Tipos de Pastilhas para Revestimento

Pastilhas para revestimento são pequenos quadrados que se unem como um mosaico para cobrir pisos e paredes. Usados mais comumente em paredes, são uma solução simples para evitar que precise se pintar todos os anos paredes sujas ou as quais a cor diminuiu a força do tom pela ação de sol e chuva constante. São mais práticas em manutenção, pois podem ser lavadas com água e sabão e são bem mais duráveis que uma parede apenas rebocada e com tinta.

Pastilhas

Pastilhas

O uso de uma pastilha de revestimento hoje é muito comum por sua função decorativa. Ela serve também para decorar um ambiente, uma vez que suas diversas texturas e cores ajudam na composição de um espaço. Pode ser usada em ambientes externos e internos, residências e ambientes comerciais. São bastante usadas em locais os quais precisam de uma manutenção mais simples e prática, como repartições públicas, universidades e hospitais. Como não são tinta de parede e se assemelham bastante a uma cerâmica de piso, podem ser lavadas e evitam sujeiras mais rapidamente. Basta uma mangueira com água corrente e elas secarem ao vento para uma parede com pastilhas estar limpa.

Hoje em dia as pastilhas andam em alta na decoração de interiores e exteriores. São altamente recomendadas pelos decoradores de ambiente e empreiteiros por sua praticidade na aplicação e também na duração. A menos que se queira mudar o visual do espaço, você não vai precisar trocar as pastilhas para revestimento em menos de 10 anos. Como são pequenas, a sua maior indicação de aplicação é cobrir paredes ou pisos irregulares em sua construção.

Como se Compra as Pastilhas para Revestimento?

Você pode comprar este produto em lojas de produtos para construção e armazéns que vendem cerâmica. São vendidas em placas e coladas na parede com um papel aderente para fixação. São vendidas por metros em caixas fechadas para quem quiser cobrir uma parede inteira ou fazer detalhes com as pastilhas.

Os tamanhos dos quadrados variam conforme a marca e fabricante. Podem ter o tamanho de 2×2 até 12×12 cm por pequeno quadrado. Sua fabricação pode ser a nível industrial ou artesanal, sendo este último método muito comum na região Sul do Brasil. Em ambos os casos o resultado quando bem aplicadas é semelhante.

Os Tipos de Pastilhas para Revestimento do Mercado

Estes pequenos quadradinhos podem ser feitos de diversos materiais. Confira alguns a seguir.

Pastilhas de vidro  O nome deixa claro o material básico deste tipo de pastilha. O vidro é a composição mais forte deste produto, mas há também na fórmula básica de produção uma boa quantidade de areia(a base do vidro) e outros materiais inorgânicos, todos sendo fundidos em um forno com uma fusão de aproximadamente 1600ºC.

Depois da fundição dos produtos, forma-se uma massa homogênea a ser resfriada em uma temperatura de até 120ºC, colocado o pigmento para dar a cor e depois cortada em pedaços pequenos para a venda nas lojas.

Imagem de Amostra do You Tube

Uma das desvantagens do uso de pastilhas de vidro é que estas são infelizmente resistentes apenas em espaços com circulação baixa de pessoas. Logo, seu uso mais indicado é mesmo em paredes, mas no piso em pequenos detalhes não há problema.

Como não absorvem líquidos, até mesmo os diversos tipos de óleos e resistem a diversas substâncias químicas, podem ser usadas em fachadas externas e em piscinas sem qualquer problema (um uso muito comum no Brasil). Mesmo com todas as substâncias acima citada em ação durante um longo período, as pastilhas de vidro não perdem sua tonalidade e brilho.

Elas absorvem muito a temperatura ambiente, sendo chamadas por isso de piso frio. Logo, em ambientes climatizados pode não ser recomendado seu uso.

Pastilhas de cerâmica – Lembram bastante pequenas cerâmicas usadas em pisos comuns, já que são feitas do mesmo material. Podem ser usadas em pisos, paredes e fachadas. São resistentes a água também e com uma boa variação de cores e tamanhos no mercado.

Modelos Variados

Modelos Variados

Podem ser usadas em pisos e paredes sem qualquer problema, com o mesmo sistema de lavagem dos demais tipos. A troca deve ser feita a cada 10 ou 15 anos, depende do estado de conservação do produto.

Pastilha de porcelana – Assim como o porcelanato usado no piso, são bem mais resistentes que o vidro e a cerâmica e por isso são mais usada sem ambientes com grande circulação de pessoas.

O porcelanato é altamente usado em pisos hoje em dia. Seu custo é maior, mas vale a pena o investimento dada a durabilidade. Pode durar seguramente mais de vinte anos em pisos e paredes.

Pastilha de inox – O inox anda bastante na moda e por isso é comum encontrar pisos com este material. Pode ser usada em paredes e pisos, sendo bastante resistentes. São ideais para casas de praia, pois não oxidam com a maresia.

Imagem de Amostra do You Tube

Pastilhas de madeira, bambu ou côco – São pastilhas feitas a partir de fibras naturais destes produtos da natureza. Como são naturais, sua durabilidade é menor que os demais materiais mas o efeito é mais original, por isso andam fazendo bastante sucesso.

Como Aplicar Pastilhas para Revestimento

A instalação das pastilhas para revestimento deve ser feita em paredes que não possuem fissuras, umidade ou trincas em qualquer espaço ou de qualquer tamanho. Caso tenha, será necessário um empreiteiro para resolver o problema.

A primeira etapa é colocar uma boa camada de argamassa colante, aplicas as pastilhas por cima bem unidas, e deixar a parede repousar por duas horas. A marca do rejunte(o mesmo usando em pisos com cerâmica ou paredes) e da argamassa deve seguir as indicações do fabricante das pastilhas para melhor fixação.

Onde Posso Usar Pastilhas para Revestimentos?

Como o material é bem resistente, as pastilhas podem ser usadas em qualquer espaço, sejam ambientes internos ou externos. Podem ser aplicadas em pisos e paredes de áreas que possuam contato com água como as áreas das piscinas, as fachadas de casas, apartamentos e casas de praia. Este tipo de material possui uma baixa absorção de água, cerca de 0,05%, apenas. Contudo, consulte o fabricante caso tenha alguma dúvida quanto ao uso do material.

O uso mais comum de pastilhas para revestimento é em cozinhas, fachadas de casas e paredes de jardim. Em banheiros é também uma boa sugestão, uma vez que é simples de lavar e as pastilhas absorvem pouca sujeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>