?> Como Distribuir As Tarefas Da Casa Com a Família | Imóveis Cultura Mix

Como Distribuir As Tarefas Da Casa Com a Família

Fazer todo o serviço de casa sozinho não dá, não é mesmo? Para ter uma casa extremamente organizada é preciso um pouco de colaboração de todos. A lógica para pedir ajuda e justificar a distribuição de tarefas é bem simples: se uma pessoa só suja a casa, a quantidade de limpeza é proporcional a ela. Se mais de uma desorganiza e suja uma casa, não é justo que apenas um limpe o que cinco fizeram. O melhor é separar as atividades e, assim, conseguir ter uma casa sempre limpa e organizada. E o melhor: todos vão participar.

Como Distribuir As Tarefas Da Casa Com a Família

Como Distribuir As Tarefas Da Casa Com a Família

Distribuir tarefas da casa com a família é uma ótima forma de manter a casa arrumada e ensinar responsabilidade aos mais velhos e mais jovens. É apenas tendo que colocar a mão da massa que crianças, e alguns adultos, vão entender que é preciso mais de uma mão para manter uma casa limpa e vão valorizar mais. Confira algumas dicas de como fazer a seguir.

Não Centralize Tudo: Ter Uma Casa Organizada é Confiar No Outro Também

Muitas donas de casa tendem a querer fazer tudo para garantir que as coisas fiquem certinhas. Tal comportamento não passa de uma falta de confiança no outro membro da família e cria um costume: se você vai fazer ou refazer de todo jeito, por que o outro vai ter que fazer?

Sendo bom ou mal feito, deixe que o outro faça. Não se jogue em uma tarefa para garantir sua qualidade e saiba que o tempo ensina. Se seu filho não jogar o lixo fora do banheiro, quando ele for usar vai notar o lixo cheio e com o tempo ele mesmo vai se sentir incomodado e perceber que está na hora de fazer sua atividade. Pode parecer extremo, mas funciona. Por um tempo vai incomodar a casa desorganizada, mas vai ser melhor para que todos entendam que com o trabalho de cada um pode-se ter um lar limpo e prático para morar.

Dê Tarefas Aos Pequenos e Aos Grandes

Dar tarefas domésticas às crianças é uma ótima forma de ensinar aos pequenos um pouco de responsabilidade. Eles vão aprender na prática que ser parte de uma família exige que entendam um pouco da organização da casa. Vão crescer adultos mais educados e, com certeza, mais responsáveis, sem problemas para cumprir ordens.

Comece com pequenas tarefas. Pode ser colocar o lixo fora todos os dias, deixar sua cama forrada ao levantar, colocar sempre sua roupa no cesto de lixo ou dobrar todas as roupas e colocar no armário. Comece com os oito anos, quando a criança está formando o seu senso de certo e errado e vai apreender mais fácil que é uma obrigação sua.

Evite o sistema de recompensas. Nada de dar um prêmio ou dinheiro porque a criança fez uma obrigação de trabalho doméstico, assim ela vai se acostumar a fazer alguma coisa porque terá uma premiação ao final. Ensine que para fazer parte de um grupo social ela precisa colaborar e nem sempre vai ganhar nada por isso, apenas terá o prazer de ver seus pais menos cansados e ajudar a construir um lar organizado. Na maior parte das vezes funciona.

Contudo, existe um método para estimular o valor do dinheiro que costuma ser ensinado bastante em casa que é o trabalho por pequenos valores. Muitos pais usam a lavagem de carro por exemplo, por um pagamento pequeno e ensinam às crianças que com trabalho elas conseguem comprar o que querem. É um método antigo usado no mundo todo, mas que deve ter cuidado ao ser aplicado. Não se pode atribuir um valor a todas as atividades domésticas, ou o efeito será contrário: a criança irá fazer a atividade apenas pensando no que irá receber.

Crie Uma Tabela De Atividades

Todos os membros da casa devem participar. Crie uma tabela que inclua todos os filhos e marido ou esposa para se unirem e ajudar na decoração da casa. O ideal é adequar cada atividade ao perfil masculino ou feminino e assim terá um melhor resultado e apreciação da atividade designada.

Os pais podem cuidar de tarefas que envolvam trabalhos manuais mais sérios, como varrer e lustrar o piso ou passar o pano para tirar o excesso de poeira. O dever das crianças devem ser atividades voltadas para o seu bem estar e ligadas diretamente a eles, assim vão conseguir entender melhor o porquê de cuidar da casa. No geral, os adolescentes cuidam de sua roupa suja, seu quarto, arrumar a cama, jogar o lixo fora e, eventualmente, limpar o banheiro, assim darão mais valor à limpeza desse espaço.

Uma dica é escolher a atividade que mais causa trabalho ao designado. Se seu filho suja bastante a mesa depois do jantar, faça com que ele a limpe todos os dias, assim vai entender o valor de manter a comida no prato e pode ser que comece a valorizar o espaço e sujar menos. Se seu marido se incomoda com o mal cheiro do lixo na cozinha, peça que ele tire e jogue fora. São medidas simples que ao longo da convivência causam mudanças positivas no comportamento.

Seja Justo Ao Designar Tarefas a Cada Membro Da Família

Não dê espaço para questionamentos. Se um filho possui três obrigações por dia, determine que o outro deverá ter também. Caso contrário, você está criando um espaço para que seu filho diga que não vai fazer ou reduzir ele mesmo o que gostaria de fazer, porque o outro faz menos. Criará intrigas e problemas futuros por ter determinado algo tão ruim para ele.

Use os critérios de quantidade e tempo que cada atividade dispensa na rotina dos membros da família para designar o que cada um irá fazer. Lembre-se sempre que o tempo gasto deve ser igual para que não haja confusões e acabe que ninguém faça nada. Crie uma tabela e escreva em letras legíveis o que cada um deve fazer para manter a casa em ordem.

Dê Incentivos Verbais

Oferecer dinheiro ou presentes é errado, mas apreciar quando algo foi feito certo é importante. Da mesma forma que os adultos curtem ser elogiados quando executam bem o trabalho em seu emprego, vão gostar de receber elogios por terem agido bem. Pessoas precisam saber que estão indo bem e um elogio é a melhor forma de fazer isso.

Dê Incentivos Verbais

Dê Incentivos Verbais

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *