?> Dicas De Cozinha Para Quem Mora Sozinho | Imóveis Cultura Mix

Dicas de Cozinha Para Quem Mora Sozinho

Morar sozinho é o sonho de muitas pessoas, entre homens e mulheres. Dizem que as mulheres se saem melhores na gestão da casa e da vida “solitária”, enquanto os homens, encontram dificuldades em manter a ordem no lar doce lar.

Porém, a vida morando sozinho pode ser um desafio para qualquer um dos lados e um dos pontos que mais causa “confusão” é na cozinha. Os solteiros ficam confusos na hora de organizar as refeições e de manter o ambiente em ordem. Outro grande problema e o resultado se sente no bolso é o desperdício. É muito comum que pessoas que moram sozinhas acabem jogando muita comida fora.

A verdade é que morar sozinho quando o assunto é cozinha não é fácil mesmo. Para evitar os desperdícios tem que aprender a como fazer as compras, aprender a congelar e principalmente, cozinhar.

É muito comum que solteiros acabem enchendo a dispensa de alimentos e depois, pelo cansaço ou a preguiça, terminem lanchando na rua, o resultado: comida que vai para o lixo. Por isso, um dos “princípios” básicos para evitar o desperdício é não “inventar”, se pilotar o fogão não é o seu forte, não compre ingredientes que no final não serão usados. Descomplique e não complique-se.

Dicas Para Manter a Cozinha em Ordem

  • Tudo bem que ninguém gosta de ficar “passeando” no supermercado, mas não tem jeito mesmo, produtos perecíveis devem ser comprados aos poucos, uma vez por semana, é o tempo ideal. Compre pouco e evite o desperdício. Não dá para querer fazer estoque de produtos perecíveis em casa, como por exemplo, ovos e hortaliças.
  • Falando em hortaliças, verduras, legumes e frutas duram mais quando são comprados nas feiras livres. Os tradicionais mercados a céu aberto vendem tudo muito fresco.No supermercado não é tão fresco, mesmo que você compre no dia em que chegou a mercadoria. Depois é só guardar como se deve e você não terá nada estragado antes da semana seguinte.
  • Se com os produtos perecíveis você precisa ir ao supermercado toda semana, no caso dos não perecíveis você pode evitar o esforço. Feijão, óleo, arroz, leite em caixinha são alguns dos produtos que podem e devem ser estocados. A melhor maneira de se fazer isso e economizando é aproveitando para comprar cada um desses itens quando estiver acontecendo uma boa promoção. Claro, sempre observando o espaço que se tem em casa. Você não pode encher a sua dispensa de leite em caixinha e não ter lugar para colocar mais nada.
  • Pão francês fresquinho é uma delícia, mas velho, nem tanto e acaba indo para o lixo. Para não ficar na mão, tenha sempre pão integral de forma em casa, são os que duram mais tempo com o mesmo sabor. Sem falar que são bons aquecidos. Deixe o pão francês para os dias em que você tem tempo de ir até a padaria e comprá-lo e compre no máximo o que será consumido naquele mesmo dia. Outra alternativa é congelar o pão, mas, algumas pessoas gostam e outras não. Congelado, depois você deverá levá-lo ao forno, mas não fica a mesma coisa que um pão fresco.
  • Congelar é a palavra-chave para deixar a vida de solteiro na cozinha mais simples e evitar o desperdício. Muita coisa que é bem chata de se fazer, como o feijão, por exemplo, pode ser cozido e depois congelado, uma vez na semana, por exemplo. Atenção: cozinhe e congele o feijão sem temperar. Vá temperando conforme for usando. Você estará economizando gás, tempo e água e terá feijão fresquinho sempre.
  • Se você quer morar sozinho e comer de uma forma que não comprometa a sua saúde, esqueça os congelados vendidos no supermercado. Os produtos industrializados agregam pouco a nutrição, sem falar que são muito calóricos e possuem uma grande quantidade de sódio, gordura e conservantes. Se não tiver mesmo jeito e você quiser ter um ou outro em casa, o conselho dos nutricionistas é que você opte por aqueles que possuem verduras ou legumes. Observe também no rótulo quais possuem o menor teor de sódio ou de gordura.
  • Falamos muito de congelados e sim, eles podem deixar o seu dia a dia na cozinha mais prático na vida de solteiro,porém, não os nutricionistas alertam que é necessário equilibrar comida congelada com alimentos frescos. Você pode ter, por exemplo, um prato principal congelado e saboreá-lo com uma salada bem fresca. Para completar, um suco de frutas frescas, nada daqueles em caixinha.
  • O que dá para cozinhar pensando em deixar congelado para outros momentos: legumes, carnes, sopas e o feijão, que falamos antes. Quando não tiver tempo, encomendar pratos prontos para pessoas que fazem comida caseira, pode ser uma opção.
  • Falando em encomendar comida. Faça o cálculo de quanto você gasta para cozinhar determinado prato. Em alguns casos, comprar a comida pronta com alguém é mais econômico e dá menos trabalho do que comprar os ingredientes e tentar fazer em casa.
  • Para ter uma boa alimentação vivendo sozinho e evitando o desperdício, a melhor maneira é planejar. Você vai aprender observando, o quanto gasta de determinado ingrediente, o que come mais ou menos e como pode fazer com que a sua cozinha funcione bem.
  • Claro, que os solteiros devem sempre ter em casa a comidinha que salvará o dia em que se chega muito cansado e sem ânimo de ir para cozinha. Mas, não faça disso um hábito. Comidinhas de emergência devem ser mesmo só para emergências. As frutas podem ser sempre uma opção para esses momentos, assim como vitaminas naturais.
  • Procure manter a sua cozinha sempre arrumada. Tenha uma boa coleção de potes plásticos que possam ir ao micro-ondas também. Além disso, prefira as panelas antiaderentes, economiza-se óleo e são mais fáceis de limpar.
  • Para poder usar a cozinha melhor, deixe sempre tudo no lugar. Evite deixar a louça para o dia seguinte.
  • E os mais preguiçosos, procurem ter eletrodomésticos que auxiliem nas tarefas mais “árduas” da cozinha, como bater bolo, por exemplo.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *