Nos últimos tempos o telhado ecológico tem se tornado mais recorrente em projetos arquitetônicos, não é mais considerada como uma ideia distante para obras com orçamento mais reduzido. O também chamado telhado verde é uma alternativa para projetos que desejam um melhor aproveitamento da luz natural.
Presente em construções desde os jardins suspensos da Babilônia, o telhado verde, evoluiu com o passar dos séculos e hoje em dia pode ser uma alternativa bem interessante. Que tal saber mais sobre o tema a seguir?
Telhado Ecológico: Tudo o Que Você Precisa Saber
Abaixo você confere tudo o que você precisa saber para aderir à tendência do telhado ecológico em seu projeto arquitetônico.
O Que é Telhado Ecológico?
Esse tipo de cobertura vegetal numa estrutura previamente preparada para tal pode ser chamada também de telhado verde, terraço jardim ou ecotelhado. Essa cobertura vegetal pode ser usada tanto em telhados quanto em lajes desde que tenham sido projetados para essa finalidade. Além de oferecer incremento no sentido paisagístico para o projeto também favorece benefícios para o design e arquitetura.
Telhado Ecológico Pode Ser Usado em Qualquer Projeto?
De maneira geral qualquer tipo de construção pode receber o telhado ecológico, no entanto, é importante que seja realizada a avaliação de um engenheiro para ter certeza de que a estrutura irá aguentar o peso extra. Estruturas de metal, madeira ou concreto podem ter essa cobertura verde com os cuidados ressalvados. Nos casos de edificações que já estão construídas é possível converter o telhado num telhado ecológico com um projeto de reforma.
Fica a dica de que algumas empresas já oferecem opções de módulos que são pré-fabricados sendo mais leves que as opções convencionais com terra que podem gerar um peso demasiado sobre o telhado. Nas casas que já estão construídas o que se deve fazer é substituir as telhas de cerâmica para adicionar as placas de madeira compensada.
Como o Telhado Ecológico é Feito?
Para que seja possível preservar as plantas e criar uma estrutura sustentável o telhado verde é fabricado em camadas. Com o aval técnico de um engenheiro para o uso desse tipo de cobertura para o telhado são realizadas adaptações para que então seja possível adicionar as plantas. É necessário ter esse cuidado técnico para evitar que se tenha problemas com eventuais infiltrações e vazamentos.
O primeiro passo para a aplicação desse telhado é a realização de trabalho de impermeabilização usando uma membrana a prova d’água. Na sequência se deve usar uma barreira para impedir que as raízes danifiquem a estrutura do telhado. O terceiro item é uma camada com função de drenagem da água. O material mais utilizado é a argila expandida que ajuda a escoar a água com mais facilidade e evita que as raízes da planta apodreçam.
Para que a argila e a terra não se misturem é usada logo em seguida uma manta geotêxtil. O procedimento seguinte é adicionar a terra e então a vegetação, deve-se ter atenção para que a camada de terra adubada tenha pelo menos 10 centímetros de espessura. Se na sua cidade o índice pluviométrico não for suficiente para manter as plantas com saúde é interessante instalar um sistema de irrigação.
Tipo de Vegetação Para Usar no Telhado Ecológico
Essa é uma questão que deve ser avaliada de acordo com as peculiaridades do projeto e considerando a alternativa de plantas nativas porque são mais resistentes ao clima local. Algumas das gramíneas mais usadas em telhados ecológicos são russélia, esmeralda, clusia, amendoim e aspargo.
Em lajes ainda existe a possibilidade de adicionar móveis transformando o espaço num local para relaxamento e descontração com familiares e amigos. O ecotelhado ainda pode ser usado como espaço para cultivo de uma pequena horta ou de jardins com arbustos e flores. Fica a dica de que a manutenção segue o mesmo padrão de limpeza dos jardins convencionais. Opte por vegetações de crescimento lento e que tenham porte baixo para evitar ter que realizar manutenções muito recorrentes.
Benefícios do Telhado Ecológico
O telhado ecológico deixa o visual de qualquer casa mais bonito, contudo, os benefícios vão muito além de questões estéticas. A seguir vamos apresentar as vantagens práticas de adotar o uso de telhado verde em sua residência.
– Água da Chuva
Uma das funções principais do telhado ecológico é reter a água proveniente das chuvas reduzindo bastante o risco de alagamentos e enchentes nas grandes cidades. O mais interessante é que a água retida das chuvas poderá ser usada para regar as plantas e para outras finalidades.
– Redução da Temperatura Interna e Externa
Os telhados verdes absorvem cerca de 90% mais calor do que telhados e lajes convencionais de maneira a reduzir o efeito de ilhas de calor. Durante o verão essa cobertura verde permite que a temperatura interna seja mantida amena enquanto que nos meses de inverno impede que o calor escape. O controle natural da temperatura impacta inclusive na conta de luz haja vista que se torna menos necessário o uso de ar condicionado ou aquecedor.
– Redução da Poluição
Uma forma dos aglomerados urbanos reduzirem a presença de poluição é aumentar a quantidade de telhados verdes. A vegetação contribui absorvendo carbono e outros gases poluentes além de aumentar a liberação de oxigênio na atmosfera. Com o ecotelhado é possível melhorar a qualidade do ar e a umidade dentro da casa e até para a vizinhança.
– Equilíbrio Ambiental
A urbanização que foi intensificada no século passado criou um forte desequilíbrio ambiental que pode ser suprido em algum grau pela adoção de telhados ecológicos. Se houver diversidade de plantas é ainda melhor porque permite o aumento da biodiversidade. O telhado verde se torna um miniecossistema dentro do ambiente urbano permitindo que borboletas, pássaros entre outros o frequentem.
– Redução da Manutenção de Telhados e Lajes
Por estarem expostos diretamente as intempéries do clima, como sol e chuva, telhados e lajes demandam manutenções constantes. Com a adição da estrutura verde esse tipo de manutenção é bastante reduzida pela não exposição direta.
Gostou dessas dicas de telhado verde? Deixe seus comentários!