Não é nada fácil deixar livros e papéis organizados, principalmente os papéis, que, quando espalhados, podem se perder facilmente. O que mais complica na organização dos papéis é que na maioria dos casos, são documentos importantes que precisam ficar armazenados por um período muito longo.
E quem nunca ficou em casa, desesperado, procurando um documento importante ou uma nota fiscal sem saber onde colocou? Sem falar nas inúmeras faturas de cartões de crédito, de lojas, de plano de saúde, de água, luz, condomínio, etc, etc e etc… Se não tivermos um lugar certo ou não organizamos de maneira adequada, vai ser sempre um corre- corre quando precisarmos desses documentos.
-
Organizando Os Papéis
– O primeiro passo para organizar a papelada é separar por assuntos: contas, documentos pessoais, comprovantes, declaração de Imposto de Renda e assim por diante. Uma dica é usar pastas de cores diferentes para guardar os documentos. Identifique cada uma delas com etiquetas, você pode ter, por exemplo, uma pasta de “contas a pagar”, outra de “contas pagas” e uma destinada apenas para “documentos pessoais”.
– Se as pastas tiverem divisórias, aproveite para ser mais específico e crie categorias para cada documento. A pasta “contas pagas” pode ser dividida em água, luz, cartão de crédito, condomínio, telefone, mensalidade escolar, plano de saúde, etc. Outra sugestão para as pastas com divisórias é arquivar, principalmente as contas, separando por mês. – Ascontas pagas são colocadas dentro de uma gaveta. Quando o ano termina, separa-se as doze faturas/contas grampeia e coloca uma etiqueta com o ano corrente.
– Saber quanto tempo guardar cada documento é outra dica muito importante. Os recibos de aluguel, extratos bancários e contas de água devem ser guardados por cinco anos, o mesmo vale para IPTU e Imposto de Renda. Já multas, contas de energia elétrica, telefone e cartão de crédito precisam ser retidas por pelo menos dois anos, pois podem ser requeridas pelas prestadoras de serviço caso você precise fazer alguma reclamação, solicitar alguma revisão ou alteração. Para documentos referentes ao licenciamento e o seguro obrigatório do automóvel, o tempo é menor, pelo menos um ano. Papéis de seguros de vida, do carro ou da casa, testamento e inventário da casa podem ser eliminados depois da renovação ou atualização. No caso das notas fiscais de compras de valor alto, notas de produtos eletrônicos, contratos de assistência técnica ou garantia e do documento do carro, o correto é manter estes documentos bem guardados até que os itens sejam vendidos, doados ou percam a utilidade.
Depois de tudo separado e organizado, encontre um lugar para guardar os documentos em casa. Pode ser uma gaveta, um canto da escrivaninha, uma divisória do armário ou usando caixas organizadoras. O importante é não descuidar da organização, mantendo a papelada sempre em ordem e as pastas em local de fácil acesso para não perder tempo quanto precisar de um documento. É importante que no final de cada ano você revise as pastas e verifique as datas; os documentos que já atingiram o prazo específico, de acordo com as dicas acima, já poderão ser descartados.
-
Organizando Os Livros
Listamos 10 Dicas Infalíveis Para Você Deixar Os Seus Livros Organizados, De Forma Alegre, Inteligente e Requintada:
- Os livros podem estar agrupados por gênero (romances policiais, literatura latino-americana, matemática, física, química, etc), por autor ou por ordem alfabética (de nome ou de título). Mas você precisa descobrir como se sente melhor para procurar e encontrar sem demora os seus livros. A dificuldade na arrumação também pode aparecer quando os títulos forem variados. Para resolver o problema, nada melhor do que classificar por obras literárias ou não.
- Livros de arte, como fotografia, dão volume e são sempre um prazer ao alcance dos olhos. Dê movimento à sua estante escolhendo alguns deles para deixar com a capa à mostra;
- Livros com a capa danificada pedem encadernação nova – menos que se trate de uma raridade. Há quem encape vários livros com papel de uma mesma cor para dar a estante um aspecto mais organizado. Mas os verdadeiros amantes de livro ficam de cabelo em pé ao ouvir isso. Assumir que os livros têm cores e tamanhos diferentes é mais rico, sincero e benéfico para a sua decoração.
- Coloque alguns volumes deitados e outros de pé. Essa disposição dá movimento à estante. Evite a monotonia;
- A profundidade ideal para uma estante de revistas é de 25 cm. Uma medida maior deixaria um espaço vazio bom para acumular pó. Já os livros de arte pedem 35 cm. Deixe 40 cm de altura entre uma prateleira e outra – assim você acomoda desde pilhas de revistas até as edições maiores;
- Empilhe as revistas por título, em ordem de lançamento – assim, a mais nova sempre estará em cima;
- Revistas de assinatura mensal não devem formar pilhas de mais de três anos (36 exemplares). A consulta fica muito complicada;
- As edições mais antigas precisam ceder espaço às mais novas. Faça uma doação. Em escolas e hospitais elas são sempre bem-vindas;
- Edições avulsas podem ser agrupadas. Se possível faça o agrupamento respeitando o tamanho e o assunto de que elas tratam;
- Porta-retratos, bolas de vidro e outras peças queridas trazem equilíbrio quando dispostas junto aos livros. Agrupe os itens semelhantes e observe a simetria: se há um nicho com porta-retratos de um lado, faça um nicho de volume parecido do outro – com livros ou uma caixa.
Há diversas maneiras de organizar uma biblioteca pessoal. O que vai direcionar o trabalho é pensar em como os livros são procurados no dia a dia.
http://www.youtube.com/watch?v=1o-e_b9XCoUCantinho Das Correspondências
As correspondências em sua casa podem ser recebidas em um local bem especial com uma caixa decorada a seu gosto, ou mesmo uma caixa simples, artesal, feita de material reciclável. Coloque-a num local de fácil acesso e fácil visibilidade. Assim, toda correspondência que chegar, será depositada na caixa específica e depois será organizada de acordo com o assunto, nas pastas que você já viu como se organiza. Fica tudo organizado e bonito, como você gosta.
Estas foram algumas dicas bem interessantes para deixar a sua casa organizada e longe da bagunça de papéis, livros e revistas.