O Que é?
A terapia de ambiente consiste em uma forma diferente de ver o trabalho do arquiteto em momentos decisivos como à construção de uma casa ou mesmo a aquisição de um imóvel já pronto. Esta terapia tem o intuito de resgatar a arte de ouvir o local, sensibilidade para projetar de forma receptiva captando a vocação e os sentimentos do local, dessa forma permitindo a criação de ambientes vivos, que é uma qualidade essencial ao bem estar, à sanidade física, mental e emocional dos moradores de uma casa. A terapia de ambiente é resultado de um profissional em arquitetura que tem implícito o desejo de realizar um trabalho com vida, com alma própria.
A Descoberta
Após longos anos de pesquisas e estudos em torno deste objetivo, o caminho descoberto para o sonho almejado recebe a nomenclatura de Terapia de Ambiente. Uma reunião de diversos conhecimentos ancestrais provenientes do Oriente e do Ocidente visando curar e harmonizar o ambiente de sua casa. A proposta inicial da terapia de ambientes se dá através de uma dinâmica integração entre Arte Zahorí, Geobiologia e Feng Shui.
Arte Zahorí
É uma tradição espanhola que mescla influências druidas e árabes, tem o poder de resgatar as sensibilidades inatas às diversas energias do planeta Terra, ensina a interpretação e interação com estas energias e a melhor forma de se fazer uso delas na promoção de cura de ambientes e de todos os seres que nele habitam.
Geobiologia
A geobiologia trás um amplo estudo das formas com que o ambiente pode influenciar na saúde dos seres humanos. Estes estudos contemplam o diagnóstico das energias telúricas, tanto no que se refere ao subsolo como na superfície do nosso planeta. A pesquisa abrange temas como a salubridade do material de construção, insolação, radiação, ventilação e iluminação adequadas, sempre propondo alternativas e soluções inteligentes para as questões levantadas.
Feng Shuí
Uma tradição chinesa incorporada à idéia de terapia de ambiente que vem ampliar muito as possibilidades na elaboração dos diagnósticos e do trabalho a ser realizado em cada um dos ambientes. A partir da sua interpretação e com base nas análises de tempo e de espaço é possível desvendar momentos da história dos moradores de determinado imóvel, por vezes as pessoas se surpreendem com os resultados que mais parecem mágicas. A técnica pode promover ambientes no qual as pessoas possam reescrever sua história de forma mais harmoniosa, com muita saúde, prosperidade e felicidade.
Benefícios
O conceito de terapia de ambientes também se aplica com muita eficiência nas questões ecológicas, de sustentabilidade, geometria sagrada, conforto ambiental, consciência, arquitetura e tendências, entre outros. Algumas dicas para a escolha de sua casa são: buscar por ruas mais tranquilas, de preferência com mão única; imóveis em meio ao quarteirão; terrenos planos; bairros arborizados; modelos de apartamentos com área livre e central para circulação; edifícios bem conservados e limpos; corredores largos, amplitude e fácil acesso; material de construção e revestimentos naturais como: cerâmica, madeira e vidro.
Fonte: Fórum da Construção, de Aline Mendes