Dicas Para Lavar Panelas e Formas Com Gordura

Depois de um almoço ou jantar deliciosos, sempre há aquela tristeza quando vemos a pia cheia de louças para lavar. Ainda mais quando no meio estão panelas com gordura e óleo de fritura. Mas a limpeza do óleo das panelas não precisa ser um sacrifício e alguns truques podem facilitar este trabalho.

Dicas Para Lavar Panelas e Formas Com Gordura

Dicas Para Lavar Panelas e Formas Com Gordura

Instruções         

  1. Cada tipo de panela, em relação ao material que ela é feita e ao seu revestimento, possui uma maneira específica de ser lavada. Porém, algumas dicas são universais, como não usar esponjas feitas de materiais abrasivos, como a palha ou a esponja de aço, que podem arranhar as panelas e tirar seus revestimentos, e o uso de água quente para amolecer e ajudar a dissolver melhor a gordura.
  2. As panelas com revestimentos antiaderentes, como o Teflon ou T-Fal, de uso muito comum hoje em dia, são de fácil limpeza e não necessitam de raspagens ou produtos químicos fortes para tirarem a gordura. Basta apenas que, após retirar o óleo que sobrou na panela, se ponha água quente, ou ponha-a para ferver na própria panela, com um pouco de detergente ou sabão diluído, até amolecer a gordura ou o óleo que ficou preso. Depois é só tirar a água e lavá-la normalmente, com bastante sabão, tomando cuidado para não se queimar na panela ainda quente.
  3. Esse procedimento pode ser repetido em outros tipos de panela, como as de inox, as de barro, as de bronze, alumínio etc. que possuem material frágil a riscos e manchas ou que podem perder seus revestimentos. Lembrando sempre que a esponja não deve ser abrasiva e, para cada modelo de panela, um tipo mais duro ou mais mole é recomendado. É importante que, após esquentar a água, tome-se cuidado com as panelas esmaltadas em relação à mudança brusca de temperatura, não as colocando debaixo da água fria diretamente após serem levadas ao fogo.
  4. Quando a gordura teima em não sair, dando aspecto de sujeira e oleosidade à panela, utilize limão para complementar a limpeza. Corte um pedaço do limão e, após passar a esponja com sabão na panela, de modo que faça bastante espuma, passe a parte aberta por toda a superfície suja. Enxague normalmente em água corrente.
  5. Se a gordura queimou e ficou grudada no fundo da panela, uma maneira de limpá-la sem muito esforço é utilizar sal de cozinha comum. Cubra toda a gordura que ficou grudada com água limpa, jogue o sal e leve ao fogo por aproximadamente cinco minutos. Dessa maneira a gordura toda irá soltar e será só passar a esponja para terminar de limpar sua panela.

Como Limpar Cada Tipo De Panela

Para facilitar esta tarefa, selecionamos dicas sobre como limpar cada tipo de panela de acordo com o material de fabricação.

Panelas De Ferro Fundido

Panelas De Ferro Fundido

Panelas De Ferro Fundido

Preparo da panela antes do primeiro uso:  Este tipo de panela não necessita de preparo antes do primeiro uso.

Uso no dia a dia: Use exclusivamente colheres, conchas e espátulas de nylon e plástico para mexer alimentos que estiverem sendo preparados nestas panelas, pois objetos cortantes, como facas e colheres de metal riscam o revestimento e com isso a propriedade antiaderente fica comprometida.

Como Lavar Panelas De Ferro Fundido:

Não use objetos cortantes ou de metal para raspar o que grudou na panela; Apenas encha-a com água quente e um pouco de sabão e deixe os resíduos amolecerem por algum tempo; Lave com sabão neutro, de preferência em barra, para evitar que os poros da superfície de ferro retenham resíduos de detergente; Após a lavagem, coloque a panela de ferro para secar ao fogo por alguns instantes até que a umidade evapore.

O Que Não Usar:

Evite o uso de esponjas abrasivas, pois retiram a camada protetora da panela.

Dicas Importantes:

Não espere o surgimento da ferrugem em sua panela, logo após a lavagem, unte-a com papel toalha embebido em óleo de cozinha. Você estará renovando a camada protetora de sua panela e impedindo que o ferro fique em contato direto com a umidade do ar;

Ao longo do tempo a camada protetora que foi aplicada na fabricação será substituída por outra, formada naturalmente na superfície de ferro após o uso do utensílio, principalmente para fritura;

Armazenar alimentos nessas panelas pode acelerar o aparecimento de ferrugem, já que em contato por várias horas com a água dos alimentos o ferro vai começar o processo de oxidação, que poderá causar alterações na aparência de alguns alimentos.

Panelas De Alumínio

Preparo da panela antes do primeiro uso: Este tipo de panela não necessita de preparo antes do primeiro uso.

Uso no dia a dia: Use exclusivamente colheres, conchas e espátulas de nylon e plástico para mexer alimentos que estiverem sendo preparados nestas panelas, pois objetos cortantes, como facas e colheres de metal riscam o revestimento e com isso a propriedade antiaderente ficará comprometida.

Como Lavar Panelas De Alumínio

Não use objetos cortantes ou de metal para raspar o que grudou na panela; Apenas encha-a com água quente e um pouco de sabão ou detergente e deixe os resíduos amolecerem por algum tempo; Lave com esponja dura, mas não abrasiva, detergente líquido ou sabão em barra; Seque imediatamente para prevenir manchas.

O Que Não Usar:

Evite o uso de materiais abrasivos, como saponáceos e palhas de aço, nas partes polidas de suas panelas de alumínio, assim você vai manter o seu brilho;

Você não deve arear essas panelas.

Imagem de Amostra do You Tube

Panelas De Aço Inox

Preparo da panela antes do primeiro uso: Este tipo de panela não necessita de preparo antes do primeiro uso.

Uso no dia a dia: Use exclusivamente colheres, conchas e espátulas de nylon e plástico para mexer alimentos que estiverem sendo preparados nestas panelas, pois objetos cortantes, como facas e colheres de metal riscam o revestimento e com isso, a propriedade antiaderente ficará comprometida.

Como Lavar Panelas De Aço Inox:

Não use objetos cortantes ou de metal para raspar o que grudou na panela; Apenas encha-a com água quente e um pouco de sabão e deixe os resíduos amolecerem por algum tempo; Para que as panelas de aço inox fiquem sempre bonitas basta lavá-las com detergente e esponja firme não abrasiva; Sempre que possível enxague-as com água quente e seque imediatamente para que o brilho natural do material seja mantido.

Imagem de Amostra do You Tube

Um comentário

  1. Mas eu acho que também a escolha da panela é importante também por isso, na hora de limpar as panelas antiaderentes por exemplo, são mais fáceis além de fazer menos sujeira na cozinha. Esse site aqui http://panelastramontina.com.br/cacarolas/ da umas dicas pra escolher panelas, e é legal porque tem dicas até para caçarolas tramontina ;) Adorei o post!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>