?> Como Criar Ambientes Antirruídos | Imóveis Cultura Mix

Como Criar Ambientes Antirruídos

Os ruídos das grandes cidades são um tormento na vida de muitas pessoas que gostam de estar localizadas num ponto movimentado da cidade, mas não desejam o ônus de conviver com o barulho. Geralmente, não se pode ter tudo na vida, mas com algumas modificações e pequenos detalhes é possível criar ambientes antirruídos na sua casa.

Quem está começando a construir a sua casa, acompanhando a construção de um apartamento ou mesmo reformando o lar vai gostar e poder aproveitar essas dicas que selecionamos para ajudar. Deixe o barulho da cidade da janela para fora e viva mais tranquilamente e feliz.

Como Criar Ambientes Antirruídos

Como Criar Ambientes Antirruídos

Janelas Antirruído

Uma das principais ferramentas para deixar o barulho do lado de fora da sua casa é contar com janelas antirruído. Esse modelo específico de janela já está a venda no mercado e pode ser o toque que faltava para criar mais conforto nos seus ambientes. Porém, é importante saber como escolher a melhor opção para a sua casa ou apartamento.

Pode parecer, num primeiro momento, que essas janelas são todas iguais, mas, na verdade, são bem diferentes entre si. O sistema de vedação que é utilizado em cada uma dessas janelas é bastante diferente de um modelo para outro. Dessa forma, os resultados são bem diferentes de um tipo de janela antirruído para outro.

Na hora da colocação dos vidros também é possível perceber uma boa diferença de uma janela para outra. Saiba que não depende somente da espessura do vidro o quanto de som será vedado pela sua janela. O mais apropriado é que você conte com a boa orientação de um arquiteto ou engenheiro na hora de escolher o modelo de janela ideal.

Além de escolher a melhor qualidade, você também terá a oportunidade de escolher um modelo que seja apropriado para o tipo de obra que está sendo feita na sua casa ou apartamento.

Janelas Antirruído

Janelas Antirruído

Dicas Práticas De Janelas Antirruído

Os especialistas já elaboraram um tipo de tabela que te ajuda a saber exatamente quanto uma determinada espessura de vidro é capaz de diminuir de ruídos nos ambientes. Confira uma pequena lista abaixo com as espessuras em mm e a sua capacidade de isolamento em decibéis.

Capacidade de Isolamento

  • 4 mm – 28 decibéis
  • 20 mm – 40 decibéis

Perceba que quando multiplicamos por 5 a espessura do vidro, a quantidade de decibéis isolados aumenta em pequena quantidade. Dessa forma, não adianta acreditar que um vidro muito grosso é o suficiente para conter o barulho fora da sua casa.

Uma janela de alumínio é capaz de reduzir o ruído em até 18 decibéis. Dentre os modelos que estão disponíveis no mercado, o mais eficiente no isolamento acústico é aquele que possui o modelo de vidro sanduíche. Esse tipo de janela possui um espaço de ar entre um vidro e outro, e, dessa forma, permite um isolamento de som muito mais eficaz.

Outros Detalhes Das Janelas Antirruídos

Além desse detalhe em relação ao tipo de isolamento do som que o vidro faz, também é importante observar outros detalhes na hora de fazer a sua escolha. Saiba que a forma como você vai abrir ou fechar a sua janela interfere, e muito, na capacidade de isolamento acústico que ela possui.

As janelas de correr são as favoritas de muitas pessoas, porém, são as mais difíceis de isolar. Pelo fato de ter sempre um espaço entre as folhas da janela sempre haverá um espaço pelo qual o som poderá adentrar o seu ambiente.

Os especialistas dizem que para que valha mesmo a pena pagar o preço de uma janela que isole o som é necessário que ela consiga isolar pelo menos 30 decibéis, pois se isolar menos não valerá o preço que custa. Uma boa janela antirruído pode chegar a reduzir até mesmo 50% do barulho.

Paredes Antirruídos

Embora bem menos famosas que as janelas antirruídos, já existem estudos e também algumas aplicações práticas de sistemas de paredes antirruídos. Os estúdios de música, por exemplo, utilizam isolamento acústico que pode ser feito com revestimento de isopor por dentro das paredes.

Um hotel de Paris já criou um apartamento totalmente antirruído que aplica essa tecnologia de absorção do som as paredes do cômodo, evitando assim que os seus hóspedes se incomodem com os sons que vem de fora do ambiente. Trata-se ainda de uma ideia que não foi muito aplicada nas construções do cotidiano, mas quem sabe um dia?

Portas Antirruídos

Além das janelas e paredes é possível isolar acusticamente um ambiente com a ajuda de uma porta antirruído. Algumas empresas se especializaram nesse tipo de produto pelo fato de que cada vez mais o consumidor deseja estar longe do grande barulho e confusão dos ambientes externos.

Um dos materiais mais utilizados no fabrico das portas antirruído é o alumínio que possui grande capacidade isolante. Além disso, também é possível contar com empresas que trabalham com tecnologia europeia na criação dessas peças de isolamento do som.

Uma das melhores tecnologias que existem nesse mercado é a que utiliza sistemas de vidros duplos, triplos ou quádruplos. Ainda existem vidros que possuem 5 camadas para garantir ainda mais o isolamento acústico. A escolha de boas janelas a prova de som podem ser uma forma bastante prática e inteligente de se sentir mais confortável na sua casa.

Os preços podem ser um tanto elevados, mas geralmente quem sai em busca desse tipo de peça está motivado por uma grande necessidade de isolar os ambientes de sua casa do som. Se você vive uma situação extrema em relação aos ruídos próximos a sua casa, pode ser muito interessante considerar essa possibilidade.

Vivendo No Silêncio

Se o seu sonho é poder viver no silêncio mesmo estando numa região de grande movimento de trânsito e central é necessário fazer um projeto de planejamento de isolamento acústico. Pense nisso antes de começar a dar andamento nas obras de construção e reforma.

As pessoas que já incluem esse tipo de precaução no começo dos seus projetos gastam menos para garantir mais esse conforto. Pensar antes em questões que podem se transformar em grandes incômodos no futuro é muito bom para o seu bolso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *