Decoração de Escadas: Dicas de Como Fazer

A escada é um item importante fixo em uma casa. A escadaria é muitas vezes um elemento de recurso de design de interiores e, portanto, precisa de uma análise cuidadosa antes de ser construída e decorada. O planejamento do projeto para a elaboração de uma escadaria é essencial para a segurança, conforto, bem como o valor estético.

Imagem de Amostra do You Tube

Antes de ir com muita pressa para decorar sua casa saiba que o projeto de decoração ou elaboração de uma escada é uma decisão de longo prazo para não ser influenciada por tendências. Pensar a longo prazo para a construção e decoração é importante, pois é bem caro fazer a mudança visual. É preciso analisar como usar suas característica diante do projeto da casa. Isto significa que você pode alterar os aspectos da decoração no futuro, mas mudar a estrutura de uma escada é bem caro e por isso deve ser pensado, repensado e depois pensado de novo. As escadas são uma parte funcional da estrutura da casa que nos permitem passar de um nível para o próximo com conforto. São muitas vezes uma parte estética do design da casa, frequentemente definindo o estilo do interior pelo tema usado no balaustre e corrimão. Logo, precisa de todo cuidado antes de levar o projeto adiante. Investir no design da escadaria é importante na hora da construção, pois não importa o que você vai fazer com ela, sua escada vai brilhar ainda mais. Você pode fazer em espiral, reta com degraus pequenos, mais largos ou ainda um modo de design de escadaria que desafia a gravidade. Neste modelo você não usa corrimão, apenas os degraus em cimento. O efeito é escultural e bonito, mas você vai precisar de um arquiteto para planejar este tipo de estrutura e não cometer erros. Cada degrau deve ter uma distância adequada para ser usado.

Usando Cores na Escada

É preciso um pouco de ousadia para sair do tom madeira ou ferro e usar quem sabe um rosa pink na sua escada. Mas se você tem tamanha ousadia, então por que não ir de colorido e marcante? Usar cores fortes na escada é um modelo de projeto de decoração que funciona bem em um ambiente todo branco, especialmente porque vai destacar mais, dar mais vida ao local. Se tiver uma escada de ferro vai destacar ainda mais o espaço. Tons bacanas para usar na escada com espaço branco: rosa, verde, azul celeste, roxo, lilás, cinza grafite. Todos os tons citados vão dar mais vida ao local. Que tal brincar ainda mais com as cores? Transforme sua escadaria em um arco íris pintando cada degrau de um tom diferente primário. O efeito é ainda mais audacioso se tiver paredes brancas, ajudando assim no contraste. Ao optar por escadas coloridas, você deve manter o restante do ambiente mais sóbrio, de uma tonalidade apenas. É uma boa dica para lojas de brinquedos infantis e espaços que recebam bastante crianças.

Imagem de Amostra do You Tube

Para os donos de casa mais clássicos, faça a sua escadaria com padrão vitoriano, um choque de cor, deixando a decoração com um olhar extraordinário. Você pode usar tapetes em tons fortes para desenhar os limites do degrau, colados bem rente ao piso da escada. Este é o modelo bem clássico usado nos Estados Unidos e que chama a atenção do passante com tons marcantes. Cumpre sua função de segurança e ainda decora. Se você possui modelo tradicional de escada de madeira e quer manter o clássico mas acha que o tom é escuro, pode iluminar os degraus pintando os painéis verticais de branco, mantendo a madeira nua no piso. O branco é bacana porque você pode mudar as paredes do lado mas ele vai continuar combinando com tudo e exigindo uma manutenção barata para a casa. Uma escada utilitária de tons simples é a escolha perfeita para casas em centros urbanos, edifícios de estilo moderno ou do tipo armazém, em que as paredes de tijolos nos fornecem toda a decoração evidente que você precisa. Use para esta escada as cores branca ou marrom, já que você quer ser moderno e não sair do erro. Usar cores pode ser um pouco demais para este tipo de escada.

Usando Cores na Escada

Usando Cores na Escada

Papel de Piso, Tapete ou Papel de Parede na Escada

Se você não quer pintar pode usar carpete ou papel de piso colorido na escada. Um bom exemplo é criar uma escada com piso listrado. Tal escolha acrescenta um espectro de cores sutilmente ao estilo vitoriano de decoração, em que o resto do ambiente deve ser neutro e silencioso. Escolha cores discretas para ser inovadora mas nem tão ousada, ficando no mediano. Papel de parede não precisa ser usado apenas em paredes. Usando boas estampas você pode criar uma escada criativa na sua casa e acrescentar uma profusão de cores e texturas em um espaço que seria neutro e sem graça. Custa pouco e pode ser trocado sempre, com manutenção mais em conta que um carpete.

Decorando uma Escada em Espiral

Uma escada em espiral torna-se um objeto de beleza escultural graças ao acabamento que pode ser em madeira ou metal.  Como o lado de baixo desta escada é exposto e não revestido, você pode usar o espaço para decorar com objetos ou criar um cantinho de brinquedos para criança. Algo que não deixe o espaço vazio, já que a cada passo será visto o piso da casa.

Decorando uma Escada em Espiral

Decorando uma Escada em Espiral

Usar Azulejos na Escada

Se sua escada for de cimento, uma dica é o uso de azulejos para não gastar muito na manutenção e ainda manter um lindo espaço. Azulejos espelhados deixam uma escada escura mais iluminada e criam uma interessante mistura de texturas em poucos passos.

Usando a Escada Além da Escada

Agregue valor à sua escadaria com a adição de um quase invisível armário. É uma ideia já replicada várias vezes no mundo. A escada pode ser um lugar perfeito para se esconder sapatos, brinquedos e outros objetos pequenos. Use os degraus como pequenos armários embutidos e cada degrau vai ser uma gaveta. Você está usando um espaço vazio para algo útil e vai ficar bacana em apartamentos pequenos ou na falta de espaço para guardar seus objetos pessoais.

Usando a Escada Além da Escada

Usando a Escada Além da Escada

Um comentário

  1. Eu gostei da escada 2 http://imoveis.culturamix.com/decoracao/decoracao-de-escadas-dicas-de-como-fazer e gostaria de saber como ela é feita. Que material é esse. Faz alvenaria e depois cobre com MDF ou faz com MDF direto???

    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>