Ao comprar um imóvel devemos estar atentos a diversos detalhes que são muito importante para escolher a melhor opção. Os detalhes não são somente dentro do imóvel, mas também no local que ele se encontra, no preço, na vizinhança e diversos fatores.Imóvel é um bem muito caro para se comprar, sem que tenha certeza que vai dar certo. Por isso o começo da análise tem que ser feita minuciosamente.
A primeira escolha que deve ser feita é se vai ser comprado imóvel pronto ou então construir. Isso vai facilitar muito a sua pesquisa, já sabemos que comprar um imóvel pronto corre o risco de ter diversos pontos que não agradam e que precisarão ser reformados, gastando ainda mais. Já fazer um imóvel demanda tempo e o dinheiro de acordo com o que for sendo feito, enquanto pronto ele pode ser financiado. Caso você tenha tempo e dinheiro o mais aconselhável é construir, pois assim escolhe o terreno no lugar que deseja e arquiteta como deseja. Mas se o caso for de compras às pressas, ou até mesmo de aluguel, pegue algo pronto.
Partindo do princípio que você precisa para o momento, e que terá que escolher um imóvel pronto, o primeiro passo é decidir se será um apartamento, uma casa simples de um andar, um casarão, um sobrado, entre outros. Isso vai muito do tamanho da família e do seu estilo de vida, se você gosta de fazer eventos em casa, procure casas com grandes espaços para que isso ocorra. Se você é sozinha, um pequeno apartamento já suficiente.
Depois dessa escolha é hora de achar um bairro com vizinhanças que te agradam. Se você não se importa com barulho e gosta de movimento procure algo mais central. Se o caso for ao contrário procure bairros mais afastados, ou então até condomínios para que seja silencioso porém de maneira segura. Outro ponto será se você é quem faz o barulho, atente em morar perto de pessoas mais tranquilas quanto a isso.
O próximo passo é procurar um lugar com a faixa de preço que é possível ser pago no momento, ou então que possam pelo menos ter uma segurança de dar certo para empréstimos. Para isso procure em diversas imobiliárias, muitas delas têm melhores condições e são mais maleáveis em questão de descontos e até mesmo em questão de documentos, fiadores e outros processo burocráticos.
Claro que ficamos com vontade de olhar todas as oportunidades, porém se formos olhar uma casa que não é possível de ser pagar, acabamos utilizando ela de comparativo com outras que realmente serão inferiores, por conta do preço. Por isso é aconselhável olhar apenas aquilo que cabe no seu bolso.
Com os possíveis imóveis encontrados é hora de visitar, observe todos os detalhes, tentando anotar alguns problemas possíveis de serem arrumados pelo próprio dono ou imobiliária para que seja entregue em perfeito estado. Se preciso meça os cômodos para saber se tudo que é planejado irá se acomodar bem. Tente escolher aquela que lhe parece mais perfeita, algo que é difícil, mas que pode ocorrer.
Depois dessa escolha tente deixar algum dinheiro separado para alguma reforma que ache que seja necessária na casa. Em casos de aluguel, preste muita atenção nos combinados em relação a como o imóvel deve ser entregue.
Decoração
Para mexer com a decoração da casa a primeira coisa que deve ser pensada são nas coisas que já vem no local, como portas, janelas, lustres, entre outros. As portas mesmo devem ser atentadas no material e na forma de abertura, podendo ser de diversos modelos, materiais e cores, as quais combinam com as janelas. Portas de correr, por exemplo, são muito utilizada pela comodidade de não bater e fazer barulho, também é uma forma diferente de se utilizar o espaço dependendo do que se pretende fazer.
Os lustres devem ser adaptados ao comprador e depois pode começar a pensar nos móveis e objetos de decoração que serão de grande importância para que o imóvel se torne realmente um lar para quem se estabiliza.
Por mais que pareçam bobos alguns desses passos, escolher todos esses detalhes fazem com que os riscos de se arrepender seja menor e que as coisas fluam melhor. A decoração também outra coisa que precisa muito de atenção para que o local não fique sobrecarregado e traga conforto.