Dicas Para Limpar a Panela de Pressão

A panela de pressão é item que não pode faltar na cozinha dos brasileiros. Estamos habituados a comer o nosso famoso arroz com feijão e sem a “famosa” panela não dá para cozinhar como se deve esse tipo de grão.

O feijão é duro demais e levaria horas para cozinhar em uma panela normal e arriscamos a dizer que nem ficaria macia, mesmo depois de desperdiçar tanto gás. O que faz da panela de pressão um “item básico” da cozinha brasileira. É muito útil sim e não pode ser substituída.

Aliás, falamos de feijão para cozinhar na panela de pressão, mas não é só esse grão que pode ser preparado no utensílio, outros alimentos também. Qualquer grão duro, como por exemplo, cozinhar canjica ou ervilha, deve ser preparado na panela de pressão. Fora carnes, que ficam ainda mais gostosas e amolecem rapidinho quando feitas neste tipo de panela.

Vale lembrar que a panela de pressão é sim muito útil, mas devemos ter muito cuidado ao manuseá-la. Os acidentes com o utensílio são em maior número do que imaginamos. O segredo para não causar um é simples, fique de olho, se o ar parar de sair é porque entupiu e será necessário, desligar o fogo, esperar esfriar e depois abrir a panela para limpá-la.

E falando em limpeza, também é muito importante saber limpar a panela de pressão.

A Higienização da Panela de Pressão

A limpeza da panela de pressão deve ser feita de modo adequado e não é para esperar não, acabou de usar, o utensílio deve ser lavado e guardado. Vale lembrar que quanto mais tempo se demora para limpá-la, mas ela ficará sujeita a ter manchas, que serão bem difíceis de serem retiradas.

Assim como uma panela comum, a panela de pressão também é produzida com os mais diferentes tipos de materiais, entre eles, o ferro, o alumínio (mais comum), o inox, o aço e até mesmo antiaderente, entre outras.

Para facilitar a vida da dona de casa e por causa da importância de lavar bem a panela de pressão, normalmente, elas são fabricadas com partes removíveis e claro, laváveis. Não importa se de inox, ferro ou alumínio, na hora de lavar pouca coisa será diferente por conta do material.

A primeira dica é que você consulte o manual de instrução da sua panela para saber como deve ser feita a limpeza, porém, algumas “regras” servem para todo o tipo de panela e devem ser seguida, independentemente do manual. Veja quais são!

  • Os produtos classificados como abrasivos não devem ser aplicados na hora da limpeza da sua panela de pressão. Eles podem estragar o material do utensílio, independente do que seja e até mesmo alterar a função da pressão da panela.
  • O ideal é que a limpeza da panela da pressão seja feita com água morna, principalmente a parte interna. Não precisa de nenhum produto especial, use o detergente comum de lavar louças e o aplique com uma esponja nova e boa. Comece lavando o fundo e depois passe para as laterais. Observe bem aquela parte “escondida” do encaixe da tampa, para que não fique sujeira no local. Depois é hora de enxaguar e faça isso muito bem.
  • No caso das panelas de pressão que são feitas com material antiaderente,  a água morna poderá ser usada, assim como o detergente, porém, a esponja deverá ser macia para não estragar o material. Tirando esse detalhe o procedimento é igual ao que já foi descrito anteriormente.
  • Para evitar que surjam manchas e que a panela fique com algum cheiro desagradável, depois de lavada e muito bem seca, guarde a panela sem encaixar a tampa. É muito comum que as pessoas a guardem fechada, mas não é uma boa ideia.

A Limpeza dos Itens Removíveis da Panela de Pressão

Depois de limpar a panela de pressão é hora de limpar o que chamamos de itens removíveis, são eles: a válvula de segurança, a válvula reguladora de pressão e a borracha de vedação da panela. Todos os itens devem ser limpos com frequência para garantir o bom funcionamento do utensílio.

  • Cada um dos itens removíveis da panela de pressão deverão ser lavados separadamente com detergente neutro de preferência e água.
  • Se por acaso o interior de uma dessas peças estiver entupido, use um arame bem fino para desentupir.
  • As partes devem ser muito bem secas antes de serem colocadas de volta no lugar.

As Manchas Podem ser Eliminadas da Panela de Pressão: Aprenda Como

Com o passar do tempo, mesmo quando a panela de pressão é usada somente para cozinhar feijão, é bem normal que o utensílio apresente manchas na sua parte interna. Ou ainda  é comum que a panela tenha arranhões. O fato é que tanto manchas quanto arranhões não alteram o desempenho do utensílio, mas a panela vai ficando feia. Porém, tem como se livrar dessas manchas. Veja como!

  • As manchas com tonalidade colorida que começam a aparecer dentro da panela de pressão podem ser retiradas com o uso do vinagre na hora a limpeza.
  • Quando as manchas são pretas, sempre dentro da panela, pode ser que somente com limão misturado com sal seja possível retirá-las. Coloque ambos dentro do utensílio, um pouco de sal e pedaços de limão com a casca, depois acrescente água de modo que ela cubra as manchas. Leve a panela ao fogo, sem a tampa e deixe agir por alguns minutos. Depois é só retirar as rodelas de limão, jogar o líquido fora e fazer a lavagem normal.
  • As manchas que já estão na sua panela de pressão há muito tempo, dificilmente sairão com a receita da mistura que foi dada anteriormente. Essa dica funciona se a mancha for recente.

Uma última dica, voltando a falar da segurança no manuseio da panela de pressão: lembre-se de trocar a borracha da panela de pressão a cada determinado período. Consulte o período necessário no manual de instrução do seu utensílio.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
utensilios domésticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *