Quadros Abstratos Modernos

Quando falamos em arte moderna, não podemos deixar de lado os modernos quadros abstratos. A pintura é uma arte que sempre foi muito admirada ao longo da história. Com suas pinturas lindas, desenhos e formas variadas, encantam quem os observa. Esse tipo de pintura se caracteriza por não conter formas concretas. Não representam nada daquilo que vemos, como flores, animais, pessoas, paisagens, dentre outros.

Embora seus desenhos sejam difíceis de interpretar, por não possuírem uma imagem clara, feitos com traços desconexos, não se pode negar que seus mistérios nos levam a imaginar muita coisa. Nos permitem diversas interpretações. A ideia é incentivar a busca por um sentido próprio para a arte representada na pintura. A interpretação da ideia principal é livre.

Telas Abstratas e a Decoração

Uma das vantagens das pinturas abstratas é que elas combinam com praticamente todo tipo de decoração, da tradicional à moderna. São considerados verdadeiros coringas na decoração. É claro que harmonizar o ambiente com cores que combinam fica bem mais sofisticado. A pintura abstrata traz um certo contraste para o ambiente.

Os quadros são sempre bem vindos. Ajudam a criar a personalidade do ambiente.

Dicas de Decoração com Pinturas Abstratas

  • Equilibrar os tons da tela com os tons do ambiente é sempre bom
  • Procure quadros que mais combinem com sua decoração
  • O ideal é que se encontre cores espalhadas pelo ambiente e que também sejam vistas no quadro
  • Combinar quadros com cores fortes e alegres em um ambiente com tons neutros fica incrível
  • Instalar um quadro com cores fortes em uma parede clara e com uma iluminação indireta
  • Utilizar telas grandes ou com desenhos atrativos são sinônimos de estilo

Mas, na verdade, não existe uma regra para instalar um quadro abstrato. Use a imaginação e mostre seu estilo na decoração.

7 Artistas abstratos famosos

A arte abstrata ganhou força no Brasil nos anos de 1951, a partir da Bienal de São Paulo. Abaixo, temos os 7 artistas abstratos mais famosos do Brasil:

– Ivan Serpa, Rio de Janeiro – 1923-1973 – Ganhou muitos prêmios no Brasil. Participou de inúmeras bienais em São Paulo, Veneza (nos anos de 1952, 1954 e 1962) e, também, em Zurique (no ano de 1960). Além de pintor, foi também professor, desenhista e gravador.

– Waldemar Cordeiro, Itália – 1925-1973 – Sempre buscava manter sintonia entre a arte estrangeira e brasileira. Baseava-se na teoria Gestalt e no Neoplasticismo. Era contrário à arte figurativa, tornou-se um dos fundadores e teóricos do Concretismo em 1956, no Brasil.

– Antônio Bandeira, Fortaleza, Ceará – 1922-1967 – Artista renomado da pintura abstrata brasileira, e das aquarelas. É dono de obras entre as maiores coleções particulares em museus em todo o mundo. Participou do movimento Modernista, em Fortaleza, em 1940, com Aldemir Martins, Inimá de Paula e outros.

– Iberê Camargo, Restinga Seca, Rio Grande do Sul – 1914 – 1994 – Pintor, professor e gravurista. Suas obras sempre estiveram presentes e foram bem representadas entre as importantes exposições pelo mundo, como na Bienal de Veneza e de São Paulo.

Iberê Camargo, Restinga Seca, Rio Grande do Sul - 1914 – 1994

Iberê Camargo, Restinga Seca, Rio Grande do Sul – 1914 – 1994

– Hélio Oiticica,Rio de Janeiro – 1937-1980 – É considerado um dos maiores artistas de toda a história da arte. Foi pintor, performático de aspirações anarquistas, artista plástico e escultor.

– Lígia Clarck, Belo Horizonte, Minas Gerais – 1920-1988 – Artista visual, desenhista, psicoterapeuta, professora de artes plásticas brasileira e pintora. Obteve reconhecimento internacional a partir dos anos 1980. Ao ir para a Europa, começou a focar em expressões corporais.

– Manabu Mabe, Kumamoto – 1924-1997 – Naturalizado brasileiro, era um desenhista, tapeceiro e pintor japonês. Foi o pioneiro do abstracionismo do Brasil.

As pinturas abstratas modernas estão presentes em toda parte do mundo. E os brasileiros cumprem bem seus papéis pelo mundo afora. Sinal de requinte e delicadeza, harmonizam os ambientes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *