?> Obras de Arte em Decoração - Quadros e Pinturas | Imóveis Cultura Mix

Obras de Arte em Decoração

A decoração tem como principal função refletir o gosto e estilo pessoal do dono da casa transmitindo assim uma mensagem a todos que chegam. Nesse contexto a escolha e uso de obras de arte para compor os ambientes se mostra bastante interessante. Nada é mais refletivo do gosto pessoal de alguém do que as peças de arte que lhe causam admiração. Sendo assim vale a dica de ponderar bastante à escolha das peças que pretende manter em exposição no seu lar.

Antes de fazer uma escolha definitiva por essa ou aquela peça é interessante conhecer mais sobre o trabalho do artista em questão e verificar os pormenores da venda de suas peças para saber em quais galerias estão mais em conta. Deve-se ainda observar o estado de conservação do objeto em questão. Outro ponto que não pode passar despercebido é o de que se deve prezar pela procedência das peças tendo assim certificados de autenticidade.

Dicas para Adicionar Obras de Arte na Decoração da sua Casa

Quadros

Quem optou pela escolha de quadros para deixar a decoração da casa mais dinâmica deve observar a composição a ser feita com os mesmos. É interessante que eles sejam dispostos na parede de forma proporcional. No caso de quadros que tenham o mesmo tamanho a recomendação é coloca-los na parede de forma equidistante e alinhados.

No caso de quadros de tamanhos diferentes entre si a disposição deve ser feita observando um ponto como centro a partir do qual serão criadas distâncias equivalentes. O mais importante é ter uma ideia de congruência e organização para não tornar confusa a observação das obras pelos visitantes.

Se você quer colocar um quadro acima do sofá deve mantê-lo com pelo menos 20 centímetros de distância do móvel para que ninguém esbarre a cabeça no item ao seu sentar. Além disso, esse cuidado de observar essa distância é interessante para trazer alívio visual para a decoração. Há ainda a possibilidade de apenas dispor os quadros no piso.

Uso de Recursos de Iluminação

O uso da luz pode contribuir para valorizar as características das peças ou então distorcê-las diante do olhar dos observadores. Pense bem no efeito que você pretende adicionar a obra antes de escolher o tipo de iluminação. O uso da iluminação difusa pode contribuir para que se tenha uma composição interessante com várias peças.

Porém, se mesmo tendo mais de uma peça em determinado ponto da sua decoração você deseja dar foco para apenas uma a dica é apostar numa iluminação focada. No momento em que for fazer compra das lâmpadas fique atento para questões como emissão de raios UV e a potencialidade de geração de calor e de que maneira afeta a reprodução das cores. Se você tiver muitas dúvidas a esse respeito é melhor consultar um especialista, pois o uso de lâmpadas erradas pode até danificar as peças.

Cuidados com a Manutenção das Obras de Arte na Decoração

Quem optou por ter obras de arte na decoração deve ter atenção com os cuidados necessários para a manutenção como, por exemplo, evitar a incidência de luz solar sobre as peças especialmente telas, aquarelas e gravuras que podem perder cor tornando-se desbotadas se tomarem muito sol.

A umidade dos ambientes deve ser observada de perto, pois ela favorece o surgimento de fungos que podem acabar destruindo as peças de arte mais delicadas. A melhor forma de cuidar das peças é mantê-las em lugares mais arejados e se possível se estarem apoiadas diretamente a paredes em que passe os canos de água.

A limpeza das peças deve ser feita com cuidado, se possível use os serviços de um profissional, pois assim você evita usar produtos errados ou acabar estragando detalhes das obras. Lembre-se que investir em cuidado especializado é uma forma de valorizar o investimento feito na compra das peças.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *