração.
Os móveis não precisam ser do mesmo material nos dois ambientes, mas ao menos precisam ser uniformes. Isso quer dizer que se você usar geladeira e fogão em inox, deve usar vasos ou cadeiras em metal na sala de estar para seguir o padrão. Se usar madeira na sala crua, use o mesmo nos armários embaixo e em cima da pia. Este é o grande segredo de uma boa decoração de uma cozinha integrada.
Escolha um esquema de cores para cada espaço com pelo menos uma cor em comum. A cor das paredes será seu truque para diferenciar os espaços ao mesmo tempo que estão juntos fisicamente. Exemplo: se usar azul na cozinha, pode usar azul claro na sala. O branco é o único tom que pode ficar nos dois ambientes. Neste caso os móveis é que vão diferenciar com sua disposição no ambiente.
Uma outra dica é usar uma parede colorida. Escolha uma cor neutra para todas as paredes e pinte uma parede mais escura em cada espaço com uma cor diferente. Ou pinte cada espaço com tons diferentes mesmo, mas que se complementam como ensinamos acima.
Integração de Sala e Cozinha
Localize sua sala em uma posição que seja confortável em sua visão da cozinha. Tente fugir um pouco para o lado da entrada principal da cozinha mas fique próximo para reduzir a necessidade de transportar alimentos quentes muito longe do fogão à mesa, caso use uma.
Ao mesmo tempo projete sua cozinha com uma boa vista, através de uma janela para o exterior ou sala de estar. O cozinheiro deve ser capaz de interagir com outras pessoas durante a preparação de uma refeição e ao mesmo tempo deixe espaço reservados, que as pessoas entendam que são espaços separados com uma simples visualização.
Pense em soluções práticas para o uso de cozinha e sala de jantar durante as refeições: ninguém quer olhar para uma cozinha bagunçada durante a hora do jantar. Isso pode ser difícil em projetos de cozinha integrada, por isso você pode usar artimanhas como banquetas e um balcão para mesa americana que vai cortar um pouco sua visualização.
Pendure nas paredes para sua decoração de cozinha itens que se relacionam diretamente ao espaço imediatamente abaixo da arte. Se o amarelo é a cor de parede comum na sala e cozinha, escolha quadros ou objetos com tom amarelo mas temáticos. Exemplo: quadros com fotos de pratos e alimentos para cozinha mas artes de paisagens para a sala. O importante é manter o tom uniforme.
Os acessórios são o grande segredo. Escolha acessórios para os dois espaços que se complementam em estilo também. Podem ser plantas de interior, vasos, velas, tapetes, almofadas e coisas para colocar penduradas em comum, que você goste e tenham o mesmo tom. Nada de itens muito modernos na sala e algo mais retrô na cozinha, não combinam.