Tipos de Ventiladores
Conheça os diferentes tipos de ventiladores. Saiba o que são ventiladores centrífugos. Para os brasileiros e demais moradores de países tropicais, os ventiladores são um eletrônico indispensável para se ter em uma residência. Eles são ótimos aliados num dia quente ou mesmo em ambientes pequenos, para a circulação do ar. Mais econômicos que os populares ar condicionados, são ideais para o uso do dia a dia e para evitar maiores gastos na conta de energia.
Para quem não conhece a história, o aparelho foi inventado em 1882 pelo norte americano Schuyler Wheeler. Eles podem ter a função de soprar ou fazer a exaustão do ar, de acordo com a necessidade de cada ambiente. Podem ser colocados no teto, nas paredes ou no chão e até combinados com luminárias e lustres.
Ventiladores Podem ser Usados de Várias Formas
Mas estas máquinas não são utilizadas apenas para refrescar no verão. Além de utilidade doméstica, são amplamente usados na área da indústria. Um exemplo de tal uso é na função de regulador de temperatura de ambientes ou direcionar dutos de ar. Na área da informática, servem para regular a temperatura das peças dos computadores, entre outras. Para cada uma dessas funções existem diferentes tipos de ventiladores, que podem ser envolventes, murais e de jato.
Ventiladores envolventes podem ser impulsores, com a entrada livre e a saída com tubos ou exaustores com a entrada com tubos e a saída livre. Os do estilo murais são aqueles quadrados, que podem ser colocados no chão e possuem uma grade direcional de vento. Por fim, os ventiladores de jato são os que projetam uma corrente de ar e normalmente tem a parte superior giratória, amplamente usados em residências e grandes ambientes.
Percurso do ar Define os Tipos de Ventiladores
Em relação ao percurso do ar, os ventiladores recebem outra classificação: axiais, transversais e centrífugos. Os axiais recebem este nome porque o percurso de seu vento tem a mesma direção do seu eixo principal, que são superfícies cilíndricas. Já os aparelhos transversais ficam dentro de cilindros condutores do vento que percorre o corpo das pás. Por último, nos ventiladores centrífugos o percurso do ar segue o eixo principal do aparelho quando entra, porém, sai por um ângulo radial à saída.
Este determinado tipo de ventilador que pouca gente conhece, também conhecido como de baixa pressão, pode ter três pás diferentes, frontais, radiais ou traseiras, e é usado na indústria da mineração. Seu uso é voltado para dutos de retorno de ar, em navios, no ar condicionado ou no resfriamento de motores, entre outros. Dependendo da pá utilizada no ventilador centrífugo, ele pode alcançar um ótimo rendimento, com uma potência mínima e um ruído de motor muito baixo e economia significante, com bons resultados para o espaço onde for usado.