Pinturas Famosas e Fáceis de Desenhar

Existem muitas maneiras de se investir na decoração de um ambiente. É necessário que se leve em conta o perfil e o gosto das pessoas que o frequentarão.

Pode – se utilizar uma decoração voltada para o estilo industrial, em que a cor predominante é o cinza, e a partir disso é possível combinar tijolinhos aparentes e elementos com muita madeira e metal.

Outra opção é a decoração escandinava, em que o minimalismo é predominante. Cores básicas, como preto, branco e pequenas quantidades de rosé, dourado e prata, compõe essa vertente de decoração.

Também é possível optar pela decoração clássica, em que há o requinte de peças de luxo, como lustres e tapeçaria, onde o minimalismo é deixado de lado, mas ainda assim se mantém uma decoração leve e usual.

A decoração retrô é uma alternativa que conta com o uso de móveis mais simples, e elementos inspirados nos anos 1950. É uma decoração em que se permite abusar das cores.

Também existe a possibilidade da decoração rústica, em que os elementos remetem ao ambiente rural, deixando evidente, assim como no estilo industrial, os tijolinhos e madeiras, além da utilização de fibras naturais, deixando o espaço bem próximo a decoração de uma fazenda.

A decoração contemporânea conta com a utilização da tecnologia e praticidade, onde é importante fazer escolhas onde seja possível esconder fios e outras coisas do tipo.

O que todos esses estilos de decoração têm em comum, é a possibilidade da utilização de quadros com pinturas famosas na composição do ambiente. Mas como é evidente, esse tipo de obra de arte necessita de um grande valor para investimento, já que em geral, até mesmo suas réplicas são bem caras.

Pensando nisso, uma alternativa viável, é a escolha de pinturas famosas que sejam fáceis de desenhar, e assim quem tem aptidão com esse tipo de atividade, pode fazer uma adaptação ou uma releitura de alguma obra, imprimindo seu próprio estilo nelas, utilizando os desenhos e pinturas propriamente ditas, ou até mesmo colagens e sobreposições, deixando que a criatividade domine esse processo.

Abaixo, serão listadas pinturas famosas que combinem com os estilos de decoração citados no começo do artigo, para que sirvam de inspiração para pessoas que desejem reproduzi-las.

A primeira obra de arte é o quadro Guernica, do artista espanhol Pablo Picasso. Essa pintura é uma das mais famosas de Picasso, e uma das mais conhecidas do Cubismo – movimento artístico europeu, que tem como enfoque o uso de formas geométricas para retratar a natureza e diversas situações.

Esse quadro diz respeito aos efeitos da guerra em uma população. Mais precisamente o bombardeamento da cidade de Guernica em 1937. Portanto nesse contexto, uma possível interpretação para esse quadro é a atuação como um símbolo de paz.

As cores predominantes desse quadro são o preto e o branco, que servem para aumentar a ideia do drama causado nesse evento. Essas também são as cores principais da decoração industrial, fazendo com que essa obra seja uma boa escolha de elemento para ajudar a compor esse estilo. Além da inclusão de figuras geométricas, que dão um efeito técnico à obra, possibilitando uma boa harmonização com essa decoração.

Para o estilo minimalista de decoração, as obras de Sol LeWitt são ótimas escolhas para compor o ambiente. No final dos anos 70, LeWitt concentrou-se em seus “Wall Drawing” que são pinturas concebidas para locais específicos. Essas obras são tratadas como formas tridimensionais achatadas, onde as cores mas presentes são o preto e o branco.

Na decoração clássica, uma possível escolha de obra de arte é a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, já que ela é a pintura mais conhecida e visitada arte do mundo. Este quadro representa uma mulher introspectiva, com um leve sorriso, que representa o padrão de beleza da época (1503). Ele é um dos quadros mais famosos e valiosos do mundo, harmonizando totalmente com o estilo requintado dessa decoração.

Three Musicians, de Pablo Picasso, contam com três elementos de forma abstrata, onde cada elemento é representado tocando um instrumento musical. Um com violão, um com flauta e outro com um teclado. Essa obra simboliza principalmente a amizade. Com o uso bem evidente de várias cores e diversas formas geométricas, ele atua muito bem na composição da decoração de um ambiente de estilo retrô.

Para a decoração com o estilo rústico, a pintura que combina muito é O Grito de Edvard Munch. Ela é uma obra de arte que representa a angústia do ser humano, e até mesmo o bucolismo, que harmoniza muito bem com esse tipo de decoração. Suas cores em tons terrosos também contribuem para que tudo combine.

Uma pintura famosa que se encaixa bem na decoração contemporânea é A Noite Estrelada de Vincent Van Gogh, que apesar de ser uma obra clássica, ela se mostra totalmente atual.

De 1889, essa pintura retrata a vista da janela do quarto em que o artista ficava em um hospício, onde se internou voluntariamente após ter cortado sua orelha.

Van Gogh foi considerado um dos pioneiros da arte moderna e nessa obra ele abusa de movimentos em espirais, que dão profundidade e movimento ao céu.

Essa obra pode dar um toque acolhedor e natural em ambientes com decoração contemporânea.

De todas as obras citadas, a mais fácil de ser reproduzida certamente são as de LeWitt, já que possuem poucos elementos. Mas as outras, com um pouco de criatividade e personalidade, podem facilmente serem utilizadas em diversas decorações.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *