Regras Para Usar a Panela de Pressão

A panela de pressão é um dos utensílios mais versáteis da cozinha, mas também é um dos utensílios que exigem maior cuidado por parte de quem utiliza. A seguir vamos falar um pouco a respeito das regras para usar esse tipo de panela. Evite acidentes na cozinha e mantenha a segurança de todos que estão a sua volta.

Seja Precavido

Para começar é necessário que a sua panela de pressão possua o selo do Inmetro uma vez que ele lhe dá a garantia de que o produto tem qualidade. Por exemplo, não é recomendável comprar panelas de pressão com ambulantes já que não se tem garantia da procedência, pode ser muito perigoso para quem vai usar essa panela no seu dia a dia.

Regras Para Usar Corretamente a Panela de Pressão

A panela de pressão é muito usada na cozinha devido a sua rapidez no preparo de alimentos, no entanto, mesmo sendo tão utilizada nem sempre as pessoas sabem quais são os cuidados que precisam ter com ela. Quando se usa a panela de maneira correta é possível evitar uma grande gama de acidentes inclusive explosões. Pode ser muito arriscado usar uma panela de pressão sem o devido conhecimento de manejo do utensílio.

Capacidade

Uma das primeiras regras que devemos ressaltar é o respeito à capacidade máxima indicada pelo fabricante. Sendo assim quando comprar a sua panela leia com atenção o Manual de Instrução e se informe melhor sobre o produto. Quando não se tem esse cuidado é possível que aconteçam acidentes como o entupimento de válvula e até mesmo uma possível deformação do material o que lhe deixa a mercê de vários possíveis acidentes.

Volume

Antes de usar a sua panela de pressão é necessário fazer um cálculo correto do volume de água e de alimento que serão usados no recipiente. Deve-se ocupar cerca de dois terços da panela. Fique de olho na vedação da sua panela para ter certeza de que estará mais seguro.

Checagem

Quando for lavar a sua panela observe se existem frestas ou áreas amassadas na tampa, pois isso faz com que o vapor escape e assim a panela não produz a pressão necessária.

Borracha

Verifique se a borracha que envolve a tampa está devidamente colocada. Observe se enquanto a panela está no fogo a sua válvula está funcionando corretamente, no caso de não estar liberando pressão pode ser que esteja obstruída. No caso de estar assim você pode resolver levantando a válvula para resolver.

É importante que você faça a troca da borracha a cada três meses já que o seu uso faz com que ela vá perdendo a elasticidade bem como a sua função principal que consiste em vedar a panela.

Cuidado ao Abrir

Não se deve abrir a panela logo que desligar o fogo, você deverá esperar que ela esfrie de maneira natural ou então coloque a mesma embaixo da torneira de água fria, porém, sem erguer a sua válvula.

Limpeza

Após terminar de usar a panela de pressão você deverá limpá-la bem, limpe a tampa e a borracha em separado.

Dicas Para Preparar os Alimentos

Amolecendo Alimentos

Todos os alimentos que são colocados dentro da panela de pressão ficam amolecidos. Dessa forma a dica é usar esse tipo de panela para o preparo de alimentos que são mais duros como carnes, grãos como feijão e lentilha entre outros. É interessante deixar os alimentos de molho pelo menos um dia antes assim o cozimento será mais fácil e não serão perdidos nutrientes.

Cascas

Fique atento em especial as cascas dos grãos assim como condimentos, temperos e verduras. Durante o período de cozimento pode ser que eles entupam a válvula reguladora da pressão de maneira a causar um aumento da temperatura de dentro da panela o que pode acarretar até mesmo numa explosão.

Escolha

Quando se ai fazer a escolha de uma panela de pressão é necessário levar em conta a durabilidade e também a praticidade da mesma.

Panela de Pressão Para Sobremesas

A panela de pressão pode ser uma ótima opção para quem deseja preparar doces como um creme de caramelo, por exemplo, que pode ficar pronto em apenas 15 minutos ao invés de 45 numa panela convencional ou mesmo meia hora no micro-ondas. Ainda é possível fazer pudins e peras ao vinho.

Pressão nos Alimentos Congelados

Quem tem o hábito de preparar comida congelada pode usar a panela de pressão para facilitar o preparo. Ao invés de descongelar os alimentos antes de cozinhá-los você pode usar a panela de pressão para realizar as duas tarefas ao mesmo tempo.

Temperos

Uma comida saborosa é aquela que é bem temperada com temperos e especiarias. Usando a panela de pressão firmemente fechada é possível que os alimentos preservem o seu sabor natural além de ajudar a fazer com que eles absorvam o aroma de ervas e outros ingredientes. É exatamente por isso que devem ser acrescentadas quantidades pequenas de tempero, coloque apenas a metade do que você costuma usar.

Comida Velha

Uma boa dica para quem tem um bebê em casa é preparar a comida do pequeno na panela de pressão. Quando se utiliza esse tipo de panela é possível manter mais vitaminas e minerais nos alimentos em comparação aos demais métodos de preparo de alimentos. Além disso, a textura dos alimentos fica mais macia quando eles são preparados na pressão.

Cozinhando Carne

Uma panela de pressão serve para cozinhar uma grande variedade de alimentos além de vegetais. Com uma panela dessas é possível preparar um belo ensopado de frango ao creme em apenas 15 minutos ou então fazer o mesmo prato em 45 minutos numa panela tradicional. No caso de quem vai preparar a carne a dica é dourar a mesma e depois continuar cozinhando-a na pressão. Por fim o assado ficará meio macio e com suco.

Panela Velha

Quem tem uma panela de pressão velha em casa não deve jogá-la fora já que ela é a melhor opção para quem gosta de preparar doces já que o seu fundo é mais grosso. Você pode levar essa panela numa loja ou mesmo numa feira e pedir que transformem a mesma numa panela convencional.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
utensilios domésticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *