Enfeites para Jardim de Inverno

Muitas pessoas acreditam que ter um jardim de inverno em casa é algo que exige muito trabalho, mas não é bem assim quando você sabe trabalhar com as variáveis certas. Saiba que qualquer cantinho pode ser convertido num belo jardim de inverno, um espaço para o cultivo de plantas e no qual você possa relaxar.

O espaço que se tornou o queridinho dos decoradores de interiores nada mais é do que um jardim interno. Basicamente se trata de uma maneira de oferecer mais vida para dentro do seu lar, levar a natureza para dentro de casa. Nesse jardim interno você pode cultivar pequenas árvores ou mesmo ter folhagens e miniaturas. Um espaço que se tornou bem popular em especial nos imóveis que não tem quintal.

O Jardim de Inverno

Quando se está pensando em construir um jardim de inverno é importante considerar alguns fatores para não acabar cometendo erros que prejudiquem esse pequeno refúgio no seu lar. Ao fazer o planejamento desse espaço os moradores devem levar em consideração o espaço, decoração e quais serão as necessidades de manutenção.

Escolhendo o Local

Existem alguns projetos arquitetônicos de casas e apartamentos que são pensados para ter esse espaço destinado ao jardim de inverno, no entanto, nem todas as casas o têm. Algumas casas não tem um espaço que favoreça a criação de um jardim interno. Nessas situações as pessoas tem o hábito de improvisar os espaços como embaixo de escadas, em sacadas ou mesmo em salas anexadas.

É importante dizer que o local escolhido pode ter teto ou não, mas de toda forma deve receber luz natural. Uma forma de favorecer a iluminação do seu jardim bem como dar mais estilo para a sua decoração é usar uma porta de vidro. As plantas desse jardim precisam contar com uma boa iluminação para que possam crescer.

Escolhendo as Plantas Para o Cultivo

O estilo do jardim de inverno é definido pelo tipo de plantas que você escolhe para fazer a decoração. Porém, além de escolher as plantas de acordo com a sua aparência é necessário pensar nas necessidades delas. Cada espécie exige um tipo de cuidado e por isso mesmo devemos enfocar no que podemos oferecer para cada uma delas num jardim de inverno.

De uma maneira geral as plantas escolhidas para o jardim de inverno devem ser plantas que se adaptem ao ambiente e que sejam resistentes. Prefira plantas que se mantenham com uma boa aparência por mais tempo. Dentre as opções que você tem estão a espada-de-são-jorge, Yucca, Ripsális, pata-de-elefante, zamioculca, pacová, ráfias entre outras.

Enfeites Para Jardim de Inverno

Os enfeites escolhidos para o seu jardim de inverno irão compor a decoração do ambiente. A escolha desses enfeites irá depender do estilo do ambiente, podem ser enfeites rústicos ou então mais modernos. Saiba que existe uma grande variedade de opções de elementos para decorar o seu jardim de inverno como, por exemplo, vasos de concreto, pedras decorativas, móveis de madeira e lareiras decorativas.

Se o espaço que você tem para montar o seu jardim de inverno for pequeno pode ser mais interessante criar um jardim vertical. Uma ideia que fica diferente e que permite ideias bem diversificadas. Existem várias opções de suportes possíveis para as suas plantas, você pode usar escadas ou mesmo montar uma prateleira, usar pallets enfim encontrar um suporte adequado para os seus vasos e garrafas.

Escolha dos Vasos

Os vasos que serão usados para as plantas também merecem a sua atenção, pois além de ter harmonia com o restante da decoração também precisam ter harmonia com o tipo de planta a que vão dar suporte. Dentre as opções de vasos estão os de concreto, pedra ou fibra. Grande parte das pessoas enfeitam os vasos com pedriscos, isso depende do gosto pessoal de cada um.

O Ambiente

Uma ideia interessante para compor o seu jardim de inverno é transformá-lo num ambiente com mesa e cadeiras para receber os amigos. Em geral as casas e apartamentos tem esse espaço como uma varanda ou área externa. O objetivo é fazer com que seja um ambiente com mais vida contando com um toque verde das plantas.

Iluminação do Jardim de Inverno

A iluminação é um ponto crucial para todo e qualquer jardim, mesmo que o seu jardim não tenha iluminação solar direta você não precisa se preocupar, pois é possível criar uma iluminação artificial. Para isso tudo o que você precisa é de uma lâmpada de iluminação artificial como refletores ou arandelas.

Cuidados com o Jardim de Inverno

Um jardim de inverno exige diversos cuidados com a sua manutenção. Dentre as preocupações que os donos do jardim devem ter estão as regas e a adubação das plantas. Para garantir a saúde das suas plantas é necessário aplicar fungicida regularmente com o objetivo de remover as folhas mortas.

Os cuidados com as plantas são indicados para manter o seu jardim de inverno sempre bonito e também permitir que as plantas possam continuar se mantendo vivas. Quando se tem plantas mortas o seu jardim fica mais suscetível a não ter novo desenvolvimento de vida. Escolher ter um jardim é escolher cuidar bem das plantas.

Que Tipo de Jardim?

A partir do momento que você define que deseja ter um jardim na sua casa ou apartamento precisa pensar em que tipo de jardim quer montar. Pode ser um jardim de inverno rústico, moderno, divertido enfim que tenha a ver com o que você espera desse ambiente no seu dia a dia.

Algumas pessoas escolhem uma versão de ambiente para receber os amigos que ofereça mais aconchego e sofisticação, para isso você pode trabalhar com móveis de madeira ou pedras. Quem está pensando num ambiente mais rústico pode apostar numa composição com fibras naturais.

Pense na escolha das plantas também levando em consideração essa opção de estilo. Por exemplo, uma planta como a espada-de-são-jorge fica mais interessante num ambiente mais rústico da mesma maneira que as zamioculcas ficam melhor em ambientes mais sofisticados. Tudo depende do estilo da decoração, mas se lembre que as plantas precisam se adaptar ao fato de ser um jardim interno.

Jardins de inverno são pequenos jardins cultivados no interior das casas ou no varanda, que possuem uma decoração bonita e moderna e podem ser usados não só como área de luz, mas como um recanto de lazer e descanso. Para quem gosta de jardins de inverno, a dica é procurar enfeites modernos e delicados para deixar o local mais agradável.

Enfeites para Jardim de Inverno

Enfeites para Jardim de Inverno

Vasos de flores coloridos e com formatos modernos são uma boa opção de enfeite. Outra ideia é colocar balões japoneses ou, até mesmo, origamis encontrados facilmente em  lojas de artesanato. Outro enfeite muito bonito é a luminária japonesa, que permitem uma iluminação indireta e colorida, que valoriza as plantas e decoração do local.

Alguns modelos ficam perfeitos para ambientes em madeira, e outros combinam mais com ambientes mais modernos – basta escolher o modelo certo. Um aquário é outra decoração maravilhosa para um jardim de inverno, e serve como um enfeite criativo e que traz mais vida e alegria para este local de paz e tranquilidade.


Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *