Pode parecer simples escolher um bom vinho, muitas pessoas pensam que o preço alto é a indicação da boa qualidade do produto. É claro, que um vinho de baixa qualidade não será vendido por um preço altíssimo e muito menos um de ótima qualidade por um preço muito inferior a faixa de preço daquele produto. Acontece que o quesito valor não é determinante para dizer a qualidade de um vinho e muito menos para identificar com que tipo de prato ele deve ser servido.
Isso mesmo, se você é um amante de vinhos, fique sabendo que existe um tipo de vinho adequado a cada tipo de prato. É preciso saber associar cada refeição a bebida para poder saboreá-lo melhor. O vinho com um prato errado pode ter o seu sabor alterado na boca e você não conseguir sentir o quanto ele realmente é de ótima qualidade.
Você deve estar pensando que é preciso se tornar um sommelier para identificar o vinho certo para o prato certo. Não precisa entrar em pânico, dá para escolher a bebida apropriada para cada refeição sem chegar a tanto. Veja algumas dicas de como combinar vinho e comida!
Antes Das Refeições:
Esse pode ser o momento do aperitivo ou do prato de entrada, nesse caso escolha entre um vinho branco seco ou um vinho seco fortificado. Se for uma comemoração entre amigos ou família, também pode ser servido um espumante brut (é o tipo de acabamento da bebida).
Durante As Refeições:
Neste caso, não é tão simples como no aperitivo, vai depender do que vai ser servido. Se o prato principal do almoço ou do jantar for peixe ou frutas do mar, você terá as seguintes opções:
- Peixe ou frutos do mar na grelha: espumant brut ou demi-sec.
- Sushis: espumant brut ou demi-sec.
- Peixes feitos com molho suave (com pouco condimento): espumant brut ou demi-sec.
- Nos 3 casos, os vinhos brancos também são uma boa opção, de preferência que sejam: seco, frutado jovem ou levemente maduro.
- Se o prato principal tem um molho forte (muito temperado): vinho branco maduro ou rose de qualidade.
- Se o prato principal for bacalhau: escolha um vinho tinto jovem.
Agora vamos ver quando o prato principal do jantar ou do almoço é de carnes vermelhas. Lembre-se que não é só a diferença de carne ou peixe que deve ser levada em consideração, é preciso pensar também no modo como o prato foi preparado. Veja!
- Para carnes grelhadas: espumant brut ou vinho jovem leve.
- Para carnes com molho forte: aposte em um vinho tinto maduro.
- Para caças: tinto maduro robusto.
- Vinhos brancos não combinam com carne vermelha nunca!
Vejamos agora com carnes brancas, como encontrar o vinho certo para cada prato. Assim, como com as outras carnes, o preparado faz a diferença. Anote!
- Com o peru: vinho tinto leve ou médio e como uma terceira opção branco seco.
- Carnes brancas grelhadas servidas com molho leve: espumante brut ou vinho branco seco.
- Carnes brancas grelhadas servidas com molho forte: vinho tinto maduro
- Caças de penas: vinho tinto maduro
- Para acompanhar um foie grãs: branco doce ou fortificado doce. Uma segunda opção é o espumante.
Agora já demos a dica de como combinar carnes com vinhos, vamos a massa. Muitas vezes, elas são o prato principal que você deseja servir. Como combinar? Simples, anote aí!
- Massas com molho leve ou branco: espumantre brut ou branco jovem.
- Massas com molho vermelho o muito temperadas: prefira um vinho tinto maduro.
Mais dicas? Que tal imaginar uma noite com os amigos fazendo um delicioso queijos e vinhos! Perfeito não é mesmo? Veja como combinar!
- Se você quer evitar qualquer dúvida aposte em um bom espumante, de preferência um champagne. Esse é um modo de não errar nunca, uma vez que a bebida combina com qualquer tipo de queijo.
- Se você quer fazer uma coisa mais sofisticada, neste caso, é melhor recorrer a um entendedor de vinhos, por a variação pode ser muito grande, tudo depende dos queijos que forem escolhidos. Os espertos aconselham a escolher primeiro os queijos e só depois combinar os vinhos.
E finalmente chegamos na sobremesa, para fechar com chave de ouro o seu jantar ou almoço. É sim, porque vinhos também são servidos para acompanhar a sobremesa.
- Prefira um vinho branco de boa qualidade.
- Uma segunda opção é o vinho fortificado demi-sec ou doce.
- E para sobremesas ligeiras: espumante demi-sec, fresco ou ligeiramente frutados.
Veja mais algumas ideias do vinho certo para cada prato!
- Com vinho branco você pode combinar os seguintes queijos: frescal, ricota, requeijão, mozzarella, brie, camembert e coulommiers.
- Com vinho tinto você pode combinar os seguintes queijos: roquefort, stilton, gorgonzola, danablue, emmental, reino, tilsit, prato, saint-paulin, port-salut, gouda, parmesao e percorino.
Massas recheadas ou com molho dos queijos que foram citados acima podem ser acompanhadas seguindo as mesmas dicas.
Mais Algumas Dicas Para Servir Vinho Durante o Jantar Ou Almoço
Não se preocupe em fazer o seu cardápio para seguir o vinho que foi escolhido, a ideia deve ser exatamente a contrária. Faça o seu menu, entrada, prato principal, carne e sobremesa, e só depois escolha os vinhos que serão servidos. Isso mesmo, falamos no plural, porque dependendo do que será oferecido para os convidados, será necessário mais de um tipo de vinho.
Atenção na escolha dos copos, um espumante é servido em um tipo de taça, assim como o branco e o vinho tinto. A taça de espumante é aquela mais estreita e comprida, o vinho tinto é na taça maior e gordinha e o vinho branco na taça menor.
Se você está na dúvida de qual o vinho comprar confira as indicações na parte de trás do rótulo. Normalmente vem escrito com que tipo de prato aquele vinho pode ser combinado e algumas outras informações sobre sabor e aroma.
Se você quer um vinho realmente de qualidade, procure lojas especializadas, até porque as pessoas que trabalham ali serão capazes de te dar o produto adequado para acompanhar o cardápio que será servido.