Ar Condicionado para Apartamento

O ar condicionado é um aparelho que faz toda a diferença na manutenção do clima do seu apartamento ou escritório. Esse aparelho ajuda a deixar o ambiente mais adequado tanto no verão quanto no inverno. Contudo, apesar dele ser um aparelho que oferece grandes vantagens para a sua casa ou escritório é importante saber que você deve ficar atento a questões como o tipo do aparelho, a sua capacidade de refrigeração e o local em que ele será instalado.

Para te ajudar nessa tarefa de escolher o seu ar condicionado selecionamos algumas dicas preciosas. Vale a pena ler e encontrar o melhor modelo para atender as suas necessidades. Um bom ar condicionado ajuda a deixar o clima do ambiente mais agradável e arejado.

Três Tipos de Ar Condicionado

Existem três tipos de ar condicionado, abaixo iremos falar um pouco mais sobre cada um deles. Assim é mais fácil saber qual é o melhor para seu apartamento ou para o escritório, deixe o calor de lado.

Ar condicionado de Janela

Esse é o modelo de ar condicionado tradicional e que conta com o tipo de instalação mais simples, pois somente é necessário ter um buraco na parede em que se deseja instalar e uma tomada que esteja conectada a rede elétrica. O modelo de janela não necessita da realização de obras.

Outra vantagem que esse modelo oferece é ter um preço mais em conta. Apesar de já existirem opções de modelos de ar condicionado mais avançados o de janela ainda vende bastante.

Ar condicionado Portátil

O aparelho portátil se destaca como uma boa opção porque pode ser levado para qualquer cômodo do apartamento desde que se tenha a janela para fazer o encaixe da mangueira que atua expulsando o ar quente no ambiente.

Nesse modelo a água permanece acumulada no seu interior e o aparelho avisa quando é necessário esvaziar. Uma excelente alternativa para o caso de não ser permitido instalar ar condicionado que altere a arquitetura do seu apartamento.

Ar condicionado Split

O modelo Split tem vantagens e desvantagens, podemos citar como vantagens o fato de ser mais silencioso que os demais e ainda consumir menos energia. As desvantagens incluem o custo elevado para instalar o Split bem como o fato de precisar de obra no ambiente em que você vai fazer a instalação do mesmo. Somente um profissional pode fazer a instalação desse ar condicionado, pois do contrário você perde a garantia do aparelho.

Saiba ainda que é necessário ter espaço disponível no lado de fora do seu apartamento para poder fazer um furo na parede de maneira que seja possível a passagem do duto além de ter tomada elétrica de 220V. Uma dica para quem deseja fazer a climatização de um ambiente com o ar condicionado Split é usar um aparelho conhecido como Multi Split. No Multi Split existem duas ou mais unidades internas e somente uma unidade externa de maneira a tornar mais simples a instalação o que gera mais economia.

Capacidade de Refrigeração

Outro fator que deve ter a sua atenção na hora de escolher um aparelho de ar condicionado é a capacidade de refrigeração que é necessária para climatizar o ambiente. Vamos te dar algumas dicas a esse respeito abaixo, assim será mais fácil fazer essa escolha.

Tamanho do Ambiente

Para um ambiente com até 9 m² a capacidade de refrigeração  deve ser de 7.500 BTUs. Já para um ambiente com até 12 m² necessita de uma capacidade de até 9.000 BTUs. No caso de o ambiente ter até 15 m² é necessário ter uma capacidade de até 10.000 BTUs.

Um ambiente com até 20 m² precisa de uma capacidade de 12.000 BTUs. Quando se tem até 30 m² é necessário capacidade de 18.000 BTUs. E por fim um ambiente que tiver mais de 30 m² deve ter capacidade acima de 18.000 BTUs.

Metragem do Ambiente

Conhecer a metragem do ambiente é essencial, contudo, ainda tem outros fatores que podem ter peso na escolha do seu aparelho de ar condicionado para o apartamento. No momento de instalar o aparelho você deve conhecer bem o local. Confira abaixo algumas dicas que irão te ajudar a pensar melhor e fazer a melhor escolha.

Exposição ao Sol

Um fator que você deve observar na hora de escolher o seu aparelho de ar condicionado é se ele ficará num ambiente que tem grande exposição ao sol com portas e janelas que são abertas com frequência. Observe também a quantidade de aparelhos eletrônicos como computadores e TVs que você tem no ambiente.

Num ambiente que fica muito exposto ao sol e que tem muitos aparelhos eletrônicos é necessário escolher um ar condicionado com maior capacidade do que indicamos acima. Porém, se o ambiente não tem grande incidência de sol ou se recebe apenas um sol relativamente fraco pela manhã é possível escolher um aparelho que tenha capacidade igual ou inferior as determinadas no texto acima.

Dicas Para o Uso do Ar Condicionado

A seguir vamos listar alguns recursos que podem facilitar e melhorar o uso que você faz do seu ar condicionado no dia a dia.

Controle Remoto

Pode parecer bobagem, mas o controle remoto do ar condicionado pode ajudar a programar o aparelho para diferentes programações em especial no contraste entre dia e noite. Muito mais prático.

Filtragem do Ar

Se você está no time dos alérgicos deve escolher um modelo de ar condicionado que tenha filtros mais avançados como os aparelhos que tem o filtro HEPA que conseguem eliminar 99,9% das impurezas e outras partículas suspensas. Outra opção são os filtros antibactérias, fungos e ácaros. Tem opções até de filtros de pelos de animais.

Ciclo Quente/Frio

Se você está num local que tem grande variação de temperatura vai perceber que o ciclo reverso é de grande utilidade já que oferecem as opções Quente e Frio. O aparelho com esse ciclo além de esfriar também consegue aquecer o ambiente.

Consumo

Fique atento ao consumo de energia já que durante o verão o ar condicionado costuma ficar mais tempo ligado o que pode se refletir na sua conta.

 

O ar condicionado é um item que proporciona extremo conforto, pois permite deixar o clima estável mesmo nos dias mais quentes. Quem mora em apartamentos possui necessidades diferentes em matéria de ar condicionado, pois não é possível instalar os dutos necessários no teto, a não ser que a pessoa more no último andar.

Muitos moradores acabam optando pelo modelo portátil, que é prático e pode ser usado em
qualquer ambiente. No entanto, o aparelho não é tão potente quanto o modelo tradicional. Outro modelo bastante usado em apartamentos é o ar condicionado de janela, que pode ser instalado nas janelas ou em alguma parede externa. O inconveniente é que são mais barulhentos que o modelo convencional.

O melhor modelo é o Split, que é muito poderoso e pode ser usado em diversos ambientes, e ainda são silenciosos. Cada modelo possui vantagens e desvantagens, portanto cabe a cada morador escolher o tipo ideal para suas necessidades.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Apartamentos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *