?> Decoração de Natal - Mesa e Dicas | Imóveis Cultura Mix

Decoração de Natal

O Natal está chegando e esta é a época do ano em que as pessoas se unem para enfeitarem suas casas promovendo o espírito natalino de paz e felicidade em seus lares. Pensando nisto, a equipe do culturamix.com levantou para você várias idéias de decoração natalina, de dicas de itens dos mais acessíveis aos mais requintados.

Mas antes das várias idéias de decoração natalina vamos fazer uma breve busca histórica, da origem, de curiosidades, significados da tradição natalina e seus principais símbolos que podem incorporar a sua decoração. Afinal, é interessante saber sobre a origem e raízes de momentos tão esperados e especiais, que fazem parte da nossa vida.

Como já sabemos o natal é a festividade de celebração ao nascimento de Jesus de Nazaré, etimologicamente, a palavra Natal tem origem no termo natalis,e significa “na casa de nascimento”. São símbolos do natal; o presépio, que se refere à história do nascimento do menino Jesus;a árvore de natal, sua forma representa a santíssima trindade, há quem diz que sua origem é a chegada da primavera, festa que comemora a chegada do sol e o verde que simboliza a esperança; papai noel, referem-se a São Nicolau, bispo reconhecido por vários milagres e atos de bondade e solidariedade no século IV.

De acordo com o portal São Francismo a tradição de decoração em árvores, acredita-se que tenha se iniciado pelos anos de 1530 com Martinho Lutero. Certa noite, ele estava passeando pelo bosque e se deslumbrou com a imagem das árvores que nelas a neve estava se desfazendo, a partir disso ele montou uma árvore em sua casa e decorou com velas acessas, estrelas e algodão para mostrar a bela cena aos seus entes e parentes próximos. A partir disso essa tradição, trouxe um simbolismo de paz e alegria incorporada a comemoração natalina.

Agora Vamos às Variações de Decorações.

  1. Guirlandas

Você pode comprar guirlandas prontas, ou mesmo reaproveitando materiais recicláveis para fazer, além de proporcionar um momento lúdico para vocês e sua família, como é o caso do vídeo que segue, o passo-a-passo do modo de fazer guirlandas de rolo de papel higiênico.

  1. Pisca-pisca em árvores e em formato de pinheiro na parede

  2. Árvores de natal

  3. Presépio com caixotes recicláveis 

  4. Velas e taças em decoração de mesas

  5. Plantas e vasos

  6. Boneco de neve 

  7. Bolas decorativas

  8. Estrelas de linha

  9. Decoração na mesa de jantar

Dicas e Curiosidades de Decoração Natalina

  • Muitas pessoas ao decorarem suas árvores de natal gostam de escolher temas para tal, como escolha de uma cor dominante, uso de fotos para pendurar nas árvores.
  • Há suspeitas que a guirlanda, também conhecida como coroa de Natal, já tenha existido no antigo Egito, hoje faz parte e é símbolo de decorações da festividade.
  • As bolas, estrelas, e enfeites que hoje utilizamos para colocar nas árvores foram substituídas por maçãs, pedras e objetos mais pesados que anteriormente colocavam nas árvores.
  • O costume de se fazer bonecos de neve nesta época não possui nenhum significado, apenas é um símbolo lúdico para quem mora em locais que há neve.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *