Quarto Feminino Sóbrio

Decoração pode sim ter cores diversas, estampas, combinação com flores e alguns destaques. Mas para quem não curte tudo isso e quer ir pelo clássico e seguro para decorar, o sóbrio ainda é a melhor opção. É mais simples de usar, mais prático também de combinar e tem seu charme. Decoração de quarto sóbria também esta na lista dos estilos modernos de compor o espaço e é ótima para quem anda buscando um estilo fácil de fazer sozinha para seu projeto.

Mas o Que é Sóbrio?

Sóbrio quer dizer moderado. Na decoração, quer dizer um espaço mais limpo, claro e com ornamentação moderada ou quase nula. São ambientes mais limpos e sem muita coisa, contendo o básico mas nem por isso sem estilo.

Muita gente costuma associar uma decoração sóbria há uma decoração sem luxo. Não é bem assim. Você pode escolher menos objetos para decorar e nem por isso ter menos glamour e menos estilo na sua composição, não é mesmo? São os pequenos detalhes que fazem a diferença, e não 40 objetos em uma estante. Mas vale ter três obras de arte bem escolhidas para usar na sala de estar que usar 30 e não servirem para nada, apenas confundir quem observa o ambiente.

Quais Móveis Usar?

Uma decoração de quarto sóbria é também funcional, por isso o uso de objetos deve ser escolhido com mais carinho e atenção. Não adianta colocar um jogo de cadeiras para receber visitas se você não quer ninguém no seu quarto, não é mesmo? É apenas poluição visual. Mas vale usar poucos itens e com sabedoria que usar muitos e perder espaço e ainda causar uma sensação visual de sufocamento.

Em um quarto feminino sóbrio, uma dica é optar pelo básico de uso: cama, gaveteiro, closet e mesinha de cabeceira. Os demais itens devem estar por lá apenas se for usado. Uma mesa para computador é uma boa pedida se for usada mesmo. Se houver um escritório, não há necessidade. Um puff apenas se visitas são constantes, pois não há necessidade de sentar em algo que não tem encosto se você já tem uma cama para isso, não é mesmo? Observe a lógica.

Quanto aos móveis, as opções são as mais modernas possíveis. Lembre: seu foco é sobriedade, um espaço mais limpos e móveis trabalhados não vão te dar isso. Opte por cortes retos, pontas finas e cadeiras com pernas retas. Também é uma boa pedida closet embutido, deixando disponível mais espaço ainda no quarto e dando um estilo mais organizado ainda ao ambiente. Se puder, melhor ainda.

Camas do estilo boxes são ótimas para este modelo de decoração porque são mais simples e ocupam menos espaços. Você pode investir em um espelho para cama reto sem incrementar muito, mantendo o foco em uma decoração ‘limpa’.

O Uso de Cores na Decoração Sóbria

Muita gente comete o erro de pensar que uma decoração sóbria quer dizer cores lisas ou tons pastéis. Sim, está certo, mas esta não é a única opção. Dá para usar diversas combinações, como dual de cores e algumas estampas.

O segredo do sóbrio é optar por cores que deixem a harmonia nar. Tons pastéis são ótimos para combinar com qualquer estilo de móvel, mas dá para colocar cores fortes também. É só não abusar. Por que não criar um mural, com uma parede em cor mais escura e nas demais cores mais claras? O branco é uma boa pedida para quebrar a força de algumas cores, e ai você pode ter teto branco e uma parede cinza, com estampas e até mesmo papel de parede. O que não pode são as quatro paredes com estampas. Não faz parte da proposta do sóbrio, se é isso que você procura.

Cores são sempre uma boa pedida para investir em uma decoração e não tornar o espaço apático. Uma dica é usar flores e estampas nos acessórios e não nas paredes. Paredes brancas com uma roupa de cama com flores ficam muito mais elegantes e representam uma ótima combinação de um quarto feminino. Também é uma boa dica investir em detalhes com cores fortes, como almofadas, acessórios para a mesa de cabeceira se escolher uma cor sóbria para as paredes.

Na escolha da cor dos móveis, tente fazer sempre a composição complementar. Se suas paredes forem claras, opte por itens levemente mais escuros ou de contraste mesmo que ainda vai estar no sóbrio. Mas não tem problema algum em optar por branco em paredes e em móveis, desde que haja uma quebra com a cor em alguns acessórios, como uma cadeira em tom mais forte e escuro, na roupa de cama, um tapete e nos acessórios em cima dos móveis. Mas branco em tudo também é bem moderno e elegante e combina com diversos estilos de decoração.

E Como Usar o Estilo em Outros Ambientes da Casa?

Com sabedoria e moderação e pouco a pouco para não errar. O sóbrio pede ambientes mais abertos, com poucos móveis, por isso é uma ótima pedida aplicar em projetos de salas de estar e corredores menores, mais apertados.

Na sala de estar, por exemplo, vá para o básico: um sofá de três lugares com um raque e alguns itens decorativos ou apenas o uso de uma estante com sofá e duas cadeiras. Deixe uma zona livre para circulação e sempre opte por deixar menos móveis e mais espaço livre.

Na cozinha, elimine o que não for necessário e embuta armários e panelas. Tudo guardado para o ambiente ficar mais limpo e claro. Pendurar panelas como no estilo de decoração inglês ou conjuntos de taças à mostra é lindo, mas não é bacana se a proposta é poupar espaço e não gastar mais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *