Cores de Parede para Sala

Uma boa maneira de mudar a aparência da casa é de vez em quando não só trocar móveis, mas trocar as cores da parede. Na verdade, essa segunda opção representa um menor custo do que a troca de um sofá ou de uma cama. Assim, dá para mudar a decoração da casa e gastando um quantidade razoável. As tintas não custam tão caro assim e dá até mesmo para pintar uma única parece, para começar a mudança.

Um pouco de criatividade e uma latada de tinta pode ser a solução para quem cansou da decoração da casa e está querendo mudar o visual. Se for tudo branco, ainda melhor, a mudança será praticamente radical.

Dicas Para Escolher a Cor da Parede

Quando se pensa em pintar uma parede não dá para sair comprando a primeira tinta e pronto, um pouco de planejamento, garante um trabalho melhor.

Para escolher a cor perfeita para o ambiente, o primeiro passo é analisar o que está nele e permanecerá, como os móveis, as paredes que você tem escondidas e visíveis, o comprimento dessas paredes e os espaços. A explicação para se observar todos esses detalhes é que cada cor pode provocar um ambiente diferente.

Então, comece fazendo uma lista dos móveis que estão no ambiente que terá a parede pintada, neste caso, a sala. Anote também tudo o que está pendurado nas paredes e mais cor do revestimento do piso e tipo.

Esse passo só não é necessário quando a mudança será radical, isto é, depois de pintar a parede você trocará todos os móveis.

As Cores e os Efeitos Que Elas Provocam

  • Se a ideia é ganhar espaço, neste caso, criar a sensação de que a sala é maior, a aposta deve ser nas cores claras, palha e amarelo são bons exemplos, mas outras tonalidades claras também servem. A segunda regra dentro desta primeira é que as cores devem deixar o ambiente criando uma atmosfera de conforto. A grande vantagem de se optar por esse tipo de cor de parede na sala é que são tons que não asem de moda e são fáceis de combinar. Para dar mais alegria ao ambiente, procure usar acessórios de decoração coloridos, como tapetes, cortinas e almofadas.
  • Se a ideia é “encurtar” o ambiente, isto é, um espaço muito retangulare e comprido dá a sensação de que ele é mais compacto, o ideal é usar nas paredes menores tinta com tonalidades mais escuras do que as usadas nas parede maiores. É uma forma de encurtar a parede.
  • O contrário, alongar o ambiente, técnica usada para espaços que são quadrados, é bom pintar ambas as paredes com tonalidades escuras, aquelas que são opostas uma da outra, que ficam de frente uma para outra.
  • O teto é fundamental para criar determinado espaço usando as cores, se nele, forem aplicadas tonalidades clara, ficará parecendo mais alto, se forem usadas tons escuros, ele ficará mais baixo, porém, mais aconchegante.
  • Para se destacar um quadro ou qualquer outro objeto que já exista naquela parede e que você gostaria de mantê-lo, o ideal é usar uma cor que dê contraste.

Regras Para Usar Cores de Parede na Sala

As regras são importantes porque nos ajudam a fazer a escolha certa. Veja a seguir, algumas dicas que vão ajudar na hora de escolher cores de parede para sala, assim como aplicar da maneira correta e truques para deixar o ambiente com a sua cara!

  • Depois da lista que falamos lá em cima, outra coisa importante que deve ser pensada antes de comprar a tinta é decidir qual o tipo de ambiente você deseja criar. Elegante, aconchegante, alegre, entre outros. As cores possuem um grande poder e por isso, podem dar várias sensações diferente, aliás, um cor pode causar um tipo de sensação em uma pessoa, que não causa na outra. É muito importante conhecer as pessoas que vivem na casa e um pouco da personalidade de cada uma, para saber que tipo de cor combina mais e que atmosfera é mais apropriada.
  • As cores devem ser usadas de acordo com o efeito que você está pensando. Com encurtar ou alongar, e não esqueça, listras verticais servem para estreitar o ambiente e as horizontais dão a sensação de um espaço mais largo.
  • Um ponto muito importante que poucas pessoas pensam é em relação a iluminação. Ela faz toda a diferença na escolha da cor, pois pode provocar os mais diversos efeitos. Por isso, é muito comum colocar uma cor em um ambiente e ficar ótimo e no outro não funcionar, pois a iluminação interferiu.
Imagem de Amostra do You Tube
  • Não descarte o uso de uma parede colorida, não tenha medo de ousar um pouco, uma casa toda branca é bem sem graça. As cores na parede deixam o ambiente mais alegre e também podem deixá-lo mais elegante. O branco não consegue nenhum outro efeito que não seja o “sem graça”. Para começar, coloque cor em uma única parede e teste.
  • As cores escuras são bacanas sim, mas precisam ser usadas na dose certa, o preto, por exemplo, tenha muito cuidado e principalmente, com as cores que serão mescladas com ele, branca e cinza, são as ideias.
  • Cuidado com os mostruários de cores que estão disponíveis na loja, eles jamais serão fiéis a cor conseguida na parede. O ideal mesmo é experimentar a cor na parede, comprando uma lata de tinta pequena. Até porque, a iluminação do ambiente também influenciará o resultado final.

A sala é um ambiente que acima de tudo tem que passar a ideia de aconchego. É o lugar onde as pessoas se reúnem para conversar, relaxar, receber as visitas, ver televisão. Por isso, as cores mais escuras ou vibrantes devem ser usadas, neste ambiente, com cuidado. Pois, normalmente, elas dão um efeito de agitação, bem o contrário do que se procura neste tipo de ambiente. As cores em tons mais neutros, claros, são as melhores para sala, em linhas gerais. Mas, você pode sempre experimentar e adaptar ao seu gosto.

As pesquisas na internet também ajudam a visualizar ambientes e ideia de como usar cores, pode ser um ponto de partida, ver as fotos e pensar no tema, no estilo e de com você deseja pintar a sua sala.

Imagem de Amostra do You Tube

Posts Relacionados

Aproveite para conferir as nossas dicas de como combinar duas cores na sala e faça as escolhas certas. Para quem deseja inovar, saiba como usar cor na decoração na medida certa, sem exageros. Por fim, veja informações úteis sobre a pintura externa de casas, afinal é necessário usar uma tinta mais resistente ao sol, chuva, etc.

8 comentários

  1. Gostaria de saber qual o nome e cor da pedra usada na decoração da sala 09?
    Aguardo retorno
    Obrigada

  2. como faso para comprar o papel de parede vcs vem colocar

  3. Olá,
    Gostaria de saber qual o nome e a marca da tinta utilizada na parede da sala 04. Estou procurando um tom de “bege” assim.. mas estou com medo de acabar escolhendo um e ficar muito escuro. Achei esse perfeito!

    Fico no aguardo!!

  4. Eu também gostaria de saber qual a tinta da foto número quatro.
    Abraço

  5. Gostaria de saber o nome da cor da 4° foto Obrigada Aguardo.

  6. gostaria de saber a cor da parede da sala 4.
    ATT. Cristiane

  7. Mayra Fabiana Andrade

    gostaria de saber qual a cor da parede da sala n°4
    ATT.Mayra

  8. Boa Noite,

    Gostaria de saber qual a cor e a marca da parede da sala nº 4.

    Att, Sofia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>