Como Funcionam os Detergentes de Roupa

Tem coisa mais gostosa do que vestir uma roupa limpa? A sensação de frescor que temos ao entrar em contato com uma peça limpinha é quase mágica. Grande parte da sensação de limpeza que as roupas nos passam vem dos detergentes de roupa, também chamados de sabão em pó ou sabão líquido.

Desde a década de 1940 que os detergentes de roupa fazem parte da rotina das casas de famílias do mundo todo. Temos certeza de que esse é um dos produtos mais usados na sua casa, mas será que você sabe como os detergentes de roupa funcionam?

A Sujeira das Roupas

Lavamos roupas pessoais e de cama constantemente porque as mesmas se sujam. A sujeira das peças é proveniente do nosso suor, das células da pele que perdemos, do contato com alimentos, terra entre outras partículas que fazem parte do nosso dia a dia. Com tantas partículas em nossas roupas se mostra necessário ter um processo de lavagem que seja eficiente.

Uma curiosidade é que antes de os detergentes de roupas terem sido inventados os norte-americanos usavam flocos de sabão para lavar as suas roupas. Conheça mais sobre a atuação do detergente de roupas e descubra como ele faz para deixar as suas roupas bem limpinhas.

Ingredientes dos Detergentes de Roupas

Os detergentes de roupas são feitos de grupos de ingredientes que tem uma tarefa a cumprir. Dentre todos os grupos o principal deles é o dos surfactantes, em inglês a palavra “surfactante” é o resultado da combinação de “agentes ativos de superfície”. O nome desses agentes se deve a sua estrutura química que é única.

Surfactantes

A superfície desses agentes torna possível que eles interajam com outros dois tipos de superfície como água e óleo. Uma das características mais importantes desses agentes é a cauda de cada molécula surfactante é hidrófoba, isso quer dizer que não é atraída água. A extremidade que é hidrófoba é atraída pela sujeira e gordura. Contudo, a cabeça da molécula é hidrófila, isso quer dizer que ela é atraída pela água.

Ação dos Surfactantes

Dessa forma assim que colocamos uma roupa engordurada na água com detergente de roupa com surfactantes a cauda das moléculas deles se junta a gordura e a cabeça da água. O movimento da máquina de lavar agita as roupas e faz com que as moléculas formem esferas pequenas que ficam em suspensão na água.

Essas esferas são enxaguadas quando a água é retirada e assim podemos dizer que a principal ação dos surfactantes é remover a gordura da roupa e assegurar que a mesma não retorne para o tecido.

Outros Componentes dos Detergentes de Roupas

Os tem um papel fundamental na limpeza das roupas, no entanto, existem outros ingredientes nos detergentes de roupa que permitem que eles limpem mais eficazmente, deixem as cores mais vivas ou mesmo ofereçam uma textura mais agradável ao tecido.

Agente Anticalcário

Alguns surfactantes têm dificuldade para atuar na água dura pelo fato de ter um elevado número de íons positivos. Para tornar o trabalho desses surfactantes mais eficiente é utilizado um aditivo chamado de agente anticalcário. O papel desse agente é fazer com que os detergentes atuam melhor diminuindo a dureza da água.

Basicamente esses agentes removem íons de cálcio (Ca2+) e magnésio (Mg2+) da água atraindo-os. Com isso os surfactantes podem se apegar melhor a gordura ao invés de se apegar aos íons positivos da água. Além disso, esses agentes também são bases e dessa forma agem neutralizando os ácidos tornando mais frouxas as conexões químicas. Podemos citar como exemplos desses agentes tripolifosfato de sódio (STTP) e os zeólitos.

Componentes Para Deixar as Roupas Mais Brancas ou Cores Mais Vivas

Os detergentes de roupas podem contar com componentes que deixem as roupas mais brancas ou que deem mais brilho para as cores. Dentre os compostos mais comuns estão os alvejantes que atuam deixando as pelas mais brancas. Esses ingredientes contam com peróxidos que tem a capacidade de oxidar os tecidos.

Para deixar os tecidos com um visual menos encardido são usados branqueadores fluorescentes e agentes de brilho. A ação desses componentes se baseia no fato de absorverem a luz ultravioleta emitindo luz visível azul que pode esconder o efeito amarelo que deixa as roupas com aspecto encardido nas peças brancas e desbotadas as peças coloridas.

Enzimas

Os detergentes de roupa ainda contam com enzimas que são agentes biológicos naturais que estão presentes em concentrações variadas em diversos desses produtos. As enzimas que fazem parte desses detergentes são de três categorias basicamente:

  • Proteases – Tem como função auxiliar na dissolução das proteínas.
  • Lípases – Agem ajudando a dissolver a gordura.
  • Amilases – Atuam na dissolução de amidos.

Uma curiosidade é que essas enzimas são bem parecidas com aquelas usadas pelo corpo para fazer a digestão dos alimentos.

Ação das Enzimas

As enzimas contribuem para a dissolução de partículas de comida que ficam nas roupas através de processo de catalisação ou acelerando o processo de decomposição. Contudo, devemos levar em conta que as enzimas são produtos biológicos que somem com o passar do tempo. Exatamente por isso alguns detergentes possuem também estabilizadores de enzimas que protegem-nas e contribuem para que funcionem bem.

Fragrâncias e Colorantes

Os detergentes ainda têm componentes que são fragrâncias e colorantes que deixam os detergentes de roupa com o cheiro e aparência que conhecemos. Alguns detergentes de roupas às vezes têm traços de corantes, contudo, não em quantidade o bastante para dar cor às roupas.

A função do corante é deixar o produto mais atraente visualmente e ajudar o usuário a identificar se ainda ficou um pouco de sabão depois de terminar o ciclo de enxágue das roupas.

Matéria-Base

A função da matéria-base é facilitar a diluição e distribuição dos ingredientes ativos na proporção adequada. Os detergentes líquidos e os em pó utilizam matéria-base distintas. Nos últimos a principal matéria-base utilizada é o sulfato de sódio que oferece uma aparência mais granulosa e já nos líquidos é a água. Cada um tem a sua preferência, seja pelo detergente em pó ou líquido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *